Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrício, Daniela Assunção Santana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/7621
Resumo: Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2015
id RCAP_b6c6bfc635acf34916ac856cf3241ca6
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7621
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticosTurismoMarketingSazonalidadeTurismo séniorPortugal - AlgarveDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2015Atualmente o turismo é um dos setores de maior crescimento a nível mundial e está continuamente em expansão e diversificação. Neste sentido, a nível nacional o seu impacto na economia é igualmente crescente, contribuindo para o produto interno bruto e para o acréscimo no número de empresas, volume de negócios e postos de trabalho. O desenvolvimento do turismo no Algarve iniciou-se nos anos 60, com a influência da construção de várias infraestruturas, que tornaram a região num destino turístico de referência, facto que se mantém até à atualidade. Este contexto originou uma evolução da procura turística, no entanto esta procura tem um carácter sazonal. A sazonalidade é considerada uma característica intrínseca ao turismo e afeta quase todos os países a nível global, existindo assim a necessidade de procura de estratégias para atenuar os seus efeitos. Tendo em conta a atual conjetura de envelhecimento populacional e do aumento da população idosa, existe também uma crescente contribuição dos cidadãos seniores na procura turística. Este facto apresenta novas oportunidades relativamente a um novo segmento de mercado turístico. Este novo segmento tem sido alvo do interesse dos vários intervenientes no turismo, sendo então necessário conhecer as suas motivações e características de modo a responder às necessidades existentes. Esta dissertação pretende fazer uma análise multidimensional das diferentes características dos turistas seniores que visitam o Algarve durante a época média. Para este fim é utilizada uma metodologia com base nos métodos CATPCA e K-Means, os quais deram origem à formação de 3 clusters.Ferreira, Eugénia Maria Dores MaiaLopes, Iris Regina CabralSapientiaPatrício, Daniela Assunção Santana2016-02-08T10:47:10Z2015-12-0720152015-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7621TID:201178648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:45Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:56.696897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos
title Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos
spellingShingle Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos
Patrício, Daniela Assunção Santana
Turismo
Marketing
Sazonalidade
Turismo sénior
Portugal - Algarve
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos
title_full Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos
title_fullStr Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos
title_full_unstemmed Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos
title_sort Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos
author Patrício, Daniela Assunção Santana
author_facet Patrício, Daniela Assunção Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Eugénia Maria Dores Maia
Lopes, Iris Regina Cabral
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrício, Daniela Assunção Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Marketing
Sazonalidade
Turismo sénior
Portugal - Algarve
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Turismo
Marketing
Sazonalidade
Turismo sénior
Portugal - Algarve
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-07
2015
2015-12-07T00:00:00Z
2016-02-08T10:47:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/7621
TID:201178648
url http://hdl.handle.net/10400.1/7621
identifier_str_mv TID:201178648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133223978008576