As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Teresa
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Fonte, Carla, Lima, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8031
Resumo: A investigação no domínio da adolescência só recentemente focou a sua atenção para o estudo científico da vida diária de adolescentes, com recurso a medidas em tempo real, que possibilitam a análise da experiência subjectiva, concretamente da experiência óptima. Este artigo ilustra este tipo de estudos e foi realizado com 50 adolescentes estudantes do ensino secundário, com o objectivo de conhecer como se organiza a sua vida diária em relação às actividades realizadas, lugares frequentados e pessoas com que lidam ao longo de uma semana, e a respectiva qualidade da experiência subjectiva. Os dados foram recolhidos recorrendo ao Experience Sampling Method (ESM). Analisam-se e discutem-se estes conceitos à luz da Psicologia Positiva e os seus contributos para o desenvolvimento positivo de adolescentes.
id RCAP_b5c172cbd3f3dc2132a078d57d907031
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/8031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivoExperiências óptimasAdolescentesPsicologia positivaExperience Sampling Method (ESM)Qualidade da experiênciaA investigação no domínio da adolescência só recentemente focou a sua atenção para o estudo científico da vida diária de adolescentes, com recurso a medidas em tempo real, que possibilitam a análise da experiência subjectiva, concretamente da experiência óptima. Este artigo ilustra este tipo de estudos e foi realizado com 50 adolescentes estudantes do ensino secundário, com o objectivo de conhecer como se organiza a sua vida diária em relação às actividades realizadas, lugares frequentados e pessoas com que lidam ao longo de uma semana, e a respectiva qualidade da experiência subjectiva. Os dados foram recolhidos recorrendo ao Experience Sampling Method (ESM). Analisam-se e discutem-se estes conceitos à luz da Psicologia Positiva e os seus contributos para o desenvolvimento positivo de adolescentes.Instituto Superior Politécnico de GayaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFreire, TeresaFonte, CarlaLima, Isabel2019-09-23T13:48:08Z2007-01-01T00:00:00Z2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8031porFreire, T.; Fonte, C. & Lima, I. (2007). As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XI (2), 223-242.0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:23Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:54.559887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo
title As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo
spellingShingle As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo
Freire, Teresa
Experiências óptimas
Adolescentes
Psicologia positiva
Experience Sampling Method (ESM)
Qualidade da experiência
title_short As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo
title_full As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo
title_fullStr As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo
title_full_unstemmed As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo
title_sort As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo
author Freire, Teresa
author_facet Freire, Teresa
Fonte, Carla
Lima, Isabel
author_role author
author2 Fonte, Carla
Lima, Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Teresa
Fonte, Carla
Lima, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências óptimas
Adolescentes
Psicologia positiva
Experience Sampling Method (ESM)
Qualidade da experiência
topic Experiências óptimas
Adolescentes
Psicologia positiva
Experience Sampling Method (ESM)
Qualidade da experiência
description A investigação no domínio da adolescência só recentemente focou a sua atenção para o estudo científico da vida diária de adolescentes, com recurso a medidas em tempo real, que possibilitam a análise da experiência subjectiva, concretamente da experiência óptima. Este artigo ilustra este tipo de estudos e foi realizado com 50 adolescentes estudantes do ensino secundário, com o objectivo de conhecer como se organiza a sua vida diária em relação às actividades realizadas, lugares frequentados e pessoas com que lidam ao longo de uma semana, e a respectiva qualidade da experiência subjectiva. Os dados foram recolhidos recorrendo ao Experience Sampling Method (ESM). Analisam-se e discutem-se estes conceitos à luz da Psicologia Positiva e os seus contributos para o desenvolvimento positivo de adolescentes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007-01-01T00:00:00Z
2019-09-23T13:48:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/8031
url http://hdl.handle.net/10284/8031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Freire, T.; Fonte, C. & Lima, I. (2007). As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XI (2), 223-242.
0874-2391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico de Gaya
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico de Gaya
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130314766811136