Mortalidade de anfíbios por atropelamento: Análise de pontos negros e localização de passagens inferiores utilizando o índice de Gorelick

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Nuno
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18412
Resumo: As populações de anfíbios encontram-se seriamente ameaçadas pela mortalidade provocada pelo atropelamento rodoviário pelo que é pertinente a colocação de medidas mitigadoras em locais de elevada mortalidade. Os pontos negros de anfíbios foram identificados com recurso ao método de Maio e a composição específica destes analisadas com testes G e análises de aglomeramentos. Foram formados dois grupos de espécies cujos pontos negros foram detectados separadamente e comparados entre si com testes de independência que revelaram que estes são independentes entre si mas associados aos pontos negros baseados em todas as espécies, o que sugere que poderá haver diferentes tipos de pontos negros segregados espacialmente que deverão ser tidos em conta aquando do delineamento da localização de passagens inferiores. Propomos igualmente que o índice de diversidade de Shannon modificado por Gorelick seja utilizado na avaliação das melhores selecções de locais na estrada a modificar, pois este combina abundâncias e riquezas específicas entre locais num único índice. ABSTRACT; The amphibian populations are seriously threatened by roadkills and so it is evident the need to deploy mitigation measures in places of high roadkill rate. Amphibian hotspots were identified using Malo’s method and its specific composition was analysed with G-tests and cluster analysis. Two clusters were formed and its hotspots detected independently and compared between them with tests of independence which revealed that these clusters' hotspots are independent between them and associated to the hotspots based in all species, suggesting the existence of different types of blackspots segregated spatially which should be taken in account while delineating the best locations of underpasses. We propose also the use of Gorelik’s modified Shannon index for the evaluation of the best selection of sites for road upgrading as it combines species richness and abundances among patches in a single index.
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