Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/40210 |
Resumo: | Atualmente, num contexto de competitividade e complexidade em que vivemos, é exigido às empresas que estejam preparadas para novos desafios, esperando que estas estejam atentas às constantes, imprevisíveis e profundas mudanças do ambiente onde estão inseridas. O desempenho eficaz na gestão é apresentado como um requisito fundamental para a sobrevivência e crescimento de uma empresa diante desses desafios. Este estudo teve como objetivo investigar se existe uma relação entre as competências de gestão e o desempenho organizacional nas pequenas e médias empresas (PME), particularmente no setor dos serviços da indústria dos cabeleireiros em Portugal. Com base neste objetivo geral de investigação, orientámos a nossa pesquisa empírica para os salões de cabeleireiro em Portugal. O estudo contou com a participação de 361 respondentes, dos quais 292 são gestores e 69 são colaboradores. Em termos metodológicos foi seguida uma metodologia mista, tendo-se recorrido à entrevista semiestruturada a três personalidades das principais associações do setor em Portugal, seguida de inquérito através de questionário para recolha de dados. Os resultados revelam que os respondentes têm a perceção de que as competências de gestão têm impacto no desempenho organizacional das PME do setor, salientando serem cruciais para qualquer gestor ou proprietário que pretenda melhorar o desempenho da sua empresa. Este estudo veio corroborar a relação entre competências de gestão e o desempenho organizacional. Constitui um contributo relevante para o avanço no conhecimento da realidade dos salões de cabeleireiro em Portugal, podendo contribuir para a melhoria da liderança dos gestores neste setor. |
id |
RCAP_b5f1434dbd971dd1773b8371a1d82722 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/40210 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em PortugalCompetências de gestãoDesempenho organizacionalPMESetor de cabeleireirosAtualmente, num contexto de competitividade e complexidade em que vivemos, é exigido às empresas que estejam preparadas para novos desafios, esperando que estas estejam atentas às constantes, imprevisíveis e profundas mudanças do ambiente onde estão inseridas. O desempenho eficaz na gestão é apresentado como um requisito fundamental para a sobrevivência e crescimento de uma empresa diante desses desafios. Este estudo teve como objetivo investigar se existe uma relação entre as competências de gestão e o desempenho organizacional nas pequenas e médias empresas (PME), particularmente no setor dos serviços da indústria dos cabeleireiros em Portugal. Com base neste objetivo geral de investigação, orientámos a nossa pesquisa empírica para os salões de cabeleireiro em Portugal. O estudo contou com a participação de 361 respondentes, dos quais 292 são gestores e 69 são colaboradores. Em termos metodológicos foi seguida uma metodologia mista, tendo-se recorrido à entrevista semiestruturada a três personalidades das principais associações do setor em Portugal, seguida de inquérito através de questionário para recolha de dados. Os resultados revelam que os respondentes têm a perceção de que as competências de gestão têm impacto no desempenho organizacional das PME do setor, salientando serem cruciais para qualquer gestor ou proprietário que pretenda melhorar o desempenho da sua empresa. Este estudo veio corroborar a relação entre competências de gestão e o desempenho organizacional. Constitui um contributo relevante para o avanço no conhecimento da realidade dos salões de cabeleireiro em Portugal, podendo contribuir para a melhoria da liderança dos gestores neste setor.In the current context of competitiveness and complexity in which we operate, companies are expected to be prepared for new challenges, anticipating that they remain vigilant in the face of constant, unpredictable, and profound changes in the environments in which they are situated. Effective performance in management is presented as a fundamental requirement for the survival and growth of a company facing these challenges. This study aimed to investigate whether there is a relationship between management competencies and organizational performance in small and medium-sized enterprises (SMEs), particularly in the hairdressing services sector in Portugal. Based on this general research objective, our empirical research was directed towards hair salons in Portugal. The study involved 361 respondents, of which 292 were managers and 69 were employees. In methodological terms, a mixed-methods approach was followed, involving semi-structured interviews with three key figures from the main sector associations in Portugal, followed by a questionnaire survey for data collection. The results reveal that respondents perceive that management competencies have an impact on the organizational performance of SMEs, emphasizing that they are crucial for any manager or owner looking to improve their company's performance. This study corroborates the relationship between the constructs of management competencies and organizational performance. It constitutes a relevant contribution to advancing the understanding of the reality of hair salons in Portugal, fostering the enhancement of leadership among managers in this sector.2024-01-18T10:18:54Z2023-11-21T00:00:00Z2023-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40210porBotelho, Ana Cláudia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:18:45Zoai:ria.ua.pt:10773/40210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:18.451096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal |
title |
Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal |
spellingShingle |
Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal Botelho, Ana Cláudia Fernandes Competências de gestão Desempenho organizacional PME Setor de cabeleireiros |
title_short |
Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal |
title_full |
Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal |
title_fullStr |
Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal |
title_full_unstemmed |
Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal |
title_sort |
Impacto das competências de gestão no desempenho do negócio dos salões de cabeleireiro em Portugal |
author |
Botelho, Ana Cláudia Fernandes |
author_facet |
Botelho, Ana Cláudia Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botelho, Ana Cláudia Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências de gestão Desempenho organizacional PME Setor de cabeleireiros |
topic |
Competências de gestão Desempenho organizacional PME Setor de cabeleireiros |
description |
Atualmente, num contexto de competitividade e complexidade em que vivemos, é exigido às empresas que estejam preparadas para novos desafios, esperando que estas estejam atentas às constantes, imprevisíveis e profundas mudanças do ambiente onde estão inseridas. O desempenho eficaz na gestão é apresentado como um requisito fundamental para a sobrevivência e crescimento de uma empresa diante desses desafios. Este estudo teve como objetivo investigar se existe uma relação entre as competências de gestão e o desempenho organizacional nas pequenas e médias empresas (PME), particularmente no setor dos serviços da indústria dos cabeleireiros em Portugal. Com base neste objetivo geral de investigação, orientámos a nossa pesquisa empírica para os salões de cabeleireiro em Portugal. O estudo contou com a participação de 361 respondentes, dos quais 292 são gestores e 69 são colaboradores. Em termos metodológicos foi seguida uma metodologia mista, tendo-se recorrido à entrevista semiestruturada a três personalidades das principais associações do setor em Portugal, seguida de inquérito através de questionário para recolha de dados. Os resultados revelam que os respondentes têm a perceção de que as competências de gestão têm impacto no desempenho organizacional das PME do setor, salientando serem cruciais para qualquer gestor ou proprietário que pretenda melhorar o desempenho da sua empresa. Este estudo veio corroborar a relação entre competências de gestão e o desempenho organizacional. Constitui um contributo relevante para o avanço no conhecimento da realidade dos salões de cabeleireiro em Portugal, podendo contribuir para a melhoria da liderança dos gestores neste setor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-21T00:00:00Z 2023-11-21 2024-01-18T10:18:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/40210 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/40210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137753702596608 |