As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/8031 |
Resumo: | A investigação no domínio da adolescência só recentemente focou a sua atenção para o estudo científico da vida diária de adolescentes, com recurso a medidas em tempo real, que possibilitam a análise da experiência subjectiva, concretamente da experiência óptima. Este artigo ilustra este tipo de estudos e foi realizado com 50 adolescentes estudantes do ensino secundário, com o objectivo de conhecer como se organiza a sua vida diária em relação às actividades realizadas, lugares frequentados e pessoas com que lidam ao longo de uma semana, e a respectiva qualidade da experiência subjectiva. Os dados foram recolhidos recorrendo ao Experience Sampling Method (ESM). Analisam-se e discutem-se estes conceitos à luz da Psicologia Positiva e os seus contributos para o desenvolvimento positivo de adolescentes. |
id |
RCAP_b5c172cbd3f3dc2132a078d57d907031 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/8031 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivoExperiências óptimasAdolescentesPsicologia positivaExperience Sampling Method (ESM)Qualidade da experiênciaA investigação no domínio da adolescência só recentemente focou a sua atenção para o estudo científico da vida diária de adolescentes, com recurso a medidas em tempo real, que possibilitam a análise da experiência subjectiva, concretamente da experiência óptima. Este artigo ilustra este tipo de estudos e foi realizado com 50 adolescentes estudantes do ensino secundário, com o objectivo de conhecer como se organiza a sua vida diária em relação às actividades realizadas, lugares frequentados e pessoas com que lidam ao longo de uma semana, e a respectiva qualidade da experiência subjectiva. Os dados foram recolhidos recorrendo ao Experience Sampling Method (ESM). Analisam-se e discutem-se estes conceitos à luz da Psicologia Positiva e os seus contributos para o desenvolvimento positivo de adolescentes.Instituto Superior Politécnico de GayaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFreire, TeresaFonte, CarlaLima, Isabel2019-09-23T13:48:08Z2007-01-01T00:00:00Z2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8031porFreire, T.; Fonte, C. & Lima, I. (2007). As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XI (2), 223-242.0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:23Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:54.559887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo |
title |
As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo |
spellingShingle |
As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo Freire, Teresa Experiências óptimas Adolescentes Psicologia positiva Experience Sampling Method (ESM) Qualidade da experiência |
title_short |
As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo |
title_full |
As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo |
title_fullStr |
As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo |
title_full_unstemmed |
As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo |
title_sort |
As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo |
author |
Freire, Teresa |
author_facet |
Freire, Teresa Fonte, Carla Lima, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Fonte, Carla Lima, Isabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Teresa Fonte, Carla Lima, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiências óptimas Adolescentes Psicologia positiva Experience Sampling Method (ESM) Qualidade da experiência |
topic |
Experiências óptimas Adolescentes Psicologia positiva Experience Sampling Method (ESM) Qualidade da experiência |
description |
A investigação no domínio da adolescência só recentemente focou a sua atenção para o estudo científico da vida diária de adolescentes, com recurso a medidas em tempo real, que possibilitam a análise da experiência subjectiva, concretamente da experiência óptima. Este artigo ilustra este tipo de estudos e foi realizado com 50 adolescentes estudantes do ensino secundário, com o objectivo de conhecer como se organiza a sua vida diária em relação às actividades realizadas, lugares frequentados e pessoas com que lidam ao longo de uma semana, e a respectiva qualidade da experiência subjectiva. Os dados foram recolhidos recorrendo ao Experience Sampling Method (ESM). Analisam-se e discutem-se estes conceitos à luz da Psicologia Positiva e os seus contributos para o desenvolvimento positivo de adolescentes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007-01-01T00:00:00Z 2019-09-23T13:48:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/8031 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/8031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Freire, T.; Fonte, C. & Lima, I. (2007). As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XI (2), 223-242. 0874-2391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico de Gaya |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico de Gaya |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130314766811136 |