ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: YAEGASHI, Solange Franci Raimundo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PEREIRA, Ana Maria Teresa Benevides, CAETANO, Luciana Maria
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5716
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar os níveis de estresse e burnout em 499 professores do ensino público fundamental de 25 cidades paranaenses. Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) Questionário sócio-demográfico para caracterização da amostra; 2) ISE – Inventário de Sintomatologia de Estresse; e 3) MBI (Maslach Burnout Inventory). Os resultados do estudo revelam que os professores da amostra possuem não só sintomas de estresse, mas também de burnout. Isso evidencia a necessidade de uma melhor qualidade laboral para estes docentes, uma vez que o estresse e o burnout interferem de forma significativa na relação professor-aluno e, conseqüentemente, no processo de aprendizagem. Chegou-se à conclusão que os professores que apresentam um quadro instalado de estresse e/ou burnout faltam com mais frequência ao trabalho, afastam-se para licenças médicas em virtude de inúmeras doenças que desenvolvem e demonstram sofrimento psíquico por não conseguirem lidar com as demandas do meio.
id UNICESU -1_7a3d737f1d9c63e21065811a1c9a2a67
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5716
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTEEstresseBurnoutPrática docenteO presente estudo teve como objetivo investigar os níveis de estresse e burnout em 499 professores do ensino público fundamental de 25 cidades paranaenses. Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) Questionário sócio-demográfico para caracterização da amostra; 2) ISE – Inventário de Sintomatologia de Estresse; e 3) MBI (Maslach Burnout Inventory). Os resultados do estudo revelam que os professores da amostra possuem não só sintomas de estresse, mas também de burnout. Isso evidencia a necessidade de uma melhor qualidade laboral para estes docentes, uma vez que o estresse e o burnout interferem de forma significativa na relação professor-aluno e, conseqüentemente, no processo de aprendizagem. Chegou-se à conclusão que os professores que apresentam um quadro instalado de estresse e/ou burnout faltam com mais frequência ao trabalho, afastam-se para licenças médicas em virtude de inúmeras doenças que desenvolvem e demonstram sofrimento psíquico por não conseguirem lidar com as demandas do meio.UniCesumar2020-04-28T18:45:07Z2020-04-28T18:45:07Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5716otherYAEGASHI, Solange Franci RaimundoPEREIRA, Ana Maria Teresa BenevidesCAETANO, Luciana Mariareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:50Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:00.142Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
title ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
spellingShingle ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
YAEGASHI, Solange Franci Raimundo
Estresse
Burnout
Prática docente
title_short ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
title_full ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
title_fullStr ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
title_full_unstemmed ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
title_sort ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
author YAEGASHI, Solange Franci Raimundo
author_facet YAEGASHI, Solange Franci Raimundo
PEREIRA, Ana Maria Teresa Benevides
CAETANO, Luciana Maria
author_role author
author2 PEREIRA, Ana Maria Teresa Benevides
CAETANO, Luciana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv YAEGASHI, Solange Franci Raimundo
PEREIRA, Ana Maria Teresa Benevides
CAETANO, Luciana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse
Burnout
Prática docente
topic Estresse
Burnout
Prática docente
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo teve como objetivo investigar os níveis de estresse e burnout em 499 professores do ensino público fundamental de 25 cidades paranaenses. Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) Questionário sócio-demográfico para caracterização da amostra; 2) ISE – Inventário de Sintomatologia de Estresse; e 3) MBI (Maslach Burnout Inventory). Os resultados do estudo revelam que os professores da amostra possuem não só sintomas de estresse, mas também de burnout. Isso evidencia a necessidade de uma melhor qualidade laboral para estes docentes, uma vez que o estresse e o burnout interferem de forma significativa na relação professor-aluno e, conseqüentemente, no processo de aprendizagem. Chegou-se à conclusão que os professores que apresentam um quadro instalado de estresse e/ou burnout faltam com mais frequência ao trabalho, afastam-se para licenças médicas em virtude de inúmeras doenças que desenvolvem e demonstram sofrimento psíquico por não conseguirem lidar com as demandas do meio.
description O presente estudo teve como objetivo investigar os níveis de estresse e burnout em 499 professores do ensino público fundamental de 25 cidades paranaenses. Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) Questionário sócio-demográfico para caracterização da amostra; 2) ISE – Inventário de Sintomatologia de Estresse; e 3) MBI (Maslach Burnout Inventory). Os resultados do estudo revelam que os professores da amostra possuem não só sintomas de estresse, mas também de burnout. Isso evidencia a necessidade de uma melhor qualidade laboral para estes docentes, uma vez que o estresse e o burnout interferem de forma significativa na relação professor-aluno e, conseqüentemente, no processo de aprendizagem. Chegou-se à conclusão que os professores que apresentam um quadro instalado de estresse e/ou burnout faltam com mais frequência ao trabalho, afastam-se para licenças médicas em virtude de inúmeras doenças que desenvolvem e demonstram sofrimento psíquico por não conseguirem lidar com as demandas do meio.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-04-28T18:45:07Z
2020-04-28T18:45:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5716
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5716
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948584541290496