Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Ana Cláudia Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40210
Resumo: Atualmente, num contexto de competitividade e complexidade em que vivemos, é exigido às empresas que estejam preparadas para novos desafios, esperando que estas estejam atentas às constantes, imprevisíveis e profundas mudanças do ambiente onde estão inseridas. O desempenho eficaz na gestão é apresentado como um requisito fundamental para a sobrevivência e crescimento de uma empresa diante desses desafios. Este estudo teve como objetivo investigar se existe uma relação entre as competências de gestão e o desempenho organizacional nas pequenas e médias empresas (PME), particularmente no setor dos serviços da indústria dos cabeleireiros em Portugal. Com base neste objetivo geral de investigação, orientámos a nossa pesquisa empírica para os salões de cabeleireiro em Portugal. O estudo contou com a participação de 361 respondentes, dos quais 292 são gestores e 69 são colaboradores. Em termos metodológicos foi seguida uma metodologia mista, tendo-se recorrido à entrevista semiestruturada a três personalidades das principais associações do setor em Portugal, seguida de inquérito através de questionário para recolha de dados. Os resultados revelam que os respondentes têm a perceção de que as competências de gestão têm impacto no desempenho organizacional das PME do setor, salientando serem cruciais para qualquer gestor ou proprietário que pretenda melhorar o desempenho da sua empresa. Este estudo veio corroborar a relação entre competências de gestão e o desempenho organizacional. Constitui um contributo relevante para o avanço no conhecimento da realidade dos salões de cabeleireiro em Portugal, podendo contribuir para a melhoria da liderança dos gestores neste setor.
id RCAP_b5f1434dbd971dd1773b8371a1d82722
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/40210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em PortugalCompetências de gestãoDesempenho organizacionalPMESetor de cabeleireirosAtualmente, num contexto de competitividade e complexidade em que vivemos, é exigido às empresas que estejam preparadas para novos desafios, esperando que estas estejam atentas às constantes, imprevisíveis e profundas mudanças do ambiente onde estão inseridas. O desempenho eficaz na gestão é apresentado como um requisito fundamental para a sobrevivência e crescimento de uma empresa diante desses desafios. Este estudo teve como objetivo investigar se existe uma relação entre as competências de gestão e o desempenho organizacional nas pequenas e médias empresas (PME), particularmente no setor dos serviços da indústria dos cabeleireiros em Portugal. Com base neste objetivo geral de investigação, orientámos a nossa pesquisa empírica para os salões de cabeleireiro em Portugal. O estudo contou com a participação de 361 respondentes, dos quais 292 são gestores e 69 são colaboradores. Em termos metodológicos foi seguida uma metodologia mista, tendo-se recorrido à entrevista semiestruturada a três personalidades das principais associações do setor em Portugal, seguida de inquérito através de questionário para recolha de dados. Os resultados revelam que os respondentes têm a perceção de que as competências de gestão têm impacto no desempenho organizacional das PME do setor, salientando serem cruciais para qualquer gestor ou proprietário que pretenda melhorar o desempenho da sua empresa. Este estudo veio corroborar a relação entre competências de gestão e o desempenho organizacional. Constitui um contributo relevante para o avanço no conhecimento da realidade dos salões de cabeleireiro em Portugal, podendo contribuir para a melhoria da liderança dos gestores neste setor.In the current context of competitiveness and complexity in which we operate, companies are expected to be prepared for new challenges, anticipating that they remain vigilant in the face of constant, unpredictable, and profound changes in the environments in which they are situated. Effective performance in management is presented as a fundamental requirement for the survival and growth of a company facing these challenges. This study aimed to investigate whether there is a relationship between management competencies and organizational performance in small and medium-sized enterprises (SMEs), particularly in the hairdressing services sector in Portugal. Based on this general research objective, our empirical research was directed towards hair salons in Portugal. The study involved 361 respondents, of which 292 were managers and 69 were employees. In methodological terms, a mixed-methods approach was followed, involving semi-structured interviews with three key figures from the main sector associations in Portugal, followed by a questionnaire survey for data collection. The results reveal that respondents perceive that management competencies have an impact on the organizational performance of SMEs, emphasizing that they are crucial for any manager or owner looking to improve their company's performance. This study corroborates the relationship between the constructs of management competencies and organizational performance. It constitutes a relevant contribution to advancing the understanding of the reality of hair salons in Portugal, fostering the enhancement of leadership among managers in this sector.2024-01-18T10:18:54Z2023-11-21T00:00:00Z2023-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40210porBotelho, Ana Cláudia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:18:45Zoai:ria.ua.pt:10773/40210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:18.451096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal
title Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal
spellingShingle Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal
Botelho, Ana Cláudia Fernandes
Competências de gestão
Desempenho organizacional
PME
Setor de cabeleireiros
title_short Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal
title_full Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal
title_fullStr Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal
title_full_unstemmed Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal
title_sort Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal
author Botelho, Ana Cláudia Fernandes
author_facet Botelho, Ana Cláudia Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Ana Cláudia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Competências de gestão
Desempenho organizacional
PME
Setor de cabeleireiros
topic Competências de gestão
Desempenho organizacional
PME
Setor de cabeleireiros
description Atualmente, num contexto de competitividade e complexidade em que vivemos, é exigido às empresas que estejam preparadas para novos desafios, esperando que estas estejam atentas às constantes, imprevisíveis e profundas mudanças do ambiente onde estão inseridas. O desempenho eficaz na gestão é apresentado como um requisito fundamental para a sobrevivência e crescimento de uma empresa diante desses desafios. Este estudo teve como objetivo investigar se existe uma relação entre as competências de gestão e o desempenho organizacional nas pequenas e médias empresas (PME), particularmente no setor dos serviços da indústria dos cabeleireiros em Portugal. Com base neste objetivo geral de investigação, orientámos a nossa pesquisa empírica para os salões de cabeleireiro em Portugal. O estudo contou com a participação de 361 respondentes, dos quais 292 são gestores e 69 são colaboradores. Em termos metodológicos foi seguida uma metodologia mista, tendo-se recorrido à entrevista semiestruturada a três personalidades das principais associações do setor em Portugal, seguida de inquérito através de questionário para recolha de dados. Os resultados revelam que os respondentes têm a perceção de que as competências de gestão têm impacto no desempenho organizacional das PME do setor, salientando serem cruciais para qualquer gestor ou proprietário que pretenda melhorar o desempenho da sua empresa. Este estudo veio corroborar a relação entre competências de gestão e o desempenho organizacional. Constitui um contributo relevante para o avanço no conhecimento da realidade dos salões de cabeleireiro em Portugal, podendo contribuir para a melhoria da liderança dos gestores neste setor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-21T00:00:00Z
2023-11-21
2024-01-18T10:18:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/40210
url http://hdl.handle.net/10773/40210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137753702596608