(Des)construções : para uma arquitetura fotográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Cláudio António Moreira Alves do Carmo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17508
Resumo: No presente paradigma digital, a criação e receção crítica da fotografia denota uma ambiguidade sem precedentes, ao mesmo tempo que a sociedade em geral é predominantemente movida por estímulos visuais. Em tempos de crescente ceticismo, a fotografia é percecionada com naturalidade enquanto construção, o que, tratando-se da representação fotográfica de arquitetura, se traduz na intricada construção de uma construção, operada entre o desígnio do autor fotógrafo e o desígnio do autor arquiteto. Abordar novamente a cumplicidade entre fotografia e arquitetura visa indagar a condição contemporânea da fotografia enquanto documento, o seu poder de sugestão e a pertinência da criação de ficções, equacionando em profundidade a natureza e o alcance do ato fotográfico relativamente à obra de arquitetura. (des)construções enquanto projeto prático de natureza artística assume um caráter laboratorial. Desenhar um entendimento renovado da prática fotográfica perante o universo da arquitetura – uma temática extremamente diversificada e complexa, tanto em termos de conteúdo arquitetónico como de legado fotográfico – desde cedo evidenciou que a adoção de uma única postura ou procedimento metodológico, apesar de consequente, seria uma opção demasiado redutora em termos do espetro de práticas abordado. Por conseguinte, no lugar do desenvolvimento de um projeto fotográfico de fôlego (no sentido porventura mais convencional do termo, em torno de um determinado contexto e/ ou linguagem), a vertente prática da investigação desdobra-se em três aproximações distintas, derivadas do cariz da mediação fotográfica adotada face à realidade concreta, tentando no conjunto estabelecer um mapeamento abrangente de possibilidades de atuação: da fotografia realizada in situ, passando pela apropriação de fotografias de outros autores, à fotografia construída em estúdio. (des)construções consiste portanto na exploração de processos de desestabilização dos mecanismos correntes de produção de imagens de arquitetura, na senda de possibilidades renovadas de confluência entre ambas as disciplinas, capazes de enfatizar a dimensão participativa da fotografia, estimulando o observador a vivenciar uma possível arquitetura fotográfica.
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