Implementação de mecanismos de avaliação da participação online: um estudo na plataforma Sapo Campus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rodolfo Branco
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1230
Resumo: Os serviços da Web 2.0 têm vindo a ser cada vez mais utilizados no contexto educativo dado o seu potencial na criação e dinamização de comunidades de aprendizagem distribuídas. Devido às suas características, estes serviços potenciam a comunicação entre os membros da comunidade, levando à partilha de informação entre estes. Surge assim o projecto SAPO Campus, que tem como objectivo a criação de uma plataforma integrada de serviços Web 2.0 para instituições de Ensino Superior. Assumindo que a implementação desta metodologia, baseada na construção de uma comunidade de aprendizagem, implica a existência de uma constante participação e interacção entre os membros da comunidade torna-se, então, pertinente efectuar a avaliação da forma como os alunos participam nessa mesma comunidade. Devido a este tipo de avaliação ser uma actividade recente e à existência de dificuldades inerentes à sua aplicação, somos confrontados com a necessidade de fornecer ferramentas que apoiem a actividade de avaliação da participação online dos alunos. No presente estudo é feita a conceptualização e implementação de uma ferramenta, integrada na plataforma SAPO Campus, que permite efectuar a avaliação dos contributos dos alunos. Esta ferramenta foi testada de forma a validar as soluções adoptadas e encontrar pontos de trabalho futuro. Para além disso, é feita ainda a conceptualização de uma ferramenta de visualização dos resultados das avaliações efectuadas e o estudo teórico de uma ferramenta que forneça feedback aos alunos acerca da avaliação da sua participação na comunidade. ABSTRACT: The Web 2.0 services are increasingly being used in educational environment due to their potential in the creation and promotion of distributed learning communities. As a result of their characteristics, these services enhance the communication between community members, leading them to share information. This brings us to the SAPO Campus project which aims to create an integrated Web 2.0 services platform to be applied on Higher Education institutions. Implementing this platform consists in building a learning community which will promote constant participation and interaction amongst its members. It then becomes pertinent to carry out an assessment of how students participate in the community. The assessment of the social interactions within Learning communities poses a great deal of problems given the large amount of data and players involved. As such we are faced with the need to provide tools to support the process of evaluating the students' online participation. In the present study it's made the conceptualization and implementation of a tool, integrated in the SAPO Campus platform, that allows the assessment of students' contributions. This tool was tested to validate the adopted solutions and find points of interest to work with in the future. In addition, it's made the conceptualization of a tool that allows to visualize the assessments' results and a theoretical study of a tool that provides feedback to students about the assessment of their participation in the community.
id RCAP_b65210f34ad2889f178a46ad5f77684e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1230
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação de mecanismos de avaliação da participação online: um estudo na plataforma Sapo CampusComunicação multimédiaEnsino superiorEnsino programadoServiços WebOs serviços da Web 2.0 têm vindo a ser cada vez mais utilizados no contexto educativo dado o seu potencial na criação e dinamização de comunidades de aprendizagem distribuídas. Devido às suas características, estes serviços potenciam a comunicação entre os membros da comunidade, levando à partilha de informação entre estes. Surge assim o projecto SAPO Campus, que tem como objectivo a criação de uma plataforma integrada de serviços Web 2.0 para instituições de Ensino Superior. Assumindo que a implementação desta metodologia, baseada na construção de uma comunidade de aprendizagem, implica a existência de uma constante participação e interacção entre os membros da comunidade torna-se, então, pertinente efectuar a avaliação da forma como os alunos participam nessa mesma comunidade. Devido a este tipo de avaliação ser uma actividade recente e à existência de dificuldades inerentes à sua aplicação, somos confrontados com a necessidade de fornecer ferramentas que apoiem a actividade de avaliação da participação online dos alunos. No presente estudo é feita a conceptualização e implementação de uma ferramenta, integrada na plataforma SAPO Campus, que permite efectuar a avaliação dos contributos dos alunos. Esta ferramenta foi testada de forma a validar as soluções adoptadas e encontrar pontos de trabalho futuro. Para além disso, é feita ainda a conceptualização de uma ferramenta de visualização dos resultados das avaliações efectuadas e o estudo teórico de uma ferramenta que forneça feedback aos alunos acerca da avaliação da sua participação na comunidade. ABSTRACT: The Web 2.0 services are increasingly being used in educational environment due to their potential in the creation and promotion of distributed learning communities. As a result of their characteristics, these services enhance the communication between community members, leading them to share information. This brings us to the SAPO Campus project which aims to create an integrated Web 2.0 services platform to be applied on Higher Education institutions. Implementing this platform consists in building a learning community which will promote constant participation and interaction amongst its members. It