Humanização, qualidade e excelência nos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Tânia Sofia Correia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36543
Resumo: O agir dos enfermeiros envolve exercer a profissão, desenvolvendo esforços para se manter atualizado, de forma a possuir as competências científicas, técnicas, relacionais e éticas para prestar cuidados equitativos ou proporcionar as condições para que estes cuidados sejam possíveis. O enfermeiro especialista é um enfermeiro com um conhecimento aprofundado num domínio específico da enfermagem, que demonstra níveis elevados de julgamento clínico e tomada de decisão, que se traduzem num conjunto de competências especializadas relativas a um campo de intervenção (Ordem dos Enfermeiros, 2010). O objetivo principal deste relatório é descrever e analisar de forma reflexiva, o processo de desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas no âmbito da Enfermagem Médico-Cirúrgica, ao longo dos estágios Módulo I –Serviço de Urgência e Módulo III – Bloco Operatório, apresentando o seu percurso e tendo por referência as atividades desenvolvidas na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica e sua família, os objetivos delineados e o Regulamento das Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica. A temática central e transversal aos estágios foi o Acolhimento. As atividades desenvolvidas e as intervenções implementadas visaram contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à pessoa doente e à família. No estágio no Serviço de Urgência desenvolveu principalmente competências no domínio das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica, na prestação de cuidados à pessoa em situação emergente. Em contexto de estágio de Bloco Operatório, as principais competências desenvolvidas enquadram-se no Domínio das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, no âmbito da Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados, com o desenvolvimento do formulário de Regresso a Casa e sua operacionalização. É emergente que os enfermeiros comecem a transpor os resultados da investigação para a prática clínica. Para que os cuidados de enfermagem deixem de ser atos isolados de beneficência e boa vontade e passem a estar assentes em pilares sólidos de conhecimentos científicos, consistentes, para uma prática de cuidados humanizante, de qualidade e excelência.
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O objetivo principal deste relatório é descrever e analisar de forma reflexiva, o processo de desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas no âmbito da Enfermagem Médico-Cirúrgica, ao longo dos estágios Módulo I –Serviço de Urgência e Módulo III – Bloco Operatório, apresentando o seu percurso e tendo por referência as atividades desenvolvidas na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica e sua família, os objetivos delineados e o Regulamento das Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica. A temática central e transversal aos estágios foi o Acolhimento. As atividades desenvolvidas e as intervenções implementadas visaram contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à pessoa doente e à família. No estágio no Serviço de Urgência desenvolveu principalmente competências no domínio das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica, na prestação de cuidados à pessoa em situação emergente. Em contexto de estágio de Bloco Operatório, as principais competências desenvolvidas enquadram-se no Domínio das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, no âmbito da Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados, com o desenvolvimento do formulário de Regresso a Casa e sua operacionalização. É emergente que os enfermeiros comecem a transpor os resultados da investigação para a prática clínica. Para que os cuidados de enfermagem deixem de ser atos isolados de beneficência e boa vontade e passem a estar assentes em pilares sólidos de conhecimentos científicos, consistentes, para uma prática de cuidados humanizante, de qualidade e excelência.The actions of nurses involve practicing the profession, making efforts to keep up to date, in order to have the scientific, technical, relational and ethical skills to provide fair care or provide the conditions for such care to be possible. The specialist nurse is a nurse with a thorough knowledge in a specific field of nursing, which demonstrates high levels of clinical judgment and decision making, which translate into a set of specialized competences related to a field of intervention (Ordem dos Enfermeiros, 2010 ). The main objective of this report is to describe and analyze, in a reflexive way, the process of development and acquisition of common and specific competences in the scope of Medical-Surgical Nursing, during the stages of Module I - Emergency Service and Module III - Operative Room, presenting with reference to the activities carried out in the care of the critically ill person and family, the objectives outlined and the Common and Specific Skills Regulation of the Specialist Nursing Specialist in Critical Situation. The central and transverse theme was the Reception. The activities developed and the interventions implemented aim to contribute to the improvement of the quality of care provided to the person and the family. In the internship in the Emergency Service, she mainly developed competences in the field of Specific Skills of Nursing Specialist in Nursing in Critical Situation, in providing care to the person in emergent situation. In the context of the Operative Room stage, the main skills developed fall within the Common Competencies of the Specialist Nurse, within the scope of Continuous Improvement of Quality of Care, with the development of the Return to Home form and its operationalization. It is emerging that nurses begin to transpose research results into clinical practice. So that nursing care ceases to be isolated acts of beneficence and goodwill and is based on sound pillars of consistent scientific knowledge for a practice of humanizing care, quality and excellence.Rabiais, Isabel Cristina MascarenhasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPestana, Tânia Sofia Correia2022-01-24T10:50:27Z2018-04-2620172018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36543TID:201922959porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:42.130452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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