Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/7621 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2015 |
id |
RCAP_b6c6bfc635acf34916ac856cf3241ca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7621 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticosTurismoMarketingSazonalidadeTurismo séniorPortugal - AlgarveDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2015Atualmente o turismo é um dos setores de maior crescimento a nível mundial e está continuamente em expansão e diversificação. Neste sentido, a nível nacional o seu impacto na economia é igualmente crescente, contribuindo para o produto interno bruto e para o acréscimo no número de empresas, volume de negócios e postos de trabalho. O desenvolvimento do turismo no Algarve iniciou-se nos anos 60, com a influência da construção de várias infraestruturas, que tornaram a região num destino turístico de referência, facto que se mantém até à atualidade. Este contexto originou uma evolução da procura turística, no entanto esta procura tem um carácter sazonal. A sazonalidade é considerada uma característica intrínseca ao turismo e afeta quase todos os países a nível global, existindo assim a necessidade de procura de estratégias para atenuar os seus efeitos. Tendo em conta a atual conjetura de envelhecimento populacional e do aumento da população idosa, existe também uma crescente contribuição dos cidadãos seniores na procura turística. Este facto apresenta novas oportunidades relativamente a um novo segmento de mercado turístico. Este novo segmento tem sido alvo do interesse dos vários intervenientes no turismo, sendo então necessário conhecer as suas motivações e características de modo a responder às necessidades existentes. Esta dissertação pretende fazer uma análise multidimensional das diferentes características dos turistas seniores que visitam o Algarve durante a época média. Para este fim é utilizada uma metodologia com base nos métodos CATPCA e K-Means, os quais deram origem à formação de 3 clusters.Ferreira, Eugénia Maria Dores MaiaLopes, Iris Regina CabralSapientiaPatrício, Daniela Assunção Santana2016-02-08T10:47:10Z2015-12-0720152015-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7621TID:201178648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:45Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:56.696897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos |
title |
Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos |
spellingShingle |
Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos Patrício, Daniela Assunção Santana Turismo Marketing Sazonalidade Turismo sénior Portugal - Algarve Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos |
title_full |
Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos |
title_fullStr |
Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos |
title_full_unstemmed |
Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos |
title_sort |
Análise multidimensional do turista sénior em época média no Algarve: um contributo para o marketing de destinos turísticos |
author |
Patrício, Daniela Assunção Santana |
author_facet |
Patrício, Daniela Assunção Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Eugénia Maria Dores Maia Lopes, Iris Regina Cabral Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrício, Daniela Assunção Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Marketing Sazonalidade Turismo sénior Portugal - Algarve Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Turismo Marketing Sazonalidade Turismo sénior Portugal - Algarve Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-07 2015 2015-12-07T00:00:00Z 2016-02-08T10:47:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/7621 TID:201178648 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/7621 |
identifier_str_mv |
TID:201178648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133223978008576 |