Detecção e intervenção precoce na educação infantil de Presidente Prudente: DIPEIPP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerrero, Katiane Mayara [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: van den Broek, Vanessa Niens [UNESP], Alves, Aline Sayuri Tacaki [UNESP], Defende, Ana Paula Guirro [UNESP], Gonzaga, Caroline Nunes [UNESP], Messias, Yasmin Coladello [UNESP], André, Larissa Borba [UNESP], Oliveira, Mileide Cristina Stoco de [UNESP], Pereira, Andressa Sampaio [UNESP], Frasson, Isabela Bortolim [UNESP], Olah, Sabrina Lopes [UNESP], Andrino, Amanda dos Santos [UNESP], Grillo, Danielle, Boffi, Tânia Cristina [UNESP], Carvalho, Augusto Cesinando de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1431
http://hdl.handle.net/11449/142319
Resumo: Introduction: Delays in psychomotor development are often associated with loss of biological, psychological and social order, therefore, early detection of problems in development has been shown to be important so that there is or to prevent problems in the long run. Objective: To evaluate the motor profile of children enrolled in early childhood education directed by the municipal education of Presidente Prudente - SP. Methodology: This is a quantitative and qualitative research, a case study with descriptive. Sample comprised 29 children of both sexes, with 12 girls and 17 boys, aged 4.5 years. As a research tool, we use the Motor Development Scale - EDM. Results: Of the 29 children evaluated, one was rated on their performance motor for scale much higher, on average 5 normal 5 Normal low, 4 in lower and 13 in much lower. Conclusion: Most of the children showed gaps in their motor development after evaluation with the EDM. From the evaluation, it was possible to identify those changes in motor development, identified early, forwarding them so for specialized services.
id UNSP_d6d638c50c4ac5d2f818aa239e7da741
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142319
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Detecção e intervenção precoce na educação infantil de Presidente Prudente: DIPEIPPEDMEarly interventionEDMIntervenção precoceIntroduction: Delays in psychomotor development are often associated with loss of biological, psychological and social order, therefore, early detection of problems in development has been shown to be important so that there is or to prevent problems in the long run. Objective: To evaluate the motor profile of children enrolled in early childhood education directed by the municipal education of Presidente Prudente - SP. Methodology: This is a quantitative and qualitative research, a case study with descriptive. Sample comprised 29 children of both sexes, with 12 girls and 17 boys, aged 4.5 years. As a research tool, we use the Motor Development Scale - EDM. Results: Of the 29 children evaluated, one was rated on their performance motor for scale much higher, on average 5 normal 5 Normal low, 4 in lower and 13 in much lower. Conclusion: Most of the children showed gaps in their motor development after evaluation with the EDM. From the evaluation, it was possible to identify those changes in motor development, identified early, forwarding them so for specialized services.Introdução: Atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor estão frequentemente associados a prejuízos de ordem biológica, psicológica e social, por esse motivo, a detecção precoce de problemas no desenvolvimento tem se mostrado importante para que não haja ou que previnam problemas em longo prazo. Objetivo: Avaliar o perfil motor das crianças matriculadas na educação infantil encaminhadas pela secretaria municipal da educação de Presidente Prudente – SP. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso com natureza descritiva. Amostragem foi composta por 29 crianças de ambos os sexos, sendo 12 meninas e 17 meninos, com idade entre 4,5 anos. Como instrumento de pesquisa, utilizamos A Escala De Desenvolvimento Motor – EDM. Resultados: das 29 crianças avaliadas, 1 foi classificada em seu desempenho motor pela escala em muito superior, 5 em normal médio, 5 em normal baixo, 4 em inferior e 13 em muito inferior. Conclusão: A maior parte das crianças avaliadas apresentou lacunas em seu desenvolvimento motor após avaliação com a EDM. A partir da avaliação, foi possível à identificação dessas alterações no desenvolvimento motor, sendo identificadas precocemente, encaminhando-as assim, para serviços especializados.