A Internacionalização do ensino superior Português as razões, as estratégias e os desafios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8164 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas |
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A Internacionalização do ensino superior Português as razões, as estratégias e os desafiosinstituições de ensino superiorinternacionalizaçãorazõesestratégiasdesafiosGestãoInternacionalização de EmpresasDissertação de Mestrado em Gestão e Internacionalização de EmpresasA internacionalização das instituições de ensino superior mais do que um tema atual, tornou-se uma realidade inevitável, quer pela natureza deste tipo de ensino, quer pelas razões que lhe estão subjacentes. O objetivo principal desta investigação é procurar identificar, junto dos principais stakeholders deste processo, nomeadamente os reitores, presidentes ou diretores das instituições de ensino superior portuguesas (RIES), dos seus docentes e estudantes, quais as razões, estratégias e desafios que, na sua opinião, estão inerentes ao processo de internacionalização. Para isso, entrevistamos dez RIES e inquirimos docentes e estudantes, tendo obtido 109 e 262 respostas, respetivamente. Os dados foram analisados, no caso das entrevistas através da análise de conteúdo, e no caso dos inquéritos, através da análise descritiva e fatorial usando o SPSS1. Destacam-se os seguintes resultados: OS RIES apontam razões de natureza económica, académica e cultural, com particular destaque para as primeiras por estarem associadas às questões do financiamento do ensino superior. Elencam estratégias de internacionalização muito próprias e atuais, adequadas à realidade e ao contexto das instituições de ensino superior portuguesas. Os desafios estão muito associados às razões de ordem económica e cultural, porque, por um lado, implicam ultrapassar constrangimentos orçamentais, e por outro, incentivar a uma nova atitude face a um novo paradigma, sem tempo para a necessária adaptação. Os docentes e estudantes acompanham o processo de internacionalização das suas IES conseguindo elencar as razões para este novo cenário. Enquanto estratégia, atribuem particular relevância à mobilidade ERASMUS mas, em simultâneo, a criação de disponibilidade para aderir a esta estratégia de internacionalização é um dos maiores desafios. O domínio da língua inglesa é também um desafio porque essencial num contexto de mercado de trabalho internacional. Para os docentes, acresce o desafio de adquirirem competências que lhes permita aderir às novas tecnologias de informação, promotoras da internacionalização.The internationalization of higher education is more than a hot topic nowadays. It has become an unavoidable reality, either by nature of this kind of education or the reasons behind it. The main reason for this investigation is to know how the main actors of the internationalization of the higher education institutions (top management, lecturers and students) face this process when it comes to opportunities and threats at personal and professional level. In line with this, we identify the reasons, strategies and challenges that higher education faces when it decides to internationalize. For that purpose, we developed in-depth interviews to ten Deans, and a questionnaire was developed to lecturers another to students. 109 lecturers and 262 students answered. Data was analysed by using content analysis (interviews) and descriptive statistics and factor analysis using SPSS2. Conclusions are as follows: The Deans point economic, cultural and academic reasons, with particular reference to the first by being linked to the financing of higher education issues. They list very own and current internationalization strategies, appropriate to the reality and context of Portuguese higher education institutions. The challenges are very linked to economic and cultural reasons, because they imply to overtake budgetary constraints and also to encourage a new attitude in the face of a new paradigm, with no time for the necessary adaptation. Lecturers and students follow the process of internationalization of their own higher education institutions and are able to list the reasons for this new scenario. As a strategy, they attach particular importance to the ERASMUS mobility but, at the same time, the creation of availability to join this internationalization strategy is one of the biggest challenges. The domain of the English language is also a challenge because is essential in a context of international labour market. Lecturers have, in addition, the challenge of acquiring skills that allow them to adhere to new information technologies, promoting internationalization.Barros, Maria Teresa Morais Taveira deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGuerreiro, Carla Maria Pires da Silva2016-04-27T14:19:28Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8164TID:201143852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:27Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:03.839922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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