Recomendações para o projecto de design de mobiliário para o 1º ciclo do ensino básico em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/3000 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Design de Produto |
id |
RCAP_b6d2ccf63edcc41e69bd04743e1334b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3000 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Recomendações para o projecto de design de mobiliário para o 1º ciclo do ensino básico em PortugalEducational designDesign de ProdutoProcessos de designMobiliário escolarEscola primáriaEducational designProduct designDesign ProcessClassroom furnitureElementary schoolTese de Mestrado em Design de ProdutoO presente trabalho de investigação pretende coligir os requisitos que se devem verificar num projecto de equipamento para a sala de aula da Escola Portuguesa do 1º ciclo do Ensino Básico, reconhecendo a necessidade de actualização da mesma. Como resultado final visa chegar a uma Checklist com recomendações para o projecto neste âmbito, a partir das quais o projectista poderá conduzir e (re)avaliar o processo projectual, para no fim alcançar um produto de sucesso. Adoptando a perspectiva e conhecimentos do novo campo de investigação Educational Design e do campo disciplinar da Ciências da Educação, o trabalho insere-se contextualmente no actual debate sobre as salas de aula do futuro. Portanto, uma vez que o espaço de intervenção é a sala de aula, são adoptados quatro campos de condução do projecto: as necessidades básicas humanas, com os respectivos factores ergonómicos de resposta, as exigências do modelo educativo praticado, a aprendizagem e os novos desafios pedagógicos, a que nos devemos comprometer responder. São explorados os sistemas educativos vigentes e os que se prevêem desenvolver, com o intuito de identificar as necessidades e expectativas do público utilizador – professores e alunos – e as funcionalidades previstas para o espaço e o respectivo equipamento. Desta forma, visa-se elaborar parte da investigação junto dos utilizadores finais, isto é, procurar-se-á sublinhar a importância da integração e participação do utilizador, sobretudo na perspectiva das crianças e da experiência do professor. A informação de suporte para futuros projectos de mobiliário escolar recolhida para projectistas, professores, pais e clientes, nomeadamente o Ministério da Educação, propõe-se resultar numa apresentação de consulta organizada e acessível.The current research proposal aims to collect the necessary requisites which should be fulfilled within product development for classrooms in the Portuguese Primary Education, therefore, acknowledging the need of its improvement. The final result is to get a Checklist, reaching recommendations which the designer / project leader can conduct and evaluate the overall design process in order to achieve a successful product. Adopting the viewpoint and knowledge of the new research field “Educational Design” and Educational Sciences, this thesis explores the current debate about the future of classrooms in a digital era. Given that the project main focus is the spatial area of classrooms, the research follows four main guidelines: the user’s basic needs and corresponding ergonomic factors; the use of the educational models; the learning process; and the new pedagogic challenges which designers compromise to fulfil. Within this context, the existent educational models and future ones will be explored in order to understand the needs and expectations of the users (students and teachers), as well as the future functions of the (classroom) space and equipment. To achieve these results, part of the research will be active and on site, underlining the importance of involving the user in the design process, specially the kids perspectives and the teachers experience(s). All support information for educational furniture projects to be developed by designers, professors, parents or clients, especially the Ministry of Education, is proposed to result in an organized and accessible presentation.Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de ArquitecturaCastro, André Galhardo Lopes deRepositório da Universidade de LisboaPereira, Patrícia Cristina Vieira Palma2011-03-22T12:14:29Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3000porPEREIRA, Patrícia Cristina Vieira Palma - Recomendações para o projecto de design de mobiliário para o 1º ciclo do ensino básico em Portugal. Lisboa : FAUTL, 2010. Tese de Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:50:57.137817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recomendações para o projecto de design de mobiliário para o 1º ciclo do ensino básico em Portugal |
title |
Recomendações para o projecto de design de mobiliário para o 1º ciclo do ensino básico em Portugal |
spellingShingle |
Recomendações para o projecto de design de mobiliário para o 1º ciclo do ensino básico em Portugal Pereira, Patrícia Cristina Vieira Palma Educational design Design de Produto Processos de design Mobiliário escolar Escola primária Educational design Product design Design Process Classroom furniture Elementary school |
title_short |
Recomendações para o projecto de design de mobiliário para o 1º ciclo do ensino básico em Portugal |
title_full |
Recomendações para o projecto de design de mobiliário para o 1º ciclo do ensino básico em Portugal |
title_fullStr |
Recomendações para o projecto de design de mobiliário para o 1º ciclo do ensino básico em Portugal |
title_full_unstemmed |
Recomendações para o projecto de design de mobiliário para o 1º ciclo do ensino básico em Portugal |
title_sort |
Recomendações para o projecto de design de mobiliário para o 1º ciclo do ensino básico em Portugal |
author |
Pereira, Patrícia Cristina Vieira Palma |
author_facet |
Pereira, Patrícia Cristina Vieira Palma |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, André Galhardo Lopes de Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Patrícia Cristina Vieira Palma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educational design Design de Produto Processos de design Mobiliário escolar Escola primária Educational design Product design Design Process Classroom furniture Elementary school |
topic |
Educational design Design de Produto Processos de design Mobiliário escolar Escola primária Educational design Product design Design Process Classroom furniture Elementary school |
description |
Tese de Mestrado em Design de Produto |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-22T12:14:29Z 2011-12 2011-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/3000 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/3000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Patrícia Cristina Vieira Palma - Recomendações para o projecto de design de mobiliário para o 1º ciclo do ensino básico em Portugal. Lisboa : FAUTL, 2010. Tese de Mestrado |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130984994570240 |