Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jales Ribeiro, Esperança
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes, Marta Mendonça, Felizardo, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/5590
Resumo: Esta investigação analisou o estilo parental dos progenitores de vinte e quatro crianças de idade pré-escolar identificando específicamente as representações dos respetivos filhos acerca dos estilos dos pais, quando estes se avaliam como permissivos. Neste estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, participaram pais e crianças (idade pré-escolar). Estas últimos frequentam um Jardim-de-Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social na região norte de Portugal. Os instrumentos utilizados foram um Inquérito Sociodemográfico e uma Escala de Estilos Parentais cuja subescala relativa ao laxismo/permissividade foi adaptada, numa versão pictográfica, para crianças. Os resultados evidenciaram não existir convergência maioritária entre a avaliação de pais e filhos na dimensão estudada.
id RCAP_b5eba79ff13228e39bed74e5a9d99857
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5590
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar)ParentalidadeEstilos educativosPermissividadeCriançasJardím-de-infânciaEsta investigação analisou o estilo parental dos progenitores de vinte e quatro crianças de idade pré-escolar identificando específicamente as representações dos respetivos filhos acerca dos estilos dos pais, quando estes se avaliam como permissivos. Neste estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, participaram pais e crianças (idade pré-escolar). Estas últimos frequentam um Jardim-de-Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social na região norte de Portugal. Os instrumentos utilizados foram um Inquérito Sociodemográfico e uma Escala de Estilos Parentais cuja subescala relativa ao laxismo/permissividade foi adaptada, numa versão pictográfica, para crianças. Os resultados evidenciaram não existir convergência maioritária entre a avaliação de pais e filhos na dimensão estudada.Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), Instituto Politécnico de Viseu, PortugalREVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓNRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuJales Ribeiro, EsperançaGomes, Marta MendonçaFelizardo, Sara2019-08-05T08:07:39Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5590porRibeiro, E. J., Gomes, M. M., & Felizardo, S. A. (2015). Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar). Revista de Estudios e Investigación em Psicología y Educación, Vol. extra (5).10.17979/reipe.2015.0.05.227info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:12Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:55.692941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar)
title Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar)
spellingShingle Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar)
Jales Ribeiro, Esperança
Parentalidade
Estilos educativos
Permissividade
Crianças
Jardím-de-infância
title_short Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar)
title_full Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar)
title_fullStr Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar)
title_full_unstemmed Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar)
title_sort Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar)
author Jales Ribeiro, Esperança
author_facet Jales Ribeiro, Esperança
Gomes, Marta Mendonça
Felizardo, Sara
author_role author
author2 Gomes, Marta Mendonça
Felizardo, Sara
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Jales Ribeiro, Esperança
Gomes, Marta Mendonça
Felizardo, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Parentalidade
Estilos educativos
Permissividade
Crianças
Jardím-de-infância
topic Parentalidade
Estilos educativos
Permissividade
Crianças
Jardím-de-infância
description Esta investigação analisou o estilo parental dos progenitores de vinte e quatro crianças de idade pré-escolar identificando específicamente as representações dos respetivos filhos acerca dos estilos dos pais, quando estes se avaliam como permissivos. Neste estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, participaram pais e crianças (idade pré-escolar). Estas últimos frequentam um Jardim-de-Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social na região norte de Portugal. Os instrumentos utilizados foram um Inquérito Sociodemográfico e uma Escala de Estilos Parentais cuja subescala relativa ao laxismo/permissividade foi adaptada, numa versão pictográfica, para crianças. Os resultados evidenciaram não existir convergência maioritária entre a avaliação de pais e filhos na dimensão estudada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2019-08-05T08:07:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/5590
url http://hdl.handle.net/10400.19/5590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, E. J., Gomes, M. M., & Felizardo, S. A. (2015). Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar). Revista de Estudios e Investigación em Psicología y Educación, Vol. extra (5).
10.17979/reipe.2015.0.05.227
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN
publisher.none.fl_str_mv REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130909503389696