then becomes pertinent to carry out an assessment of how students participate in the community. The assessment of the social interactions within Learning communities poses a great deal of problems given the large amount of data and players involved. As such we are faced with the need to provide tools to support the process of evaluating the students' online participation. In the present study it's made the conceptualization and implementation of a tool, integrated in the SAPO Campus platform, that allows the assessment of students' contributions. This tool was tested to validate the adopted solutions and find points of interest to work with in the future. In addition, it's made the conceptualization of a tool that allows to visualize the assessments' results and a theoretical study of a tool that provides feedback to students about the assessment of their participation in the community.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:35:53Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1230porCosta, Rodolfo Brancoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:51Zoai:ria.ua.pt:10773/1230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:57.558539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de mecanismos de avaliação da participação online: um estudo na plataforma Sapo Campus
title Implementação de mecanismos de avaliação da participação online: um estudo na plataforma Sapo Campus
spellingShingle Implementação de mecanismos de avaliação da participação online: um estudo na plataforma Sapo Campus
Costa, Rodolfo Branco
Comunicação multimédia
Ensino superior
Ensino programado
Serviços Web
title_short Implementação de mecanismos de avaliação da participação online: um estudo na plataforma Sapo Campus
title_full Implementação de mecanismos de avaliação da participação online: um estudo na plataforma Sapo Campus
title_fullStr Implementação de mecanismos de avaliação da participação online: um estudo na plataforma Sapo Campus
title_full_unstemmed Implementação de mecanismos de avaliação da participação online: um estudo na plataforma Sapo Campus
title_sort Implementação de mecanismos de avaliação da participação online: um estudo na plataforma Sapo Campus
author Costa, Rodolfo Branco
author_facet Costa, Rodolfo Branco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rodolfo Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia
Ensino superior
Ensino programado
Serviços Web
topic Comunicação multimédia
Ensino superior
Ensino programado
Serviços Web
description Os serviços da Web 2.0 têm vindo a ser cada vez mais utilizados no contexto educativo dado o seu potencial na criação e dinamização de comunidades de aprendizagem distribuídas. Devido às suas características, estes serviços potenciam a comunicação entre os membros da comunidade, levando à partilha de informação entre estes. Surge assim o projecto SAPO Campus, que tem como objectivo a criação de uma plataforma integrada de serviços Web 2.0 para instituições de Ensino Superior. Assumindo que a implementação desta metodologia, baseada na construção de uma comunidade de aprendizagem, implica a existência de uma constante participação e interacção entre os membros da comunidade torna-se, então, pertinente efectuar a avaliação da forma como os alunos participam nessa mesma comunidade. Devido a este tipo de avaliação ser uma actividade recente e à existência de dificuldades inerentes à sua aplicação, somos confrontados com a necessidade de fornecer ferramentas que apoiem a actividade de avaliação da participação online dos alunos. No presente estudo é feita a conceptualização e implementação de uma ferramenta, integrada na plataforma SAPO Campus, que permite efectuar a avaliação dos contributos dos alunos. Esta ferramenta foi testada de forma a validar as soluções adoptadas e encontrar pontos de trabalho futuro. Para além disso, é feita ainda a conceptualização de uma ferramenta de visualização dos resultados das avaliações efectuadas e o estudo teórico de uma ferramenta que forneça feedback aos alunos acerca da avaliação da sua participação na comunidade. ABSTRACT: The Web 2.0 services are increasingly being used in educational environment due to their potential in the creation and promotion of distributed learning communities. As a result of their characteristics, these services enhance the communication between community members, leading them to share information. This brings us to the SAPO Campus project which aims to create an integrated Web 2.0 services platform to be applied on Higher Education institutions. Implementing this platform consists in building a learning community which will promote constant participation and interaction amongst its members. It then becomes pertinent to carry out an assessment of how students participate in the community. The assessment of the social interactions within Learning communities poses a great deal of problems given the large amount of data and players involved. As such we are faced with the need to provide tools to support the process of evaluating the students' online participation. In the present study it's made the conceptualization and implementation of a tool, integrated in the SAPO Campus platform, that allows the assessment of students' contributions. This tool was tested to validate the adopted solutions and find points of interest to work with in the future. In addition, it's made the conceptualization of a tool that allows to visualize the assessments' results and a theoretical study of a tool that provides feedback to students about the assessment of their participation in the community.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:35:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1230
url http://hdl.handle.net/10773/1230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449413181440