O impacto do contexto clínico na empatia de estudantes de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Letícia Alexandra Correia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43350
Resumo: A presente investigação tem como objetivo avaliar como as respostas empáticas dos estudantes de mestrado em Psicologia evoluem durante o estágio curricular. Neste sentido, de modo a compreender melhor este constructo, são consideradas as seguintes variáveis: a resposta comportamental durante a administração de um protocolo com vinhetas ecológicas, a resposta cardíaca às mesmas vinhetas empáticas, e as respostas a um instrumento de autorrelato para avaliar a empatia. Neste estudo, foi administrado uma versão reduzida do instrumento de vinhetas empáticas com 14 vinhetas, tendo seis valência emocional positiva e oito valência emocional negativa. Participaram neste estudo 31 estudantes na transição entre o primeiro e o segundo anos de mestrado em Psicologia Clínica. Os dados foram recolhidos em dois momentos: antes e após o estágio curricular. Os dados demonstram que nesta amostra existiu uma diminuição da frequência cardíaca durante a visualização das vinhetas depois do estágio e, consequentemente, uma diminuição dos níveis das respostas empáticas dadas a essas mesmas vinhetas. Ainda assim, os estudantes apresentaram uma perceção de aumento de empatia após a prática clínica.
id RCAP_b6abbaba6e61e33a18e4d35428d8a7f1
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43350
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do contexto clínico na empatia de estudantes de psicologiaEmpatia clínicaVinhetasFrequência cardíacaEstágio curricularClinical empathyVignettesHeart rateCurricular internshipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA presente investigação tem como objetivo avaliar como as respostas empáticas dos estudantes de mestrado em Psicologia evoluem durante o estágio curricular. Neste sentido, de modo a compreender melhor este constructo, são consideradas as seguintes variáveis: a resposta comportamental durante a administração de um protocolo com vinhetas ecológicas, a resposta cardíaca às mesmas vinhetas empáticas, e as respostas a um instrumento de autorrelato para avaliar a empatia. Neste estudo, foi administrado uma versão reduzida do instrumento de vinhetas empáticas com 14 vinhetas, tendo seis valência emocional positiva e oito valência emocional negativa. Participaram neste estudo 31 estudantes na transição entre o primeiro e o segundo anos de mestrado em Psicologia Clínica. Os dados foram recolhidos em dois momentos: antes e após o estágio curricular. Os dados demonstram que nesta amostra existiu uma diminuição da frequência cardíaca durante a visualização das vinhetas depois do estágio e, consequentemente, uma diminuição dos níveis das respostas empáticas dadas a essas mesmas vinhetas. Ainda assim, os estudantes apresentaram uma perceção de aumento de empatia após a prática clínica.This research aims to evaluate how the empathic responses of master students in Psychology evolve during the curricular internship. In this sense, in order to better understand this construct, the following variables are considered: the behavioral response during the administration of a protocol with ecological vignettes, the cardiac response to the same empathic vignettes, and the responses to a self-report instrument to assess empathy. In this study, a reduced version of the instrument of empathic vignettes with 14 vignettes was administered, six of those having positive emotional valence and eight negative emotional valence. In this study participated 31 students in the transition between the first and second years of master’s degree in Clinical Psychology. The data were collected in two moments: before and after the curricular internship. The data demonstrate that in this sample there was a decrease in heart rate during the visualization of the vignettes after the internship and, consequently, a decrease in the levels of empathic responses given to these same vignettes. Still, the students showed a perceived increased empathy after clinical practice.Silva, Clédna Patrícia de OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLopes, Letícia Alexandra Correia2023-12-14T12:24:58Z2023-07-122023-072023-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43350TID:203348699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-19T01:38:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:01.870319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do contexto clínico na empatia de estudantes de psicologia
title O impacto do contexto clínico na empatia de estudantes de psicologia
spellingShingle O impacto do contexto clínico na empatia de estudantes de psicologia
Lopes, Letícia Alexandra Correia
Empatia clínica
Vinhetas
Frequência cardíaca
Estágio curricular
Clinical empathy
Vignettes
Heart rate
Curricular internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short O impacto do contexto clínico na empatia de estudantes de psicologia
title_full O impacto do contexto clínico na empatia de estudantes de psicologia
title_fullStr O impacto do contexto clínico na empatia de estudantes de psicologia
title_full_unstemmed O impacto do contexto clínico na empatia de estudantes de psicologia
title_sort O impacto do contexto clínico na empatia de estudantes de psicologia
author Lopes, Letícia Alexandra Correia
author_facet Lopes, Letícia Alexandra Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Clédna Patrícia de Oliveira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Letícia Alexandra Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Empatia clínica
Vinhetas
Frequência cardíaca
Estágio curricular
Clinical empathy
Vignettes
Heart rate
Curricular internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Empatia clínica
Vinhetas
Frequência cardíaca
Estágio curricular
Clinical empathy
Vignettes
Heart rate
Curricular internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description A presente investigação tem como objetivo avaliar como as respostas empáticas dos estudantes de mestrado em Psicologia evoluem durante o estágio curricular. Neste sentido, de modo a compreender melhor este constructo, são consideradas as seguintes variáveis: a resposta comportamental durante a administração de um protocolo com vinhetas ecológicas, a resposta cardíaca às mesmas vinhetas empáticas, e as respostas a um instrumento de autorrelato para avaliar a empatia. Neste estudo, foi administrado uma versão reduzida do instrumento de vinhetas empáticas com 14 vinhetas, tendo seis valência emocional positiva e oito valência emocional negativa. Participaram neste estudo 31 estudantes na transição entre o primeiro e o segundo anos de mestrado em Psicologia Clínica. Os dados foram recolhidos em dois momentos: antes e após o estágio curricular. Os dados demonstram que nesta amostra existiu uma diminuição da frequência cardíaca durante a visualização das vinhetas depois do estágio e, consequentemente, uma diminuição dos níveis das respostas empáticas dadas a essas mesmas vinhetas. Ainda assim, os estudantes apresentaram uma perceção de aumento de empatia após a prática clínica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14T12:24:58Z
2023-07-12
2023-07
2023-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/43350
TID:203348699
url http://hdl.handle.net/10400.14/43350
identifier_str_mv TID:203348699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136437177679872