Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azenha, Priscila Andreia Pinto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8507
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como requisito parcial para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_b5d3545974c1cee52bd42e3f53495ee8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8507
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em PortugalMarketingComércio electrónicoTurismo onlineAgências de turismoAgências de turismoConsumidores onlineIntenção de compraPortugaleCommerceOnline tourismTourism agenciesOnline consumerPurchase intentionDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como requisito parcial para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Ao longo dos anos, o consumidor tem marcado a forma das empresas atuarem e divulgarem os seus produtos. Conquistar o consumidor, que cada vez é mais exigente, tornou-se uma das principais estratégias para as empresas e, para isso, a criação de sítios próprios que as representem na internet (websites, página em redes sociais) tornou-se um fator obrigatório para qualquer setor de negócio. Para a presente dissertação foi escolhido o mercado do comércio eletrónico, mais concretamente o setor do turismo, para procurar conhecer quais são os fatores que influenciam a intenção de compra de turismo online em Portugal. Como turismo online considera-se a reserva pela internet, em websites de empresas de transporte, hotéis, agências de viagens ou websites agregadores de transporte e/ou alojamento turístico. Para conhecer a opinião dos inquiridos sobre a intenção de compra de turismo online em Portugal, foi disponibilizado um inquérito por questionário online, tendo-se obtido uma amostra por conveniência de 205 inquiridos. Os resultados dos inquéritos permitiram confirmar todas as hipóteses da investigação. Desta forma, a oferta, a conveniência, as reviews online em páginas especializadas, o cancelamento de reserva, a experiência em compras online, a facilidade de uso dos websites, o preço, as redes sociais, o word-of-mouth e o electronic-word-of-mouth, a confiança e a publicidade são fatores que influenciam o consumidor na intenção de compra de turismo online em Portugal.ABSTRACT: Over the years, the consumer has marked the way companies act and promote their products. Conquering increasingly demanding consumers has become one of the key strategies for businesses, and creating websites that represent them on the Internet (websites, social networking sites) has become a mandatory factor for any business sector. For the present dissertation the e-commerce market, more specifically the tourism sector, was chosen to seek to know the factors that influence the intention to buy tourism online in Portugal. As online tourism is considered the reservation by internet, in websites of transport companies, hotels, travel agencies or websites aggregators of transport and / or tourist accommodation. In order to know the opinion of the respondents about the intention to purchase online tourism in Portugal, an online questionnaire survey was made available, and a sample was obtained for convenience of 205 respondents. The results of the investigations confirmed all the hypothesis of the investigation. In this way, the offer, the convenience, the online reviews on specialized pages, the booking cancellation, the online shopping experience, the ease of use of websites, the price, the social networks, the word-of-mouth and electronic-word-of-mouth, the trust and the publicity are factors that influence the consumer´s intention of buying online tourism in Portugal.Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doRCIPLAzenha, Priscila Andreia Pinto2018-05-15T13:33:47Z2017-11-212017-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8507TID:201835908porAZENHA, Priscila Andreia Pinto – Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em Portugal. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:15.639266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em Portugal
title Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em Portugal
spellingShingle Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em Portugal
Azenha, Priscila Andreia Pinto
Marketing
Comércio electrónico
Turismo online
Agências de turismo
Agências de turismo
Consumidores online
Intenção de compra
Portugal
eCommerce
Online tourism
Tourism agencies
Online consumer
Purchase intention
title_short Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em Portugal
title_full Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em Portugal
title_fullStr Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em Portugal
title_full_unstemmed Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em Portugal
title_sort Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em Portugal
author Azenha, Priscila Andreia Pinto
author_facet Azenha, Priscila Andreia Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira do
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Azenha, Priscila Andreia Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Comércio electrónico
Turismo online
Agências de turismo
Agências de turismo
Consumidores online
Intenção de compra
Portugal
eCommerce
Online tourism
Tourism agencies
Online consumer
Purchase intention
topic Marketing
Comércio electrónico
Turismo online
Agências de turismo
Agências de turismo
Consumidores online
Intenção de compra
Portugal
eCommerce
Online tourism
Tourism agencies
Online consumer
Purchase intention
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como requisito parcial para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-21
2017-11-21T00:00:00Z
2018-05-15T13:33:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8507
TID:201835908
url http://hdl.handle.net/10400.21/8507
identifier_str_mv TID:201835908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AZENHA, Priscila Andreia Pinto – Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em Portugal. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133434230079488