ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5716 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar os níveis de estresse e burnout em 499 professores do ensino público fundamental de 25 cidades paranaenses. Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) Questionário sócio-demográfico para caracterização da amostra; 2) ISE – Inventário de Sintomatologia de Estresse; e 3) MBI (Maslach Burnout Inventory). Os resultados do estudo revelam que os professores da amostra possuem não só sintomas de estresse, mas também de burnout. Isso evidencia a necessidade de uma melhor qualidade laboral para estes docentes, uma vez que o estresse e o burnout interferem de forma significativa na relação professor-aluno e, conseqüentemente, no processo de aprendizagem. Chegou-se à conclusão que os professores que apresentam um quadro instalado de estresse e/ou burnout faltam com mais frequência ao trabalho, afastam-se para licenças médicas em virtude de inúmeras doenças que desenvolvem e demonstram sofrimento psíquico por não conseguirem lidar com as demandas do meio. |
id |
UNICESU -1_7a3d737f1d9c63e21065811a1c9a2a67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5716 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTEEstresseBurnoutPrática docenteO presente estudo teve como objetivo investigar os níveis de estresse e burnout em 499 professores do ensino público fundamental de 25 cidades paranaenses. Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) Questionário sócio-demográfico para caracterização da amostra; 2) ISE – Inventário de Sintomatologia de Estresse; e 3) MBI (Maslach Burnout Inventory). Os resultados do estudo revelam que os professores da amostra possuem não só sintomas de estresse, mas também de burnout. Isso evidencia a necessidade de uma melhor qualidade laboral para estes docentes, uma vez que o estresse e o burnout interferem de forma significativa na relação professor-aluno e, conseqüentemente, no processo de aprendizagem. Chegou-se à conclusão que os professores que apresentam um quadro instalado de estresse e/ou burnout faltam com mais frequência ao trabalho, afastam-se para licenças médicas em virtude de inúmeras doenças que desenvolvem e demonstram sofrimento psíquico por não conseguirem lidar com as demandas do meio.UniCesumar2020-04-28T18:45:07Z2020-04-28T18:45:07Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5716otherYAEGASHI, Solange Franci RaimundoPEREIRA, Ana Maria Teresa BenevidesCAETANO, Luciana Mariareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:50Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:00.142Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE |
title |
ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE |
spellingShingle |
ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE YAEGASHI, Solange Franci Raimundo Estresse Burnout Prática docente |
title_short |
ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE |
title_full |
ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE |
title_fullStr |
ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE |
title_sort |
ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE |
author |
YAEGASHI, Solange Franci Raimundo |
author_facet |
YAEGASHI, Solange Franci Raimundo PEREIRA, Ana Maria Teresa Benevides CAETANO, Luciana Maria |
author_role |
author |
author2 |
PEREIRA, Ana Maria Teresa Benevides CAETANO, Luciana Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
YAEGASHI, Solange Franci Raimundo PEREIRA, Ana Maria Teresa Benevides CAETANO, Luciana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estresse Burnout Prática docente |
topic |
Estresse Burnout Prática docente |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo teve como objetivo investigar os níveis de estresse e burnout em 499 professores do ensino público fundamental de 25 cidades paranaenses. Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) Questionário sócio-demográfico para caracterização da amostra; 2) ISE – Inventário de Sintomatologia de Estresse; e 3) MBI (Maslach Burnout Inventory). Os resultados do estudo revelam que os professores da amostra possuem não só sintomas de estresse, mas também de burnout. Isso evidencia a necessidade de uma melhor qualidade laboral para estes docentes, uma vez que o estresse e o burnout interferem de forma significativa na relação professor-aluno e, conseqüentemente, no processo de aprendizagem. Chegou-se à conclusão que os professores que apresentam um quadro instalado de estresse e/ou burnout faltam com mais frequência ao trabalho, afastam-se para licenças médicas em virtude de inúmeras doenças que desenvolvem e demonstram sofrimento psíquico por não conseguirem lidar com as demandas do meio. |
description |
O presente estudo teve como objetivo investigar os níveis de estresse e burnout em 499 professores do ensino público fundamental de 25 cidades paranaenses. Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) Questionário sócio-demográfico para caracterização da amostra; 2) ISE – Inventário de Sintomatologia de Estresse; e 3) MBI (Maslach Burnout Inventory). Os resultados do estudo revelam que os professores da amostra possuem não só sintomas de estresse, mas também de burnout. Isso evidencia a necessidade de uma melhor qualidade laboral para estes docentes, uma vez que o estresse e o burnout interferem de forma significativa na relação professor-aluno e, conseqüentemente, no processo de aprendizagem. Chegou-se à conclusão que os professores que apresentam um quadro instalado de estresse e/ou burnout faltam com mais frequência ao trabalho, afastam-se para licenças médicas em virtude de inúmeras doenças que desenvolvem e demonstram sofrimento psíquico por não conseguirem lidar com as demandas do meio. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-04-28T18:45:07Z 2020-04-28T18:45:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5716 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948584541290496 |