O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : o contributo de uma unidade de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregório, Helena Marisa dos Santos Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7684
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_f58bf549e5c16e9fbae608013602881d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7684
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : o contributo de uma unidade de ensinoDidáctica da matemáticaLiteracia estatísticaRaciocínio quantitativoRelatórios de estágio de mestrado - 2012Relatório de estágio de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Este relatório incide sobre uma unidade de ensino cujo objetivo é contribuir para a compreensão da promoção do desenvolvimento da literacia estatística em alunos do 2.º ciclo, dando especial atenção ao trabalho com diversas representações e à interpreta-ção de dados estatísticos. Este trabalho constitui uma reflexão sobre a minha prática profissional. Os participantes são alunos de uma turma do 5.º ano de uma escola pública da periferia de Lisboa, da qual sou professora. Para proceder à recolha de dados, utilizei diferentes métodos: (i) observação participante, com registos em diário de aula, áudio e/ou vídeo e (ii) recolha documental dos trabalhos produzidos pelos alunos. O relatório analisa as dificuldades evidenciadas pelos alunos antes, durante e no fim da unidade de ensino na construção e interpretação de diferentes representações dos dados, concluindo-se que estes revelam um evolução bastante significativa no seu desempenho em questões do nível de leitura de dados e algumas melhorias nas questões onde é requerida leitura entre os dados e para além dos dados. Há evidência, em alguns alunos, de características de raciocínio quantitativo e analítico. No que respeita às aprendizagens demonstradas pelos alunos no final da unidade de ensino na compreensão do conceito de média e seu significado num dado contexto, verifica-se que os alunos revelam compreender o procedimento utilizado para o cálculo da média, mas apenas alguns conseguem explicar o seu significado num dado contexto. Em relação à interpre-tação dos resultados que decorrem da organização e representação de dados, os alunos revelam uma evolução significativa. Finalmente, no que se refere às aprendizagens rea-lizadas pelos alunos no final da unidade de ensino, na utilização da informação estatísti-ca para resolver problemas e tomar decisões verifica-se que estes revelam uma evolução significativa, existindo evidências de características de raciocínio quantitativo de nível elevado.This report happens on a unit of education whose objective is to contribute for the understanding of the promotion of the development of the literacy statistics in stu-dents of 2.º cycle, being given special attention to the work with diverse representations and the interpretation of statistical data. This work constitutes a reflection on mine prac-tical professional. The participants are students of a group in a grade 5 class of a public school of the periphery of Lisbon, of which I am teacher. To proceed to the retraction of data, I used different methods: (i) participant comment, with registers in daily of lesson, audio and/or video and (ii) has collected documentary of the works produced for the students. The report before analyzes the difficulties evidenced for the students, during and in the end of the unit of education in the construction and interpretation of different representations of the data, concluding itself that these disclose to a sufficiently signifi-cant evolution in its performance in questions of the level of reading of data and some improvements in the questions where is required reading between the data and stops beyond the data. It has evidence, in some students, of characteristics of quantitative and analytical reasoning. In what it respects to the learning’s demonstrated for the students in the end of the unit of education in the understanding of the average concept and its meaning in data context, is verified that the students disclose to understand the proce-dure used for the calculation of the average, but only some obtain to explain its meaning in data context. In relation to the interpretation of the results that elapse of the organiza-tion and representation of data, the students disclose an evolution significant. Finally, as for the learning’s carried through for the students in the end of the unit of education, in the use of the information statistics to decide problems and to take decisions it is veri-fied that these disclose an evolution significant, existing evidences of characteristics of quantitative reasoning of high level.Ponte, João Pedro da, 1953-Repositório da Universidade de LisboaGregório, Helena Marisa dos Santos Pereira2013-02-07T16:46:19Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7684porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:27.118583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : o contributo de uma unidade de ensino
title O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : o contributo de uma unidade de ensino
spellingShingle O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : o contributo de uma unidade de ensino
Gregório, Helena Marisa dos Santos Pereira
Didáctica da matemática
Literacia estatística
Raciocínio quantitativo
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
title_short O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : o contributo de uma unidade de ensino
title_full O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : o contributo de uma unidade de ensino
title_fullStr O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : o contributo de uma unidade de ensino
title_full_unstemmed O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : o contributo de uma unidade de ensino
title_sort O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : o contributo de uma unidade de ensino
author Gregório, Helena Marisa dos Santos Pereira
author_facet Gregório, Helena Marisa dos Santos Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ponte, João Pedro da, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregório, Helena Marisa dos Santos Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Didáctica da matemática
Literacia estatística
Raciocínio quantitativo
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
topic Didáctica da matemática
Literacia estatística
Raciocínio quantitativo
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
description Relatório de estágio de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-02-07T16:46:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7684
url http://hdl.handle.net/10451/7684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134217210167296