Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunheira, Lina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15881
Resumo: Este artigo relata uma investigação envolvendo uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras na unidade curricular de Geometria do 2.º ano de uma licenciatura em educação básica. O tema da investigação é a construção de definições, um processo que foi promovido por um ensino de natureza exploratória. Especificamente, pretendemos saber quais as características sobre a definição de figuras geométricas a que os futuros professores atendem quando selecionam e constroem definições e como se relaciona a estruturação espacial e geométrica das figuras com o processo de definir. Os dados foram recolhidos por registos áudio e vídeo das aulas e das produções escritas das formandas sobre as definições de quadriláteros e do paralelepípedo. Os resultados mostram que, inicialmente, as formandas tinham uma conceção muito limitada do que é uma definição, restringindo-se às propriedades necessárias. Com o trabalho desenvolvido passaram a considerar o caráter suficiente e inclusivo da condição apresentada. Construíram definições tendencialmente corretas mas não económicas, mobilizando um conhecimento mais profundo das figuras. A estruturação geométrica e espacial influenciou o processo de definir, mas evoluiu igualmente com esta atividade. Finalmente, a construção de definições como etapa final do estudo das figuras promoveu a articulação entre as definições e sua classificação.
id RCAP_b602da7815b622cb58c2a8c81d699de9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15881
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadorasGeometriaQuadriláterosRaciocínio geométricoEstruturaçãoDefinirFormação inicial de professoresGeometryQuadrilateralsGeometric reasoningStructuring; definingProspective teacher educationEste artigo relata uma investigação envolvendo uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras na unidade curricular de Geometria do 2.º ano de uma licenciatura em educação básica. O tema da investigação é a construção de definições, um processo que foi promovido por um ensino de natureza exploratória. Especificamente, pretendemos saber quais as características sobre a definição de figuras geométricas a que os futuros professores atendem quando selecionam e constroem definições e como se relaciona a estruturação espacial e geométrica das figuras com o processo de definir. Os dados foram recolhidos por registos áudio e vídeo das aulas e das produções escritas das formandas sobre as definições de quadriláteros e do paralelepípedo. Os resultados mostram que, inicialmente, as formandas tinham uma conceção muito limitada do que é uma definição, restringindo-se às propriedades necessárias. Com o trabalho desenvolvido passaram a considerar o caráter suficiente e inclusivo da condição apresentada. Construíram definições tendencialmente corretas mas não económicas, mobilizando um conhecimento mais profundo das figuras. A estruturação geométrica e espacial influenciou o processo de definir, mas evoluiu igualmente com esta atividade. Finalmente, a construção de definições como etapa final do estudo das figuras promoveu a articulação entre as definições e sua classificação.Abstract. This article reports a research concerning a prospective elementary and infant teachers education experiment, in a geometry course in the 2nd year of studies of a degree in education. The subject of this study is the construction of definitions, a process developed through working on exploratory tasks. Specifically, we seek to know which features of definitions of geometric figures do prospective teachers attend to when selecting and constructing definitions and how the spatial and geometric structuring of the figures relates to the process of defining. Data was gathered from the participants’ reports, audio and video records of classroom discussions on definitions of quadrilaterals and of parallelepipeds. The results show that initially the participants had misconceptions about definitions, just focusing on the necessary properties of the figures. The work developed led them to consider the sufficiency and inclusiveness of the condition. The participants constructed mostly correct but not economic definitions, mobilizing a deeper knowledge of the figures. The spatial and geometric structuring of the figures influenced the process of defining, but also evolved with this activity. Finally, the construction of definitions in the final stage of the study of figures promoted the articulation between the definitions and their classification.Associação de Professores de MatemáticaRCIPLBrunheira, LinaPonte, João Pedro da2023-04-13T08:50:44Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15881porBrunheira, L., & Ponte, J. P. da. (2018). Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras. Quadrante, 27(2), 133–159. https://doi.org/10.48489/quadrante.229652183-2838https://doi.org/10.48489/quadrante.22965info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:28.567584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras
title Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras
spellingShingle Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras
Brunheira, Lina
Geometria
Quadriláteros
Raciocínio geométrico
Estruturação
Definir
Formação inicial de professores
Geometry
Quadrilaterals
Geometric reasoning
Structuring; defining
Prospective teacher education
title_short Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras
title_full Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras
title_fullStr Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras
title_full_unstemmed Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras
title_sort Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras
author Brunheira, Lina
author_facet Brunheira, Lina
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Brunheira, Lina
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Quadriláteros
Raciocínio geométrico
Estruturação
Definir
Formação inicial de professores
Geometry
Quadrilaterals
Geometric reasoning
Structuring; defining
Prospective teacher education
topic Geometria
Quadriláteros
Raciocínio geométrico
Estruturação
Definir
Formação inicial de professores
Geometry
Quadrilaterals
Geometric reasoning
Structuring; defining
Prospective teacher education
description Este artigo relata uma investigação envolvendo uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras na unidade curricular de Geometria do 2.º ano de uma licenciatura em educação básica. O tema da investigação é a construção de definições, um processo que foi promovido por um ensino de natureza exploratória. Especificamente, pretendemos saber quais as características sobre a definição de figuras geométricas a que os futuros professores atendem quando selecionam e constroem definições e como se relaciona a estruturação espacial e geométrica das figuras com o processo de definir. Os dados foram recolhidos por registos áudio e vídeo das aulas e das produções escritas das formandas sobre as definições de quadriláteros e do paralelepípedo. Os resultados mostram que, inicialmente, as formandas tinham uma conceção muito limitada do que é uma definição, restringindo-se às propriedades necessárias. Com o trabalho desenvolvido passaram a considerar o caráter suficiente e inclusivo da condição apresentada. Construíram definições tendencialmente corretas mas não económicas, mobilizando um conhecimento mais profundo das figuras. A estruturação geométrica e espacial influenciou o processo de definir, mas evoluiu igualmente com esta atividade. Finalmente, a construção de definições como etapa final do estudo das figuras promoveu a articulação entre as definições e sua classificação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2023-04-13T08:50:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15881
url http://hdl.handle.net/10400.21/15881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brunheira, L., & Ponte, J. P. da. (2018). Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras. Quadrante, 27(2), 133–159. https://doi.org/10.48489/quadrante.22965
2183-2838
https://doi.org/10.48489/quadrante.22965
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133507747840000