Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2672 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_c9473a77590a2d482310863761a36f0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2672 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"brincardesenvolvimento e aprendizagempré-escolarrecreioplaydevelopment and learningpreschoolplaygroundMestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório perspetiva o percurso formativo e investigativo realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Divide-se em duas partes, uma primeira, referente à prática desenvolvida e vivências na Creche e no Jardim de Infância e outra relativa a componente investigativa. O estudo de caso qualitativo procurou compreender a importância do brincar no recreio para o desenvolvimento da criança e entender como um grupo do Jardim de Infância imaginava o seu “recreio ideal”. Os dados obtidos através da observação participante, entrevista semiestruturada, análise de conteúdo e análise documental, permitiram verificar que o recreio ideal é imaginado com materiais móveis, estruturas fixas, elementos da natureza, jogos, atividades e brincadeiras, com diferentes áreas, um espaço onde existe maior liberdade dos movimentos. O espaço exterior apresenta ainda diversas potencialidades para o desenvolvimento da criança. Assim, é importante envolver as crianças na sua organização e proporcionar oportunidades para brincar fora de portas.This report looks at the formative and investigative course carried out within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education. It is divided into two parts, the first one, referring to the practice developed and experiences in the Day Care Center and the Kindergarten and another on the research component. The qualitative case study sought to understand the importance of playing in the playground for the development of the child and to understand how a group of kindergarten children imagined their "ideal playground". The data obtained through participant observation, semi-structured interview, content analysis and documentary analysis allowed to verify that the ideal recreation is imagined with moving materials, fixed structures, elements nature, games, activities and games, with different areas, a space where there is greater freedom of movement. The outer space also presents several potentialities for the development of the child. Thus, it is important to involve children in your organization and provide opportunities to play outside doors.Linhares, ElisabeteCavadas, BentoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémStasyuk, Inna2019-08-21T09:55:44Z2019-06-182019-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2672TID:202256626por202256626info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:54Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:38.333541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal" |
title |
Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal" |
spellingShingle |
Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal" Stasyuk, Inna brincar desenvolvimento e aprendizagem pré-escolar recreio play development and learning preschool playground |
title_short |
Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal" |
title_full |
Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal" |
title_fullStr |
Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal" |
title_full_unstemmed |
Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal" |
title_sort |
Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal" |
author |
Stasyuk, Inna |
author_facet |
Stasyuk, Inna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Linhares, Elisabete Cavadas, Bento Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stasyuk, Inna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
brincar desenvolvimento e aprendizagem pré-escolar recreio play development and learning preschool playground |
topic |
brincar desenvolvimento e aprendizagem pré-escolar recreio play development and learning preschool playground |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-21T09:55:44Z 2019-06-18 2019-06-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2672 TID:202256626 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2672 |
identifier_str_mv |
TID:202256626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202256626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137036103319552 |