Problemas éticos na experiência clínica hospitalar de estudantes e profissionais de enfermagem
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.12707/RV21111 |
Resumo: | Enquadramento: Os problemas éticos são frequentes na prática da enfermagem. Saber identificá-los, buscando soluções prudentes, é fundamental para promover um cuidado ético e seguro. Objetivo: Conhecer experiências e compreensão de estudantes e profissionais de enfermagem sobre problemas éticos e tomada de decisão nos contextos da prática da enfermagem hospitalar. Metodologia: Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva realizada com 30 estudantes de graduação em enfermagem e 20 profissionais de enfermagem de um hospital universitário do sul do Brasil. Os dados foram recolhidos através de dois questionários contendo questões abertas e submetidos a análise textual discursiva. Resultados: Os estudantes compreendem o problema ético a partir de vivências concretas de desrespeito e afronta a princípios e regras, enquanto os profissionais o conceptualizam como um desafio ao julgamento nas complexas fronteiras entre certo e errado. Há similaridades e especificidades das vivências e tomada de decisão. Conclusão: Estudantes e profissionais demonstram sensibilidade moral para compreender os problemas éticos da prática; senso crítico e reflexivo é decisivo na identificação e nas condutas face aos conflitos éticos no ambiente laboral. |
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Problemas éticos na experiência clínica hospitalar de estudantes e profissionais de enfermagemProblemas éticos en la experiencia clínica hospitalaria de estudiantes y profesionales de enfermeríaProblemas éticos na experiência clínica hospitalar de estudantes e profissionais de enfermagemArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: Os problemas éticos são frequentes na prática da enfermagem. Saber identificá-los, buscando soluções prudentes, é fundamental para promover um cuidado ético e seguro. Objetivo: Conhecer experiências e compreensão de estudantes e profissionais de enfermagem sobre problemas éticos e tomada de decisão nos contextos da prática da enfermagem hospitalar. Metodologia: Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva realizada com 30 estudantes de graduação em enfermagem e 20 profissionais de enfermagem de um hospital universitário do sul do Brasil. Os dados foram recolhidos através de dois questionários contendo questões abertas e submetidos a análise textual discursiva. Resultados: Os estudantes compreendem o problema ético a partir de vivências concretas de desrespeito e afronta a princípios e regras, enquanto os profissionais o conceptualizam como um desafio ao julgamento nas complexas fronteiras entre certo e errado. Há similaridades e especificidades das vivências e tomada de decisão. Conclusão: Estudantes e profissionais demonstram sensibilidade moral para compreender os problemas éticos da prática; senso crítico e reflexivo é decisivo na identificação e nas condutas face aos conflitos éticos no ambiente laboral.Background: Ethical problems often emerge in nursing practice. Knowing how to identify them and seeking prudent solutions is essential to promoting ethical and safe care. Objective: To know the experiences and understanding of nursing students and professionals regarding ethical issues and decision-making in hospital nursing practice. Methodology: Qualitative, exploratory-descriptive research was carried out with thirty undergraduate nursing students and twenty nursing professionals from a University Hospital in Southern Brazil. Data were collected through two questionnaires containing open questions and submitted to Discursive Textual Analysis. Results: Students perceive the ethical problem based on concrete experiences of disrespect and insult to principles and rules. Professionals conceptualize it as a challenge to judgment in the complex boundaries between right and wrong. The experiences and decision-making share similarities and have their specificities. Conclusion: Students and professionals display moral sensitivity to understand the ethical problems of practice; critical awareness and reflection are crucial to identifying and responding to workplace ethical conflicts.Marco contextual: Los problemas éticos son frecuentes en la práctica de la enfermería. Saber identificarlos, buscando soluciones prudentes, es esencial para promover una atención ética y segura. Objetivo: Conocer las experiencias y la comprensión de los estudiantes y profesionales de enfermería sobre los problemas éticos y la toma de decisiones en los contextos de la práctica enfermera hospitalaria. Metodología: Investigación cualitativa, exploratoria-descriptiva, realizada con 30 estudiantes del grado de Enfermería y 20 profesionales de enfermería de un hospital universitario del sur de Brasil. Los datos se recogieron mediante dos cuestionarios con preguntas abiertas y se sometieron a un análisis textual discursivo. Resultados: Los estudiantes entienden el problema ético a partir de experiencias concretas de falta de respeto y afrenta a los principios y normas, mientras que los profesionales lo conceptualizan como un desafío al juicio en los complejos límites entre lo correcto y lo incorrecto. Hay similitudes y especificidades en las experiencias y la toma de decisiones. Conclusión: Los estudiantes y profesionales demuestran sensibilidad moral para comprender los problemas éticos de la práctica; el sentido crítico y reflexivo es decisivo en la identificación y las conductas ante los conflictos éticos en el entorno laboral.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2022-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RV21111por2182-28830874-0283Schneider, Dulcinéia GhizoniRamos, Flávia Regina SouzaSaioron, IsabelaBruggmann, Mario SergioSilva, Franciny daLorençoni, Beatriz de Páduainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T16:00:24Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:06.286283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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