Intervenção precoce - estudo comparativo entre Portugal e Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Marta Isabel Quelhas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7140
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
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spelling Intervenção precoce - estudo comparativo entre Portugal e EspanhaIntervenção precocePortugalEspanhaANIPGATEarly interventionPortugalSpainANIPGATDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.A realidade da Intervenção Precoce na Europa assume contornos bastantes distintos nos vários países. Mais concretamente as assimetrias de região para região quer em Portugal quer em Espanha, ao nível das práticas de Intervenção Precoce (IP), foram-se tornando mais evidentes levando a uma necessidade de criar um quadro de referência comum. É nesse sentido que, quer em Portugal quer em Espanha, foram publicados, através da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) e da Federación Española de Asociaciones de Profesionales de la Atención Temprana (GAT), dois livros com o mesmo objetivo: elaborar um guia para profissionais de IP que permita orientar e disseminar as práticas de IP nos dois países. O presente estudo pretende contribuir para esclarecer a realidade da Intervenção Precoce em Portugal e Espanha. Mais concretamente o objetivo é caracterizar, numa perspetiva comparativa, a IP nos dois países na busca de pontos de interseção, reveladores de uma possível semelhança entre duas sociedades tão interligadas geográfica, afetiva e culturalmente. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo em que o método de estudo escolhido foi o estudo de caso. Este assenta numa metodologia essencialmente descritiva e analítica em que também é usada uma descrição histórica pois são analisados acontecimentos e instituições relacionados com a IP que influenciaram as sociedades. Os instrumentos e técnicas de recolha de dados (entrevistas e a pesquisa documental) e as técnicas de análise de dados (análise de conteúdo das entrevistas, análise de documentos internos e a análise de conteúdo dos manuais relativos à IP publicados em Portugal e Espanha) permitiram apurar similitudes, nuances específicas, mas também diferenças no que respeita a área da Intervenção Precoce destes dois países. Mais concretamente pudemos concluir que ambos os manuais foram elaborados por especialistas com o objetivo de criar um manual de referência comum para os profissionais da área de IP em cada um dos países. Organizados de forma muito coerente e fazendo uso de linguagem acessível estes dois manuais, já reeditados, definem a IP como sendo um serviço prestado as crianças, dos 0 aos 6 anos, que apresentem problemas no seu desenvolvimento e suas famílias. Pudemos também perceber que a constituição das equipas de IP/AT são muitos semelhantes já que são constituídas por profissionais dos três ministérios responsáveis, e que estas têm modos de atuação muito semelhantes. Este trabalho de investigação também nos permitiu perceber que existem várias dissemelhanças entre estes nomeadamente o manual espanhol foi o primeiro a ser publicado e que se encontra disponível on-line ao contrário do manual português que foi publicado posteriormente e só pode ser adquirido através da ANIP. Também pudemos observar que o manual português se distingue do manual espanhol pela sua excelente fundamentação teórica acerca dos estudos na área da neurobiologia do desenvolvimento e da psicologia bem como da perspetiva histórica da Intervenção Precoce.The reality of Early Intervention in Europe takes on very different outlines in different countries. More concretely, the asymmetries from region to region, both in Portugal and in Spain, in terms of Early Intervention practices, have become more evident, leading to a need to create a common frame of reference. It is in this sense that, both in Portugal and in Spain, two books with the same objective were published, through the National Association for Early Intervention (ANIP) and the Federación Española de Asociaciones de Profesionales de la Atención Temprana (GAT): guide for IP professionals to guide and disseminate IP practices in both countries. This study aims to contribute to clarifying the reality of Early Intervention in Portugal and Spain. More specifically, the objective is to characterize, in a comparative perspective, the Early Intervention in the two countries in the search of intersection points, revealing a possible similarity between two societies so geographically, emotionally and culturally interconnected. This is a qualitative investigation in which the chosen study method was the case study. This is based on an essentially descriptive and analytical methodology in which a historical description is also used, as events and institutions related to Early Intervention that have influenced societies are analyzed. The instruments and techniques of data collection (interviews and documentary research) and data analysis techniques (content analysis of the interviews, analysis of internal documents and content analysis of the manuals related to Early Intervencion published in Portugal and Spain) allowed to discover not only similarities and specific nuances, but also differences in the area of Early Intervention in these two countries. More specifically, we were able to conclude that both manuals were prepared by specialists in order to create a common reference manual for professionals in the field of IP in each of the countries. Organized in a very coherent way and making use of accessible language, these two manuals, already reedited, define Early Intervention as a service provided to children, from 0 to 6 years old, who have problems in their development and their families. We were also able to understand that the constitution of the Early Intervention teams is very similar since they are made up of professionals from the three responsible ministries, and that these have very similar ways of action. This research work also allowed us to realize that there are several differences between them, namely the Spanish manual was the first to be published and that is available online on the contrary of the Portuguese manual that was published later and can only be purchased through ANIP. We can also observe that the Portuguese manual is distinguished from the Spanish manual for its excellent theoretical foundation about studies in the field of the neurobiology development and psychology as well as the historical perspective of Early Intervention.Pereira, Cristina Maria GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMiguel, Marta Isabel Quelhas2020-06-08T08:28:32Z2020-02-282020-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7140TID:202484939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:26Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:43.264544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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