Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Sofia Regina da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14067
Resumo: O presente trabalho permitiu a criação de um conjunto de orientações de design que influenciam a experiência do utilizador num catálogo de produtos B2B online em multi-dispositivos, no contexto do projeto centroproduto desenvolvido pela empresa Prodcent LDA. Gerou-se este documento de apoio que indica como deve ser construída a plataforma B2B, de modo a facilitar futuros desenvolvimentos da mesma. Para isso, recorreu-se a análises heurísticas de vários portais B2B existentes no mercado online, acompanhados de teorias e regras no contexto de interação em computadores e em dispositivos móveis. Definidas as primeiras orientações de design, iniciou-se a construção de wireframes que possibilitam a compreensão dos objetivos dos ecrãs, servindo de apoio para a criação dos ecrãs finais. Todo o processo de criação do design e das próprias orientações foram validadas através da realização de testes de usabilidade, utilizando métodos de recolha de dados junto dos participantes: cognitive walkthroughs, observação direta, thinking-aloud (“pensar alto”) e questionários pós-teste. A recolha e análise dos dados recolhidos identificaram problemas aos quais foram propostas algumas soluções, melhorando a experiência do utilizador no projeto centroproduto.
id RCAP_b6adfb9a69cc65472fed05cd4c798a71
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14067
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivosComunicação multimédiaDesign - Interfaces gráficasDesign - Dispositivos móveisDesign de produtos - CatálogosComércio - SustentabilidadeComércio electrónicoUsabilidadeO presente trabalho permitiu a criação de um conjunto de orientações de design que influenciam a experiência do utilizador num catálogo de produtos B2B online em multi-dispositivos, no contexto do projeto centroproduto desenvolvido pela empresa Prodcent LDA. Gerou-se este documento de apoio que indica como deve ser construída a plataforma B2B, de modo a facilitar futuros desenvolvimentos da mesma. Para isso, recorreu-se a análises heurísticas de vários portais B2B existentes no mercado online, acompanhados de teorias e regras no contexto de interação em computadores e em dispositivos móveis. Definidas as primeiras orientações de design, iniciou-se a construção de wireframes que possibilitam a compreensão dos objetivos dos ecrãs, servindo de apoio para a criação dos ecrãs finais. Todo o processo de criação do design e das próprias orientações foram validadas através da realização de testes de usabilidade, utilizando métodos de recolha de dados junto dos participantes: cognitive walkthroughs, observação direta, thinking-aloud (“pensar alto”) e questionários pós-teste. A recolha e análise dos dados recolhidos identificaram problemas aos quais foram propostas algumas soluções, melhorando a experiência do utilizador no projeto centroproduto.This project allowed the creation of a set of design guidelines that influence the user experience in an online B2B products catalogue for multi-devices within the centroproduto project developed by the company Prodcent, LDA. This support document was generated which indicates how a B2B platform should be design in order to facilitate its future development. In order to accomplish so, heuristic analysis from several B2B portals which exist on the online market were used, combined with the theory and rules regarding the computer and mobile devices interaction. Once established the first design guidelines, it began the process of wireframes creation which allow a better understanding of the goals of the screens thus supporting the production of the final screens. The entire process of design creation and its guidelines were validated according to several usability tests, with the use of data collection methods with the participants: cognitive walkthroughs, direct observation, thinking-aloud and post-test surveys. The data collection and analysis identified problems to which some solutions were suggested thus improving the user experience for the centroproduto project.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:48Z2014-11-01T00:00:00Z2014-112015-11-01T16:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14067TID:201594242porCruz, Sofia Regina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:42Zoai:ria.ua.pt:10773/14067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:44.426312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos
title Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos
spellingShingle Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos
Cruz, Sofia Regina da Silva
Comunicação multimédia
Design - Interfaces gráficas
Design - Dispositivos móveis
Design de produtos - Catálogos
Comércio - Sustentabilidade
Comércio electrónico
Usabilidade
title_short Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos
title_full Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos
title_fullStr Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos
title_full_unstemmed Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos
title_sort Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos
author Cruz, Sofia Regina da Silva
author_facet Cruz, Sofia Regina da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Sofia Regina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia
Design - Interfaces gráficas
Design - Dispositivos móveis
Design de produtos - Catálogos
Comércio - Sustentabilidade
Comércio electrónico
Usabilidade
topic Comunicação multimédia
Design - Interfaces gráficas
Design - Dispositivos móveis
Design de produtos - Catálogos
Comércio - Sustentabilidade
Comércio electrónico
Usabilidade
description O presente trabalho permitiu a criação de um conjunto de orientações de design que influenciam a experiência do utilizador num catálogo de produtos B2B online em multi-dispositivos, no contexto do projeto centroproduto desenvolvido pela empresa Prodcent LDA. Gerou-se este documento de apoio que indica como deve ser construída a plataforma B2B, de modo a facilitar futuros desenvolvimentos da mesma. Para isso, recorreu-se a análises heurísticas de vários portais B2B existentes no mercado online, acompanhados de teorias e regras no contexto de interação em computadores e em dispositivos móveis. Definidas as primeiras orientações de design, iniciou-se a construção de wireframes que possibilitam a compreensão dos objetivos dos ecrãs, servindo de apoio para a criação dos ecrãs finais. Todo o processo de criação do design e das próprias orientações foram validadas através da realização de testes de usabilidade, utilizando métodos de recolha de dados junto dos participantes: cognitive walkthroughs, observação direta, thinking-aloud (“pensar alto”) e questionários pós-teste. A recolha e análise dos dados recolhidos identificaram problemas aos quais foram propostas algumas soluções, melhorando a experiência do utilizador no projeto centroproduto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-01T00:00:00Z
2014-11
2015-11-01T16:00:00Z
2018-07-20T14:00:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14067
TID:201594242
url http://hdl.handle.net/10773/14067
identifier_str_mv TID:201594242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137548079988736