A Publicidade de combate à violência doméstica: eficácia e influência na mudança de atitudes e comportamentos em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/79222 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação (Área de especialização em Investigação) |
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A Publicidade de combate à violência doméstica: eficácia e influência na mudança de atitudes e comportamentos em PortugalAdvertising against Domestic Violence: effectiveness and influence in changing attitudes and behaviors in PortugalAPAVCausas SociaisMudança SocialPublicidadeViolência DomésticaAdvertisingDomestic ViolenceSocial CausesSocial ChangeCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação (Área de especialização em Investigação)O século XXI marca o início de uma nova era, onde os problemas sociais que assolam as sociedades ganham visibilidade e surge uma sucessiva vontade dos cidadãos em encontrar instrumentos para os combater. A publicidade encontra, nesta nova fase, uma forma de reconfigurar o seu papel e, progressivamente, tem assumindo um caráter social, contribuindo, assim, para uma mudança de atitudes e comportamentos da sociedade civil. Partindo destes pressupostos, propomos refletir sobre os objetivos da publicidade quanto à sua função social, nomeadamente, enquanto contributo para a mudança de atitudes e comportamentos da sociedade civil, promovendo a mudança social - uma problemática visível em estudos académicos. Esta premissa dá o mote da presente proposta de investigação. Em concreto, procuramos compreender em que medida este princípio se verifica na prática, através de um estudo empírico. Dada a diversidade e complexidade dos problemas sociais, selecionamos uma causa social e a um promotor, tendo-se optado pela violência doméstica e pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, respetivamente. Assim, esta pesquisa tem como objetivo entender a eficácia e influência de três campanhas de combate à violência doméstica promovidas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), na mudança de atitudes e comportamentos da sociedade portuguesa. Foi adotada uma metodologia mista, tendo as técnicas de recolha de dados sido divididas em duas fases: (i) uma entrevista à APAV por forma a reunir um conjunto de dados que permitissem desenhar a segunda fase; e (ii) um questionário com o objetivo de compreender a eficácia e influência das campanhas de combate à violência doméstica na sua mudança de atitudes e comportamentos. Os resultados demostram que a eficácia e influência das campanhas de violência doméstica da APAV na mudança social da sociedade portuguesa revelam fragilidades, marcadas por um processo não linear e maioritariamente ineficaz. Contudo, observações positivas surgem da investigação e justificam a importância das campanhas de combate à violência na doméstica no reforço das atitudes e comportamentos da sociedade portuguesa. Novas reflexões em torno do papel social da publicidade sob a sociedade portuguesa, no contexto da violência doméstica, surgem com a presente pesquisa.The 21st century marks the beginning of a new era, in which social problems plague societies gain visibility and there emerges a successive will of citizens to find instruments to combat them. Advertising finds, in this new era, a way to reconfigure its role and, progressively, has been assuming a social character, thus contributing to a change in attitudes and behaviors of civil society. Based on these assumptions, we propose to reflect on the objectives of advertising regarding its social function, namely, as a contribution to changing attitudes and behaviors in civil society, promoting social change - a visible problem in academic studies. This premise gives the motto for this research proposal. Specifically, we seek to understand to what extent this principle is verified in practice, through an empirical study. Given the diversity and complexity of social problems, we used a social cause and a promoter, having determined domestic violence and the Portuguese Association for Victim Support, respectively. Thus, this research aims to understand the effectiveness and influence of three campaigns against domestic violence promoted by the Portuguese Association for Victim Support (APAV), in changing attitudes and behaviors in Portuguese society. A mixed methodology was adopted and the data collection techniques were divided into two phases: (i) an interview with APAV in order to gather a set of data that would allow designing the second phase; and (ii) a questionnaire with the purpose of understanding the effectiveness and influence of campaigns against domestic violence in changing their attitudes and behaviors. The results show that the effectiveness and influence of APAV's domestic violence campaigns in the social change of Portuguese society reveal weaknesses, marked by a non-linear and mostly ineffective process. However, positive observations emerge from the research and determine the importance of the campaigns against domestic violence in strengthening the attitudes and behaviors of the Portuguese society. New reflections around the social role of advertising under Portuguese society, in the context of domestic violence, arise with the present research.Balonas, SaraUniversidade do MinhoPinheiro, João Pedro Mota2022-07-042022-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79222por203048725info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:56.333376Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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