Percepção de estresse fisiológico em professores da rede pública de educação municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição,José Bossle da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bellinati,Natalia Veronez da Cunha, Agostinetto,Lenita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862019000200014
Resumo: A docência pode ser uma profissão estressante uma vez que os profissionais são expostos diariamente a situações que contribuem para o desequilíbrio físico e mental. O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores estressores e a manifestação de estresse fisiológico em docentes efetivos em atividade na rede municipal. Participaram da pesquisa 149 professores efetivos da Rede Municipal de Educação do municipio de Lages, Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada por intermédio da aplicação de questionário adaptado de Escala de Estresse no Ambiente de Trabalho e de Sintomas de Stress para Adultos. Os dados obtidos foram categorizados segundo a escala Likert de dois pontos e classificados em três categorias (baixo, moderado, alto) que representaram o nível de estresse nos docentes pesquisados. A maioria dos professores (87,2%) percebe-se estressados e apresentam baixo nível de estresse (50,8%), no entanto, apresentam associação significativa com a maioria dos sintomas fisiológicos de todas as fases do modelo quadrifásico de estresse. Portanto, é necessário alertar os professores sobre os problemas causados pelo estresse para preservar a sua saúde e evitar o absenteísmo ou o presenteísmo.
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