Convergir pela diversidade em Queluz : um projecto de participação juvenil na comunidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pina, Carla Indira Moreira de, 1991-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26502
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_b68eb1a5048a16a2bf53134a51da214f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/26502
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Convergir pela diversidade em Queluz : um projecto de participação juvenil na comunidade escolarJovensParticipação juvenilDiversidadeComunidade escolarEducaçãoTrabalhos de projecto de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de projecto de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016“Convergir pela Diversidade em Queluz” é um projecto de educação intercultural, inserido no projecto ConverCidade, e concretizado na Escola Profissional Gustave Eiffel, Queluz. Os 14 jovens envolvidos integravam uma turma do 1ºano do curso Técnico Profissional de Animador Sociocultural, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, habitando, principalmente, em Sintra e Amadora e constituíam um grupo acolhedor, curioso, alegre e receptivo a novas propostas. O trabalho, desenvolvido entre Outubro de 2015 e Junho de 2016, teve como objectivo principal levar a comunidade a participar no seu próprio desenvolvimento, onde todos fossem agentes activos que pensam, criam e reflectem, tendo como ponto de partida as suas concepções da realidade social. Para a concretização desse objectivo seguiu-se uma metodologia qualitativa, usando como meios de diagnóstico as técnicas do World Café e do Focus Group. Com este processo participativo foram manifestadas diversas preocupações, a nível da falta de respeito perante a diversidade e a diferença, considerando que era necessário promover mudanças a esse nível. A partir desse momento o grupo de jovens liderou todo o processo de elaboração e concretização do plano de acção, envolvendo toda a comunidade escolar. Deste processo resultaram as acções “Queque Queres?- Semana da Visibilidade Positiva” e o “Quem Quer Ser Cromo?”, que envolveu todas as turmas da escola, com o apoio dos respectivos docentes. No final, o grupo de jovens compreendeu que tinha atingido o objectivo de consciencializar e sensibilizar a comunidade escolar para a diversidade cultural, considerando que a partir daí poder-se-ia avançar para um projecto comum, participado em todas as fases, onde todos poderiam ser protagonistas. Estes jovens sentiram-se bastante satisfeitos ao perceberem que, com o projecto, a comunidade escolar estará mais atenta e pensará nas questões da diversidade antes de julgar ou desrespeitar o outro pela sua diferença.“Convergir pela Diversidade em Queluz” (“Converging for Diversity in Queluz”) is an intercultural education project - part of ConverCidade programme – based at Escola Professional Gustave Eiffel in Queluz. The 14 youngsters involved - all between the ages of 15 and 19 and living in Sintra and Amadora, attended Year 1 of a vocational course in ‘Socio-cultural Animation’. They were a curious, welcoming and joyful group, and open to proposals. The hereby reported work took place between October 2015 and June 2016. Its aim was for the community to start playing an active role in its own development, as change agents who could think, create and reflect upon their perceptions of their own social context. A qualitative methodology was used to achieve this goal, in form of World Café and Focus Group as ways to identifying and analysing needs. Through this participative process, various concerns were raised, such as a lack of respect for diversity and differences. Thus, promoting change in regards to this was considered a strong need. After initial stages, the group drafted and implemented an action plan, involving the whole school community. Example activities include “Queque Queres? – A week of positive Visibility” and “Who wants to be a Character?”, both of which included all of the classgroups at school, as well as their class teachers. By the end of the process, the group of youngsters felt they had achieved their objective of raising awareness and sensitising the school community for cultural diversity, suggesting that from there on a joint project could be thought out, allowing for all to participate first hand. As a result, there was also a sense of satisfaction in that, through the project, the school community would possibly pay more attention to diversity in the future, and think before judging or before pointing to the Other’s differences.Caetano, Ana Paula, 1962-Repositório da Universidade de LisboaPina, Carla Indira Moreira de, 1991-2017-02-13T15:33:26Z20162016-10-122016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfvideo/quicktimehttp://hdl.handle.net/10451/26502TID:201704153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:08.755574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Convergir pela diversidade em Queluz : um projecto de participação juvenil na comunidade escolar
title Convergir pela diversidade em Queluz : um projecto de participação juvenil na comunidade escolar
spellingShingle Convergir pela diversidade em Queluz : um projecto de participação juvenil na comunidade escolar
Pina, Carla Indira Moreira de, 1991-
Jovens
Participação juvenil
Diversidade
Comunidade escolar
Educação
Trabalhos de projecto de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Convergir pela diversidade em Queluz : um projecto de participação juvenil na comunidade escolar
title_full Convergir pela diversidade em Queluz : um projecto de participação juvenil na comunidade escolar
title_fullStr Convergir pela diversidade em Queluz : um projecto de participação juvenil na comunidade escolar
title_full_unstemmed Convergir pela diversidade em Queluz : um projecto de participação juvenil na comunidade escolar
title_sort Convergir pela diversidade em Queluz : um projecto de participação juvenil na comunidade escolar
author Pina, Carla Indira Moreira de, 1991-
author_facet Pina, Carla Indira Moreira de, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Ana Paula, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pina, Carla Indira Moreira de, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Participação juvenil
Diversidade
Comunidade escolar
Educação
Trabalhos de projecto de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Jovens
Participação juvenil
Diversidade
Comunidade escolar
Educação
Trabalhos de projecto de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Trabalho de projecto de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-12
2016-01-01T00:00:00Z
2017-02-13T15:33:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/26502
TID:201704153
url http://hdl.handle.net/10451/26502
identifier_str_mv TID:201704153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
video/quicktime
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134348242321408