Design e autismo: diretrizes projetuais de mobiliário voltado para atendimento de crianças com TEA.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34806 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits na comunicação e na interação social, comportamentos repetitivos e estereotipados. Pesquisas apontam que há um aumento exponencial de casos de autismo no mundo. Sabe-se também que autistas necessitam de ajuda substancial no seu dia a dia, fazendo com que iniciem os tratamentos muito cedo. Diante desse cenário, o presente estudo buscou compreender quais diretrizes podem ser adotadas para o desenvolvimento de uma proposta de mobiliário voltado ao atendimento de crianças com TEA. As etapas do método adotado foram embasadas pelo processo do Design Thinking, uma abordagem centrada no ser humano para a resolução de problemas. Foram realizados: visitas de campo, registros fotográficos, entrevista, desenvolvimento de um modelo tridimensional e um grupo focal. O público alvo da pesquisa foi composto por 12 profissionais que atendem crianças com TEA no Centro Especializado de Reabilitação IV (CER IV), em Campina Grande, Paraíba. Através da compreensão da percepção dos profissionais do CER IV, foi possível identificar que esses profissionais necessitam de um mobiliário versátil, que possibilite a realização de atividades distintas, ao mesmo tempo que possa atender a uma gama de usuários com idade, altura, peso e necessidades variados. Também foi verificado que um mobiliário adequado ao atendimento de crianças com TEA necessita de condições que favoreçam o contato visual entre a criança e o terapeuta. Sendo assim, esta pesquisa ressalta a importância de realização de mais estudos sobre design de produtos amigáveis ao autismo, por meio de metodologias que incluam as necessidades das pessoas com TEA, bem como a contribuição dos usuários no processo projetual, gerando diretrizes que orientem a criação de produtos mais inclusivos, apresentando soluções aos problemas encontrados pelos usuários. |
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Design e autismo: diretrizes projetuais de mobiliário voltado para atendimento de crianças com TEA.Design and autism: design guidelines for furniture aimed at serving children with ASD.Design de produtoErgonomia – ambiente e processosDiretrizes projetuais – mobiliário – designProduct designErgonomics – environment and processesProject guidelines – furniture – designDesign.O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits na comunicação e na interação social, comportamentos repetitivos e estereotipados. Pesquisas apontam que há um aumento exponencial de casos de autismo no mundo. Sabe-se também que autistas necessitam de ajuda substancial no seu dia a dia, fazendo com que iniciem os tratamentos muito cedo. Diante desse cenário, o presente estudo buscou compreender quais diretrizes podem ser adotadas para o desenvolvimento de uma proposta de mobiliário voltado ao atendimento de crianças com TEA. As etapas do método adotado foram embasadas pelo processo do Design Thinking, uma abordagem centrada no ser humano para a resolução de problemas. Foram realizados: visitas de campo, registros fotográficos, entrevista, desenvolvimento de um modelo tridimensional e um grupo focal. O público alvo da pesquisa foi composto por 12 profissionais que atendem crianças com TEA no Centro Especializado de Reabilitação IV (CER IV), em Campina Grande, Paraíba. Através da compreensão da percepção dos profissionais do CER IV, foi possível identificar que esses profissionais necessitam de um mobiliário versátil, que possibilite a realização de atividades distintas, ao mesmo tempo que possa atender a uma gama de usuários com idade, altura, peso e necessidades variados. Também foi verificado que um mobiliário adequado ao atendimento de crianças com TEA necessita de condições que favoreçam o contato visual entre a criança e o terapeuta. Sendo assim, esta pesquisa ressalta a importância de realização de mais estudos sobre design de produtos amigáveis ao autismo, por meio de metodologias que incluam as necessidades das pessoas com TEA, bem como a contribuição dos usuários no processo projetual, gerando diretrizes que orientem a criação de produtos mais inclusivos, apresentando soluções aos problemas encontrados pelos usuários.Autism Spectrum Disorder (ASD) is considered a neurodevelopmental disorder, characterized by deficits in communication and social interaction, repetitive and stereotyped behaviors. Research shows that there is an exponential increase in cases of autism in the world. It is also known that autistic people need substantial help in their daily lives, making them start treatments very early. This study sought to understand which guidelines can be adopted for the development of a furniture proposal aimed at serving children with ASD. The steps of the adopted method were based on the Design Thinking process, a human-centered approach to problem solving. Field visits, photographic records, interviews, development of a three-dimensional model and a focus group were carried out. The target audience for the research were 12 professionals who care for children with ASD at CER-IV, in Campina Grande, Paraíba. By understanding the perception of these CER professionals, it was possible to identify that they need versatile furniture that allows them to carry out different activities at the same time that it’s able to serve a wide range of users with different ages, heights, weights and needs. Also, it was noticed that furniture suitable for the care of children with ASD requires conditions that favors visual contact between the child and the therapist. Furthermore, this research highlights the importance of doing more studies on the design of autism-friendly products by the use of methodologies that include the needs of people with ASD, as well as the contribution of users in the design process, generating guidelines for the creation of inclusive products with solutions to problems faced by users.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGVELOSO, Ísis Tatiane de Barros Macêdo.http://lattes.cnpq.br/6335832410995233VELOSO, I. T. B. M.TORRES , Pablo Marcelo Arruda.COSTA FILHO, Lourival Lopes.LIMA, Stive Anderson Ferreira.2023-09-012024-02-27T19:00:39Z2024-02-272024-02-27T19:00:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34806LIMA, Stive Anderson Ferreira. Design e autismo: diretrizes projetuais de mobiliário voltado para atendimento de crianças com TEA. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porFAPESQ-PBinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-27T19:00:39Zoai:localhost:riufcg/34806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-27T19:00:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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