Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stasyuk, Inna
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2672
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_c9473a77590a2d482310863761a36f0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2672
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"brincardesenvolvimento e aprendizagempré-escolarrecreioplaydevelopment and learningpreschoolplaygroundMestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório perspetiva o percurso formativo e investigativo realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Divide-se em duas partes, uma primeira, referente à prática desenvolvida e vivências na Creche e no Jardim de Infância e outra relativa a componente investigativa. O estudo de caso qualitativo procurou compreender a importância do brincar no recreio para o desenvolvimento da criança e entender como um grupo do Jardim de Infância imaginava o seu “recreio ideal”. Os dados obtidos através da observação participante, entrevista semiestruturada, análise de conteúdo e análise documental, permitiram verificar que o recreio ideal é imaginado com materiais móveis, estruturas fixas, elementos da natureza, jogos, atividades e brincadeiras, com diferentes áreas, um espaço onde existe maior liberdade dos movimentos. O espaço exterior apresenta ainda diversas potencialidades para o desenvolvimento da criança. Assim, é importante envolver as crianças na sua organização e proporcionar oportunidades para brincar fora de portas.This report looks at the formative and investigative course carried out within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education. It is divided into two parts, the first one, referring to the practice developed and experiences in the Day Care Center and the Kindergarten and another on the research component. The qualitative case study sought to understand the importance of playing in the playground for the development of the child and to understand how a group of kindergarten children imagined their "ideal playground". The data obtained through participant observation, semi-structured interview, content analysis and documentary analysis allowed to verify that the ideal recreation is imagined with moving materials, fixed structures, elements nature, games, activities and games, with different areas, a space where there is greater freedom of movement. The outer space also presents several potentialities for the development of the child. Thus, it is important to involve children in your organization and provide opportunities to play outside doors.Linhares, ElisabeteCavadas, BentoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémStasyuk, Inna2019-08-21T09:55:44Z2019-06-182019-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2672TID:202256626por202256626info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:54Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:38.333541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"
title Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"
spellingShingle Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"
Stasyuk, Inna
brincar
desenvolvimento e aprendizagem
pré-escolar
recreio
play
development and learning
preschool
playground
title_short Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"
title_full Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"
title_fullStr Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"
title_full_unstemmed Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"
title_sort Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"
author Stasyuk, Inna
author_facet Stasyuk, Inna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Linhares, Elisabete
Cavadas, Bento
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Stasyuk, Inna
dc.subject.por.fl_str_mv brincar
desenvolvimento e aprendizagem
pré-escolar
recreio
play
development and learning
preschool
playground
topic brincar
desenvolvimento e aprendizagem
pré-escolar
recreio
play
development and learning
preschool
playground
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-21T09:55:44Z
2019-06-18
2019-06-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2672
TID:202256626
url http://hdl.handle.net/10400.15/2672
identifier_str_mv TID:202256626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202256626
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036103319552