Sistema de Energy Harvesting para aplicação em veículos terrestres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rogeiro, Henrique João Duarte Neves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9723
Resumo: Com a crescente preocupação relativamente às alterações climáticas, o setor energético e dos transportes têm vindo a registar várias mudanças com intuito de reduzir o seu impacto nefasto para a sociedade. Os veículos alimentados por motor de combustão interna são em muito responsáveis pela libertação de gases nocivos para o meio ambiente e as grandes empresas europeias de produção de veículos têm-se focado na construção de motores de menores dimensões e na implantação de sistemas de propulsão puramente elétricos. A pouca autonomia ainda registada neste tipo de veículos e o elevado tempo de carregamento das suas baterias tem sido um entrave no momento de aquisição por parte dos utilizadores, sendo uma grande mais-valia no futuro conseguir tornar estes veículos autossustentáveis através da captação de energia limpa proveniente de sistemas dos próprios veículos. O desenvolvimento desta dissertação surge com o intuito de estudar e analisar as várias tecnologias de energy harvesting, nomeadamente solar, TEG, suspensão regenerativa, travagem regenerativa e piezoelétrica, já desenvolvidas por várias empresas e investigadores a fim de reaproveitar a energia desperdiçada nos vários sistemas ativos durante a utilização de um veículo e posteriormente conseguir transformá-la em energia elétrica para alimentar os mais variados componentes elétricos presentes num veículo. Com isto, será possível um aumento na eficiência e posteriormente um aumento na autonomia no que diz respeito aos veículos elétricos. De modo a avaliar a potencial contribuição destas tecnologias, é apresentado um caso prático onde é feita uma análise do consumo elétrico dos vários componentes de um veículo, sendo para isso analisado três veículos com configurações diferentes: motor de combustão interna, hibrido e elétrico. Para uma análise o mais realista possível foram estimados quatro cenários, sendo dois em ambiente citadino com uma duração de quarenta minutos, em modo noturno e diurno, e os outros dois em ambiente de autoestrada com uma duração de cento e oitenta minutos, em modo noturno e diurno. Após estimar o consumo dos diversos componentes elétricos presentes nos veículos para os respetivos cenários, é realizada uma análise comparativa com a produção de energia das diversas tecnologias de energy harvesting, permitindo assim analisar a sua contribuição, individual ou em simultâneo, a fim de conseguir diminuir a necessidade energética requerida pelo veículo a nível do combustível ou do sistema de armazenamento de energia. No final são apresentadas conclusões relativas à contribuição das tecnologias atuais de energy harvesting para a alimentação dos componentes elétricos dos diferentes veículos, nos diferentes cenários, assim como da sua contribuição para o aumento de autonomia dos diferentes veículos.
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A pouca autonomia ainda registada neste tipo de veículos e o elevado tempo de carregamento das suas baterias tem sido um entrave no momento de aquisição por parte dos utilizadores, sendo uma grande mais-valia no futuro conseguir tornar estes veículos autossustentáveis através da captação de energia limpa proveniente de sistemas dos próprios veículos. O desenvolvimento desta dissertação surge com o intuito de estudar e analisar as várias tecnologias de energy harvesting, nomeadamente solar, TEG, suspensão regenerativa, travagem regenerativa e piezoelétrica, já desenvolvidas por várias empresas e investigadores a fim de reaproveitar a energia desperdiçada nos vários sistemas ativos durante a utilização de um veículo e posteriormente conseguir transformá-la em energia elétrica para alimentar os mais variados componentes elétricos presentes num veículo. Com isto, será possível um aumento na eficiência e posteriormente um aumento na autonomia no que diz respeito aos veículos elétricos. De modo a avaliar a potencial contribuição destas tecnologias, é apresentado um caso prático onde é feita uma análise do consumo elétrico dos vários componentes de um veículo, sendo para isso analisado três veículos com configurações diferentes: motor de combustão interna, hibrido e elétrico. Para uma análise o mais realista possível foram estimados quatro cenários, sendo dois em ambiente citadino com uma duração de quarenta minutos, em modo noturno e diurno, e os outros dois em ambiente de autoestrada com uma duração de cento e oitenta minutos, em modo noturno e diurno. Após estimar o consumo dos diversos componentes elétricos presentes nos veículos para os respetivos cenários, é realizada uma análise comparativa com a produção de energia das diversas tecnologias de energy harvesting, permitindo assim analisar a sua contribuição, individual ou em simultâneo, a fim de conseguir diminuir a necessidade energética requerida pelo veículo a nível do combustível ou do sistema de armazenamento de energia. No final são apresentadas conclusões relativas à contribuição das tecnologias atuais de energy harvesting para a alimentação dos componentes elétricos dos diferentes veículos, nos diferentes cenários, assim como da sua contribuição para o aumento de autonomia dos diferentes veículos.With the growing concern regarding climate change, both the energy and the transport sectors have registered several changes to reduce their harmful impact on society. Vehicles powered by an internal combustion engine are largely responsible for the release of environmentally harmful gases and the major European vehicle manufacturers have focused on the construction of smaller engines and in the implementation of purely electric propulsion systems. The low autonomy of this type of vehicle and the high charging time of its batteries has been an obstacle in the moment of acquisition by the users, being a great added value in the future to be able to make these vehicles self-sustaining through the capture of clean energy systems of the vehicles themselves. The development of this thesis intends to study and evaluate the different energy harvesting technologies with possible application in vehicles, as solar, TEG, regenerative suspension, regenerative and piezoelectric braking, which were already developed by several companies and researchers. These aim to reuse the wasted energy in the different active systems during the use of a vehicle and later these can be able to transform it into electrical energy to supply several electrical components of a vehicle. Based on this, it will be possible to increase the efficiency and, consequently, increase the autonomy of electric vehicles. In order to evaluate the potential contribution of these technologies, a case study is presented in which an analysis of the electric consumption of the different components of a vehicle is performed, being analyzed three vehicles with different configurations: internal combustion engine, hybrid and purely electric. To perform different analysis four scenarios were defined, two in a city environment with a duration of forty minutes, considering both night and day modes, and other two in a motorway environment, with a duration of one hundred and eighty minutes, also considering night and day modes. After estimating the consumption of the different electric components present in the vehicles for the respective scenarios, a comparative analysis is performed with the energy production of the different energy harvesting technologies, allowing us to evaluate their contribution, individually or simultaneously, in order to a reduction in the energy consumption, both in terms of fuel or from the energy storage system. In the end, several conclusions are presented regarding the contribution of the current energy harvesting technologies to the power supply of the electric components of the different vehicles evaluated and for the different scenarios, as well as their contribution to increase the autonomy of the different vehicles.Fael, Paulo Manuel OliveiraDuarte, Francisco João AnastáciouBibliorumRogeiro, Henrique João Duarte Neves2020-03-04T16:56:30Z2017-11-202017-10-32017-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9723TID:202336719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:49.140290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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