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Fisioterapia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)Guerrero, Katiane Mayara [UNESP]van den Broek, Vanessa Niens [UNESP]Alves, Aline Sayuri Tacaki [UNESP]Defende, Ana Paula Guirro [UNESP]Gonzaga, Caroline Nunes [UNESP]Messias, Yasmin Coladello [UNESP]André, Larissa Borba [UNESP]Oliveira, Mileide Cristina Stoco de [UNESP]Pereira, Andressa Sampaio [UNESP]Frasson, Isabela Bortolim [UNESP]Olah, Sabrina Lopes [UNESP]Andrino, Amanda dos Santos [UNESP]Grillo, DanielleBoffi, Tânia Cristina [UNESP]Carvalho, Augusto Cesinando de [UNESP]2016-08-04T13:35:04Z2016-08-04T13:35:04Z2015-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-4application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/14318º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142319ISSN2176-9761-2015-01-04-guerrero.pdf5919252907988514PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T18:45:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142319Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:49:17.647020Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Detecção e intervenção precoce na educação infantil de Presidente Prudente: DIPEIPP
title Detecção e intervenção precoce na educação infantil de Presidente Prudente: DIPEIPP
spellingShingle Detecção e intervenção precoce na educação infantil de Presidente Prudente: DIPEIPP
Guerrero, Katiane Mayara [UNESP]
EDM
Early intervention
EDM
Intervenção precoce
title_short Detecção e intervenção precoce na educação infantil de Presidente Prudente: DIPEIPP
title_full Detecção e intervenção precoce na educação infantil de Presidente Prudente: DIPEIPP
title_fullStr Detecção e intervenção precoce na educação infantil de Presidente Prudente: DIPEIPP
title_full_unstemmed Detecção e intervenção precoce na educação infantil de Presidente Prudente: DIPEIPP
title_sort Detecção e intervenção precoce na educação infantil de Presidente Prudente: DIPEIPP
author Guerrero, Katiane Mayara [UNESP]
author_facet Guerrero, Katiane Mayara [UNESP]
van den Broek, Vanessa Niens [UNESP]
Alves, Aline Sayuri Tacaki [UNESP]
Defende, Ana Paula Guirro [UNESP]
Gonzaga, Caroline Nunes [UNESP]
Messias, Yasmin Coladello [UNESP]
André, Larissa Borba [UNESP]
Oliveira, Mileide Cristina Stoco de [UNESP]
Pereira, Andressa Sampaio [UNESP]
Frasson, Isabela Bortolim [UNESP]
Olah, Sabrina Lopes [UNESP]
Andrino, Amanda dos Santos [UNESP]
Grillo, Danielle
Boffi, Tânia Cristina [UNESP]
Carvalho, Augusto Cesinando de [UNESP]
author_role author
author2 van den Broek, Vanessa Niens [UNESP]
Alves, Aline Sayuri Tacaki [UNESP]
Defende, Ana Paula Guirro [UNESP]
Gonzaga, Caroline Nunes [UNESP]
Messias, Yasmin Coladello [UNESP]
André, Larissa Borba [UNESP]
Oliveira, Mileide Cristina Stoco de [UNESP]
Pereira, Andressa Sampaio [UNESP]
Frasson, Isabela Bortolim [UNESP]
Olah, Sabrina Lopes [UNESP]
Andrino, Amanda dos Santos [UNESP]
Grillo, Danielle
Boffi, Tânia Cristina [UNESP]
Carvalho, Augusto Cesinando de [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerrero, Katiane Mayara [UNESP]
van den Broek, Vanessa Niens [UNESP]
Alves, Aline Sayuri Tacaki [UNESP]
Defende, Ana Paula Guirro [UNESP]
Gonzaga, Caroline Nunes [UNESP]
Messias, Yasmin Coladello [UNESP]
André, Larissa Borba [UNESP]
Oliveira, Mileide Cristina Stoco de [UNESP]
Pereira, Andressa Sampaio [UNESP]
Frasson, Isabela Bortolim [UNESP]
Olah, Sabrina Lopes [UNESP]
Andrino, Amanda dos Santos [UNESP]
Grillo, Danielle
Boffi, Tânia Cristina [UNESP]
Carvalho, Augusto Cesinando de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv EDM
Early intervention
EDM
Intervenção precoce
topic EDM
Early intervention
EDM
Intervenção precoce
description Introduction: Delays in psychomotor development are often associated with loss of biological, psychological and social order, therefore, early detection of problems in development has been shown to be important so that there is or to prevent problems in the long run. Objective: To evaluate the motor profile of children enrolled in early childhood education directed by the municipal education of Presidente Prudente - SP. Methodology: This is a quantitative and qualitative research, a case study with descriptive. Sample comprised 29 children of both sexes, with 12 girls and 17 boys, aged 4.5 years. As a research tool, we use the Motor Development Scale - EDM. Results: Of the 29 children evaluated, one was rated on their performance motor for scale much higher, on average 5 normal 5 Normal low, 4 in lower and 13 in much lower. Conclusion: Most of the children showed gaps in their motor development after evaluation with the EDM. From the evaluation, it was possible to identify those changes in motor development, identified early, forwarding them so for specialized services.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
2016-08-04T13:35:04Z
2016-08-04T13:35:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1431
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142319
ISSN2176-9761-2015-01-04-guerrero.pdf
5919252907988514
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1431
http://hdl.handle.net/11449/142319
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-04-guerrero.pdf
5919252907988514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-4
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129555748093952