Identificar propriedades em quadriláteros: um caminho para a classificação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Paula Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Serrazina, Maria De Lurdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6916
Resumo: Este artigo integra-se numa investigação mais ampla realizada no âmbito de um doutoramento e tem como objetivo identificar os conhecimentos que alunos do 3º ano de escolaridade revelam quando estabelecem relações entre propriedades de quadriláteros, dando a conhecer formas de organização e estruturação do pensamento. Ações, aqui, analisadas através de produções escritas dos alunos e da interação gerada em discussões de grande grupo. A recolha de dados foi feita a partir da observação participante da primeira autora, apoiada por gravações áudio e vídeo, e das produções escritas dos alunos. Os dados apresentados revelam as propriedades dos quadriláteros que foram reconhecidas, as conexões estabelecidas, com vista à construção de um processo de classificação, e as dificuldades que ainda persistem em tarefas desta natureza. Os resultados mostram que a classificação inclusiva, ainda inconsistente, decorre do reconhecimento de propriedades invariáveis nas figuras; que o processo de reconhecimento de uma figura através da identificação das suas propriedades, em detrimento da dimensão visual, é lento e distinto e que o raciocínio dos alunos tem implícito uma componente visual que induz a conceptualização e descrição, durante a observação de figuras.
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