O ensino indígena em Angola e o papel dos missionários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanga, Lino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5192
Resumo: O presente trabalho procura abordar a questão do ensino indígena em Angola. O Trabalho está situado dentro do contexto colonial. A concepção que o sistema colonial tinha do nativo negro de Angola era bastante discriminatória. A integração do indígena passava por ele adquirir algumas condições e o ensino literário era uma das condições. Neste processo de integração do indígena na sociedade através do ensino, as missões religiosas jogaram um papel bastante determinante. Elas foram as pioneiras da introdução do ensino literário em Angola. Existiam dentro dum sistema de administração colonial e apesar de terem pensamentos específicos sobre o ensino, que consistiam em construir a cidade espiritual na cidade terrena, obedeciam a uma política colonial de ensino. As escolas indígenas foram criadas dentro dum contexto em que a mentalidade colonial entendia os povos como fragmentados e de cultura rudimentar, sem organização política estável. O Estado sentia-se no dever de construir escolas para ajudar a tirar os indígenas da situação em que se encontravam. Os indígenas eram considerados como povo atrasado que pelo seu próprio esforço não podia adquirir o conhecimento das verdades da fé, nem elevar as suas condições de vida. Sendo assim o Estado e a Igreja achavam-se no dever de civilizar e elevar a cultura dos indigenas. O objectivo da política era a integração das populações nativas na nação Portuguesa, pela transformação progressiva dos seus usos e costumes.
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