A audição musical como estratégia didática nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de Música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Inês Ribeiro Tavares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/91322
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Ciências Musicais)
id RCAP_b5bbee1661bba3f4817cbb3ad896be18
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/91322
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A audição musical como estratégia didática nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de MúsicaListening to music as a didactic strategy in the subjects of History of Culture and Arts and Musical Theory in Specialized Music TeachingAudição musicalCiências musicaisEstratégias didáticasPerceção auditivaMusic listeningMusicologyDidactic strategiesEaring perceptionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Ciências Musicais)O presente relatório versa a intervenção pedagógica realizada no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, no Ramo de Ciências Musicais, implementado na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave e no Centro de Cultura Musical, nos Grupos de Recrutamento M30 (História da Cultura e das Artes) e M28 (Formação Musical) no ano académico 2021–2022. A intervenção pedagógica, de caráter investigação-ação, foi realizada com a participação de três turmas do Ensino Secundário (10.º, 11.º e 12.º ano), de História da Cultura e das Artes, e de três turmas do Ensino Básico (5.º, 6.º e 9.º ano), de Formação Musical, e teve como objeto a audição musical enquanto estratégia didática das disciplinas da área das Ciências Musicais, visando, em particular, otimizar estratégias de aprendizagem ao nível da compreensão, através da audição, de perspetivas históricas, estilísticas, críticas e de perceção auditiva; promover a reflexão e o espírito crítico e competências interpretativas dos alunos no que diz respeito ao fenómeno musical e aos conteúdos das disciplinas de História da Cultura e das Artes – História da Música e Formação Musical; e criar materiais didáticos que desenvolvam as competências de audição ativa, no âmbito dos conteúdos programáticos. Para o efeito, procedeu-se à implementação de uma escuta musical ativa, designadamente, uma audição direcionada para a estrutura musical e a contextualização histórica, acompanhada de guias de audição, e da realização de exercícios de reflexão/análise crítica, durante e após a audição de um exemplo musical, e de exercícios de escrita e desenvolvimento a cerca de uma audição musical. A avaliação da intervenção, com a recurso a inquéritos por questionário aplicados aos alunos, bem como a observação e análise do comportamento, motivação e participação dos mesmos ao longo das aulas lecionadas, permitiu verificar que a audição musical, enquanto estratégia didática, contribui para o desenvolvimento de um conhecimento musical mais significativo e ativo nas disciplinas das Ciências Musicais.This report deals with the pedagogical intervention carried out within the scope of the Professional Internship of the Master’s Degree in Music Teaching, in Musicology variant, at the University of Minho, implemented at Escola Profissional e Artística do Vale do Ave and Centro de Cultura Musical, in the Recruitment Groups M30 (History of Culture and Arts) and M28 (Musical Theory), in academic year 2021–2022. The pedagogical intervention, of an action-research nature, was carried out with the participation of three classes of Secondary Education (10th, 11th and 12th grade), of History of Culture and Artes, and of three classes of Basic Education (5th, 6th, and 9th grade), of Musical Theory, and aimed at musical listening as a didactic strategy for subjects in the area of Musicology, aiming, in particular, optimize learning strategies at the level of comprehension, through listening, of historical, stylistic, critical and auditory perception perspectives; promote reflection and critical thinking and interpretative skills of students with regard to the musical phenomenon and the contents of the disciplines of History of Culture and Arts – History of Music and Musical Training; and create didactic materials that develop active listening skills, within the programmatic contents. For this purpose, active music listening was implemented, namely listening to the musical structure and historical context, accompanied by listening guides, and reflection/critical analysis exercises, during and after the audition of a musical example, and writing and development exercises about a musical audition. The evaluation of the intervention, using questionnaire surveys applied to the students, as well as the observation and analysis of the behavior, motivation and participation of the students throughout the classes taught, allowed us to verify that listening to music, as a didactic strategy, contributes to the development of a more significant and active musical knowledge in disciplines of Musicology.Martingo, Ângelo Miguel Quaresma GomesUniversidade do MinhoFerreira, Maria Inês Ribeiro Tavares2023-10-042023-10-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/91322por203586433info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:54:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/91322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:54:36Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A audição musical como estratégia didática nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de Música
Listening to music as a didactic strategy in the subjects of History of Culture and Arts and Musical Theory in Specialized Music Teaching
title A audição musical como estratégia didática nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de Música
spellingShingle A audição musical como estratégia didática nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de Música
Ferreira, Maria Inês Ribeiro Tavares
Audição musical
Ciências musicais
Estratégias didáticas
Perceção auditiva
Music listening
Musicology
Didactic strategies
Earing perception
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A audição musical como estratégia didática nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de Música
title_full A audição musical como estratégia didática nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de Música
title_fullStr A audição musical como estratégia didática nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de Música
title_full_unstemmed A audição musical como estratégia didática nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de Música
title_sort A audição musical como estratégia didática nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de Música
author Ferreira, Maria Inês Ribeiro Tavares
author_facet Ferreira, Maria Inês Ribeiro Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Inês Ribeiro Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Audição musical
Ciências musicais
Estratégias didáticas
Perceção auditiva
Music listening
Musicology
Didactic strategies
Earing perception
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Audição musical
Ciências musicais
Estratégias didáticas
Perceção auditiva
Music listening
Musicology
Didactic strategies
Earing perception
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Ciências Musicais)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-04
2023-10-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/91322
url https://hdl.handle.net/1822/91322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203586433
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545134277918720