Audição musical orientada: aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical mais significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37873 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_84099c5d5b203444ed55bafc187017ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37873 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Audição musical orientada: aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical mais significativaAudição musical significativaEstratégias de audição musicalEnsino da músicaProjeto de intervençãoMeaningful music listeningMusic listening strategiesMusic teachingIntervention project78:372.878372.878:78Humanidades::Outras HumanidadesRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaA audição é considerada pela literatura, de forma unânime, como uma condição omnipresente e fundamental para qualquer prática musical. No entanto, a audição musical é, geralmente, relegada para um segundo plano no que diz respeito ao ensino especializado de música, sendo praticamente inexistentes as atividades de aperfeiçoamento das competências relativas à audição musical. Esta problemática ganha relevo quando se reflete sobre a dissonância cultural verificada entre a música lecionada na escola e a música ouvida pelos alunos. Existe uma falta de familiarização dos alunos com os estilos e géneros musicais abordados na escola de música e um desconhecimento quase total do reportório geral e do instrumento. Desta forma, o presente estágio profissional procurou dar respostas a esta problemática, com uma dupla finalidade: por um lado, incluir de forma mais frequente atividades de audição musical que proporcionem um contacto e envolvimento mais próximos entre a música e os alunos; aproveitando estas atividades, pretendeu-se incluir estratégias pedagógicas que estimulem uma audição mais ativa e criativa por parte dos alunos, ajudando-os a construírem significado para a música que escutam e, desta forma, tornando a compreensão da “linguagem musical” mais profunda e significativa. As atividades de audição musical foram realizadas em dois contextos diferentes: uma turma de classe de conjunto e dois alunos da disciplina de piano, na Escola de Música da Póvoa de Varzim. A aplicação de estratégias, baseadas nos mais recentes estudos desenvolvidos pela literatura dedicada à temática, procurou entender a pertinência e validade pedagógica da inserção, de forma mais efetiva, de atividades desta natureza no ensino especializado de música. Foi realizada uma entrevista inicial e foram analisados todos os dados registados no diário de bordo e obtidos através das fichas de audição musical realizadas pelos alunos. A recolha e análise destes dados permitiram elaborar o presente relatório de estágio com o intuito de apresentar as considerações finais a retirar da intervenção pedagógica.Listening is unanimously considered by the literature as a ubiquitous and fundamental condition to any musical practice. However, music listening is generally relegated to a backstage within the specialized education of music, being practically nonexistent the activities dedicated to the improvement of music listening skills. This issue becomes more relevant when we reflect upon the cultural dissonance between school music and the music that students usually listen. There is a lack of familiarization of students with the musical styles and genres studied at school and an almost total ignorance about general repertoire, and that specific of the instrument. Thus, the present internship report tried to provide answers to this issue with a dual purpose: on the one hand, including music listening activities in a more frequent way, providing engagement and a closer contact between music and students; on the other hand, taking advantage of this activities, there was an intention to include pedagogical strategies that could stimulate a more active and creative listening from the students, helping them to apply meaning to the listened music, thus promoting a deeper and meaningful understanding of the “musical language”. Music listening activities were realized in two diferent contexts: a group class and two piano students at the Escola de Música da Póvoa de Varzim. The application of strategies, based on the most recent studies found in literature dedicated to this thematic, had the intention of understanding the relevance and pedagogical significance of the integration in a more frequente and effective way of this kind of activities in the music education instruction. The data collection instruments consisted of an initial interview, the analysis of the logbook data recorded and the results of the written work made by the students at the music listening activities. The collection and analysis of this data allowed the elaboration of this internship report, in which the final considerations and conclusions of the implementation of the pedagogical intervention are stated.Pipa, LuísUniversidade do MinhoAraújo, João Pontes de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37873por201513765info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:40.994328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Audição musical orientada: aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical mais significativa |
title |
Audição musical orientada: aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical mais significativa |
spellingShingle |
Audição musical orientada: aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical mais significativa Araújo, João Pontes de Audição musical significativa Estratégias de audição musical Ensino da música Projeto de intervenção Meaningful music listening Music listening strategies Music teaching Intervention project 78:372.878 372.878:78 Humanidades::Outras Humanidades |
title_short |
Audição musical orientada: aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical mais significativa |
title_full |
Audição musical orientada: aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical mais significativa |
title_fullStr |
Audição musical orientada: aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical mais significativa |
title_full_unstemmed |
Audição musical orientada: aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical mais significativa |
title_sort |
Audição musical orientada: aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical mais significativa |
author |
Araújo, João Pontes de |
author_facet |
Araújo, João Pontes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pipa, Luís Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, João Pontes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audição musical significativa Estratégias de audição musical Ensino da música Projeto de intervenção Meaningful music listening Music listening strategies Music teaching Intervention project 78:372.878 372.878:78 Humanidades::Outras Humanidades |
topic |
Audição musical significativa Estratégias de audição musical Ensino da música Projeto de intervenção Meaningful music listening Music listening strategies Music teaching Intervention project 78:372.878 372.878:78 Humanidades::Outras Humanidades |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/37873 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/37873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201513765 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132870058442752 |