Ensino ¨Das estrelas ao átomo¨ com recurso a atividades de investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Maria Isabel Faria Mendes Santos, 1962-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8156
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_b66c8f2a3f75d67ded5512469e6f5682
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino ¨Das estrelas ao átomo¨ com recurso a atividades de investigaçãoDidáctica das ciênciasLiteracia científicaPráticas educativasTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Com este estudo pretendeu-se conhecer como é que o uso de atividades de investigação sobre a unidade de ensino “Das estrelas ao átomo” influencia o desenvolvimento de competências dos alunos. Para isso, identificaram-se as dificuldades com que se depararam ao realizar as atividades de investigação e como superaram essas dificuldades, descreveram-se as estratégias que utilizaram para as resolverem e, por fim, analisou-se a avaliação que fizeram do uso dessas atividades. Para se atingir estas finalidades, utilizou-se uma metodologia que tem as suas raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e adotou-se como estratégia de investigação um estudo sobre a própria prática. Participaram neste estudo vinte e quatro alunos de uma turma do 10.º ano de escolaridade pertencentes à região da Grande Lisboa. Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas em grupo focado e documentos escritos. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados. À medida que as atividades decorreram, constatouse que as dificuldades sentidas pelos alunos foram sendo superadas possibilitando o desenvolvimento de competências do tipo conceptual, processual e atitudinal, social e axiológico. Para resolverem as atividades recorreram a várias estratégias, nomeadamente tentativa e erro, orientação da professora, trabalho na tarefa e trabalho em grupo. Os alunos fizeram uma avaliação positiva do uso das atividades nas aulas. Os resultados revelam que, quando são realizadas atividades de investigação na sala de aula, os alunos desenvolvem competências.This study aims at describing how does the use of inquiry activities within the teaching unit “From the stars to the atom” influences the pupils’ competencies development. Furthermore, the study also had the purpose to identify the difficulties found by them and how they overcame them during the activities, to describe the strategies that they used to solve them and to analyse the evaluation done by pupils of the activities. A methodology based in qualitative research with an interpretative orientation was applied and a study on the own practice was adopted as investigation strategy. Twenty-four pupils from one 10th grade class, belonging to the region of Great Lisbon, participated in this study. Several instruments were used to collect data: naturalistic observation, focus group interview and written documents. During the analysis process, the gathered data was codified. As the activities took part, the difficulties shown by the pupils were exceeded, allowing the development of conceptual, process and attitudinal competencies. To solve the activities, the pupils used different strategies, such as try and error, teacher guidance, work on the task and work in group. The pupils did a positive evaluation of the activities’ usage in the classroom. The results show that, when inquiry activities are done in the classroom, the pupils develop competencies.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaVeiga, Maria Isabel Faria Mendes Santos, 1962-2013-04-02T14:09:35Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:47.081017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino ¨Das estrelas ao átomo¨ com recurso a atividades de investigação
title Ensino ¨Das estrelas ao átomo¨ com recurso a atividades de investigação
spellingShingle Ensino ¨Das estrelas ao átomo¨ com recurso a atividades de investigação
Veiga, Maria Isabel Faria Mendes Santos, 1962-
Didáctica das ciências
Literacia científica
Práticas educativas
Teses de mestrado - 2012
title_short Ensino ¨Das estrelas ao átomo¨ com recurso a atividades de investigação
title_full Ensino ¨Das estrelas ao átomo¨ com recurso a atividades de investigação
title_fullStr Ensino ¨Das estrelas ao átomo¨ com recurso a atividades de investigação
title_full_unstemmed Ensino ¨Das estrelas ao átomo¨ com recurso a atividades de investigação
title_sort Ensino ¨Das estrelas ao átomo¨ com recurso a atividades de investigação
author Veiga, Maria Isabel Faria Mendes Santos, 1962-
author_facet Veiga, Maria Isabel Faria Mendes Santos, 1962-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Maria Isabel Faria Mendes Santos, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Didáctica das ciências
Literacia científica
Práticas educativas
Teses de mestrado - 2012
topic Didáctica das ciências
Literacia científica
Práticas educativas
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-02T14:09:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8156
url http://hdl.handle.net/10451/8156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134220592873472