Squeak e aprofundamento de competências numéricas em crianças do 1.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10973 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação) |
id |
RCAP_b6521da694a18821610eafd3daab7af1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10973 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Squeak e aprofundamento de competências numéricas em crianças do 1.º ano de escolaridade372.47371.68Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação)Este estudo centra-se na exploração do sistema Squeak, tendo em vista a compreensão do seu contributo para o aprofundamento de competências numéricas em crianças do 1.º ano de escolaridade. O estudo consiste num estudo de caso em que uma turma de 22 alunos de 6 anos de idade, de uma escola de Braga, toma contacto com o ambiente Squeak para realizar diversas actividades, com particular relevo para o desenvolvimento de competências numéricas. Os alunos realizaram tarefas em aplicações programadas pela professora e, numa fase posterior, puderam conceber e implementar os seus próprio programas. Como resultado desta intervenção encontra-se evidência de desenvolvimento de autonomia, motivação e cooperação. Verifica-se ainda que o Squeak parece intervir no aprofundamento de competências numéricas, incluindo o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas. Este estudo de caso evidencia as potencialidades do Squeak, realçando também a sua utilidade como ferramenta de aprendizagem e trabalho, para alunos e professores. Como tal, o Squeak poderá oferecer um importante contributo para a renovação das práticas pedagógicas.This study is focused in the exploration of the Squeak system, aiming to an understanding of its contribution for the development of numerical skills of 1st grade students. This research consists of a case study of a class of twenty two 6 years old pupils from a school in Braga, Portugal, which used the Squeak environment to put together various activities, with an emphasis in the development of numerical skills. Pupils performed tasks in applications planned by the teacher and, later, could design and implement their own programs. As a result of this intervention evidence of development of autonomy, motivation and cooperation is found. It appears that Squeak seems to intervene in the deepening of numerical skills, including the development of problem solving skills. This case study shows the potential of Squeak, also highlighting its usefulness as a tool for learning and work, for students and teachers. Therefore, Squeak can provide an important contribution to the renewal of teaching practices.Osório, António JoséPalhares, PedroUniversidade do MinhoSilva, Libânia Paulina Peixoto2009-07-302009-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:24.016283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Squeak e aprofundamento de competências numéricas em crianças do 1.º ano de escolaridade |
title |
Squeak e aprofundamento de competências numéricas em crianças do 1.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Squeak e aprofundamento de competências numéricas em crianças do 1.º ano de escolaridade Silva, Libânia Paulina Peixoto 372.47 371.68 |
title_short |
Squeak e aprofundamento de competências numéricas em crianças do 1.º ano de escolaridade |
title_full |
Squeak e aprofundamento de competências numéricas em crianças do 1.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Squeak e aprofundamento de competências numéricas em crianças do 1.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Squeak e aprofundamento de competências numéricas em crianças do 1.º ano de escolaridade |
title_sort |
Squeak e aprofundamento de competências numéricas em crianças do 1.º ano de escolaridade |
author |
Silva, Libânia Paulina Peixoto |
author_facet |
Silva, Libânia Paulina Peixoto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osório, António José Palhares, Pedro Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Libânia Paulina Peixoto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
372.47 371.68 |
topic |
372.47 371.68 |
description |
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07-30 2009-07-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/10973 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/10973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132299958157312 |