O demarketing verde como o conector que aproxima a sustentabilidade ambiental da inclusão socioeconómica: a matriz demarket + ing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/132489 |
Resumo: | Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Marketing Intelligence |
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O demarketing verde como o conector que aproxima a sustentabilidade ambiental da inclusão socioeconómica: a matriz demarket + ingMarketing VerdeDemarketingAtivismo das MarcasAtivismo AmbientalAmbientalismo InterseccionalGreen MarketingDemarketingBrand ActivismEnvironmental ActivismIntersectional EnvironmentalismSDG 10 - Reduced inequalitiesSDG 12 - Responsible production and consumptionSDG 13 - Climate actionSDG 10 - Redução das desigualdadesSDG 12 - Consumo e produção responsáveisSDG 13 - Ação contra a mudança global do climaDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Marketing IntelligenceDestacando o papel do marketing como um agente de mudança para o incentivo de um consumo mais consciente, a presente dissertação propõe a Matriz Demarket + ing que, tendo por base o conceito de Demarketing Verde – estratégia de diminuição da procura tendo em vista o bem-estar do ambiente –, visa colmatar a falta de representatividade socioeconómica e para segmentos menos envolvidos com a causa ambiental nas campanhas de marketing que comunicam sustentabilidade, explorando o conceito de ambientalismo interseccional. Foram analisados quatro casos de estudo que demonstram a falta de representatividade descrita. A Matriz Demarket + ing interseta as cinco categorias das necessidades humanas (Hierarquia das Necessidades de Maslow) com as quatro fases de adoção do consumo sustentável (Segmentos do Mercado Ecológico de Kotler), propondo o (1) Demarketing por motivos financeiros e o (2) Demarketing por motivos ambientais. Esta matriz tem como objetivo auxiliar os profissionais de marketing na conceção de campanhas de marketing, onde são apresentadas quatro estratégias possíveis, de modo a que consumidores em estágios da vida diferentes e com motivações diferentes, possam contribuir para uma causa comum: a mitigação das alterações climáticas.Highlighting the role of marketing as an agent of change to encourage more conscientious consumption, this dissertation proposes the Demarket + ing Matrix which, based on the concept of Green Demarketing – demand reduction strategy to protect the environment –, aims to address the lack of socioeconomic representation and for segments less involved with the environmental cause in marketing campaigns that communicate sustainability, exploring the concept of intersectional environmentalism. Four case studies that demonstrate the lack of representativeness described were analyzed. The Demarket + ing Matrix intersects the five categories of human needs (Maslow's Needs Hierarchy) with the four phases of sustainable consumption adoption (Kotler's Ecological Market Segments), proposing (1) Demarketing for financial reasons and (2) Demarketing for environmental reasons. This matrix aims to help marketers when designing marketing campaigns, where four possible strategies are presented, so that consumers at different stages of life and with different motivations can contribute to a common cause: the mitigation of climate change.Pinheiro, Flávio Luís PortasRUNMaciel, Gabriela Silva2022-02-08T16:05:49Z2021-12-172021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/132489TID:202941388porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:11:08Zoai:run.unl.pt:10362/132489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:28.919086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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