Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14067 |
Resumo: | O presente trabalho permitiu a criação de um conjunto de orientações de design que influenciam a experiência do utilizador num catálogo de produtos B2B online em multi-dispositivos, no contexto do projeto centroproduto desenvolvido pela empresa Prodcent LDA. Gerou-se este documento de apoio que indica como deve ser construída a plataforma B2B, de modo a facilitar futuros desenvolvimentos da mesma. Para isso, recorreu-se a análises heurísticas de vários portais B2B existentes no mercado online, acompanhados de teorias e regras no contexto de interação em computadores e em dispositivos móveis. Definidas as primeiras orientações de design, iniciou-se a construção de wireframes que possibilitam a compreensão dos objetivos dos ecrãs, servindo de apoio para a criação dos ecrãs finais. Todo o processo de criação do design e das próprias orientações foram validadas através da realização de testes de usabilidade, utilizando métodos de recolha de dados junto dos participantes: cognitive walkthroughs, observação direta, thinking-aloud (“pensar alto”) e questionários pós-teste. A recolha e análise dos dados recolhidos identificaram problemas aos quais foram propostas algumas soluções, melhorando a experiência do utilizador no projeto centroproduto. |
id |
RCAP_b6adfb9a69cc65472fed05cd4c798a71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14067 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivosComunicação multimédiaDesign - Interfaces gráficasDesign - Dispositivos móveisDesign de produtos - CatálogosComércio - SustentabilidadeComércio electrónicoUsabilidadeO presente trabalho permitiu a criação de um conjunto de orientações de design que influenciam a experiência do utilizador num catálogo de produtos B2B online em multi-dispositivos, no contexto do projeto centroproduto desenvolvido pela empresa Prodcent LDA. Gerou-se este documento de apoio que indica como deve ser construída a plataforma B2B, de modo a facilitar futuros desenvolvimentos da mesma. Para isso, recorreu-se a análises heurísticas de vários portais B2B existentes no mercado online, acompanhados de teorias e regras no contexto de interação em computadores e em dispositivos móveis. Definidas as primeiras orientações de design, iniciou-se a construção de wireframes que possibilitam a compreensão dos objetivos dos ecrãs, servindo de apoio para a criação dos ecrãs finais. Todo o processo de criação do design e das próprias orientações foram validadas através da realização de testes de usabilidade, utilizando métodos de recolha de dados junto dos participantes: cognitive walkthroughs, observação direta, thinking-aloud (“pensar alto”) e questionários pós-teste. A recolha e análise dos dados recolhidos identificaram problemas aos quais foram propostas algumas soluções, melhorando a experiência do utilizador no projeto centroproduto.This project allowed the creation of a set of design guidelines that influence the user experience in an online B2B products catalogue for multi-devices within the centroproduto project developed by the company Prodcent, LDA. This support document was generated which indicates how a B2B platform should be design in order to facilitate its future development. In order to accomplish so, heuristic analysis from several B2B portals which exist on the online market were used, combined with the theory and rules regarding the computer and mobile devices interaction. Once established the first design guidelines, it began the process of wireframes creation which allow a better understanding of the goals of the screens thus supporting the production of the final screens. The entire process of design creation and its guidelines were validated according to several usability tests, with the use of data collection methods with the participants: cognitive walkthroughs, direct observation, thinking-aloud and post-test surveys. The data collection and analysis identified problems to which some solutions were suggested thus improving the user experience for the centroproduto project.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:48Z2014-11-01T00:00:00Z2014-112015-11-01T16:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14067TID:201594242porCruz, Sofia Regina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:42Zoai:ria.ua.pt:10773/14067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:44.426312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos |
title |
Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos |
spellingShingle |
Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos Cruz, Sofia Regina da Silva Comunicação multimédia Design - Interfaces gráficas Design - Dispositivos móveis Design de produtos - Catálogos Comércio - Sustentabilidade Comércio electrónico Usabilidade |
title_short |
Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos |
title_full |
Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos |
title_fullStr |
Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos |
title_full_unstemmed |
Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos |
title_sort |
Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos |
author |
Cruz, Sofia Regina da Silva |
author_facet |
Cruz, Sofia Regina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Sofia Regina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação multimédia Design - Interfaces gráficas Design - Dispositivos móveis Design de produtos - Catálogos Comércio - Sustentabilidade Comércio electrónico Usabilidade |
topic |
Comunicação multimédia Design - Interfaces gráficas Design - Dispositivos móveis Design de produtos - Catálogos Comércio - Sustentabilidade Comércio electrónico Usabilidade |
description |
O presente trabalho permitiu a criação de um conjunto de orientações de design que influenciam a experiência do utilizador num catálogo de produtos B2B online em multi-dispositivos, no contexto do projeto centroproduto desenvolvido pela empresa Prodcent LDA. Gerou-se este documento de apoio que indica como deve ser construída a plataforma B2B, de modo a facilitar futuros desenvolvimentos da mesma. Para isso, recorreu-se a análises heurísticas de vários portais B2B existentes no mercado online, acompanhados de teorias e regras no contexto de interação em computadores e em dispositivos móveis. Definidas as primeiras orientações de design, iniciou-se a construção de wireframes que possibilitam a compreensão dos objetivos dos ecrãs, servindo de apoio para a criação dos ecrãs finais. Todo o processo de criação do design e das próprias orientações foram validadas através da realização de testes de usabilidade, utilizando métodos de recolha de dados junto dos participantes: cognitive walkthroughs, observação direta, thinking-aloud (“pensar alto”) e questionários pós-teste. A recolha e análise dos dados recolhidos identificaram problemas aos quais foram propostas algumas soluções, melhorando a experiência do utilizador no projeto centroproduto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-01T00:00:00Z 2014-11 2015-11-01T16:00:00Z 2018-07-20T14:00:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14067 TID:201594242 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14067 |
identifier_str_mv |
TID:201594242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137548079988736 |