O professor generalista e a prática refletida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cláudia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1384
Resumo: A Educação Pré-Escolar e o ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico assumem uma etapa preponderante no processo de educação das crianças e dos alunos. Desta forma, a articulação entre estes dois níveis de ensino torna-se indispensável, visto que a habilitação do professor generalista acarreta diferentes desafios ao mesmo. O professor generalista terá o objetivo de interligar um contexto com o outro, de forma a criar estabilidade e qualidade ao ensino. Este relatório dá assim conta da nossa prática profissionalizante e nas perspetivas educacionais que a enformam, foi considerado circunstancial a utilização de alguns modelos pedagógicos, dos quais se destacam a metodologia de projeto, como forma de entendermos o quão importante é a aprendizagem ativa na educação pré-escolar. No 1.º Ciclo do Ensino Básico, as pedagogias diretiva, não diretiva e relacional assumem um papel primordial neste contexto, pois funcionam como componentes essenciais em toda a prática educativa. Ao nível metodológico traduz-se numa investigação de cariz qualitativo, como forma de perceber os processos e os produtos do estudo realizado. Para este estudo foi essencial a utilização de métodos de recolha de dados, nomeadamente, a observação e a análise documental. A intervenção educativa baseia-se nas experiências desenvolvidas nos contextos de Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, verificando de que forma contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem, designadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas ações do observar/preparar, planear/planificar, agir/intervir e no avaliar. ABSTRACT The Pre - School Education and 1st Cycle of Basic Education assume a leading step towards the education of children and students. In this way, the relationship between these two levels of education is essential, since the activation of the generalist teacher brings different challenges to teachers. The generalist teacher will aim to interconnect a context with each other in order to create stability and quality education. This report thus gives account of our professional practice and educational perspectives that shape it was considered circumstantial using some pedagogical models, among which are the design methodology as a way to understand how important active learning in Pre –School education. In 1st Cycle of basic education the policy, not policy, and relational pedagogies play a key role in this context because it works as essential components in all educational practice. At the methodological level, we performed a case study of a qualitative nature, as a way to understand the processes and products of the study. For this study it was essential to use methods of data collection, namely, observation and document analysis. The educational intervention based on the experiences developed in the contexts of Pre - School Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education by checking how they contributed to the process of teaching and learning, in particular, sustained educational intention in the actions of observe / preparation, planning / plan, act/intervene and evaluate.
id RCAP_b72e98fc1bf10f4efbf28fd8a55692b9
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O professor generalista e a prática refletidaEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoDocente generalistaA Educação Pré-Escolar e o ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico assumem uma etapa preponderante no processo de educação das crianças e dos alunos. Desta forma, a articulação entre estes dois níveis de ensino torna-se indispensável, visto que a habilitação do professor generalista acarreta diferentes desafios ao mesmo. O professor generalista terá o objetivo de interligar um contexto com o outro, de forma a criar estabilidade e qualidade ao ensino. Este relatório dá assim conta da nossa prática profissionalizante e nas perspetivas educacionais que a enformam, foi considerado circunstancial a utilização de alguns modelos pedagógicos, dos quais se destacam a metodologia de projeto, como forma de entendermos o quão importante é a aprendizagem ativa na educação pré-escolar. No 1.º Ciclo do Ensino Básico, as pedagogias diretiva, não diretiva e relacional assumem um papel primordial neste contexto, pois funcionam como componentes essenciais em toda a prática educativa. Ao nível metodológico traduz-se numa investigação de cariz qualitativo, como forma de perceber os processos e os produtos do estudo realizado. Para este estudo foi essencial a utilização de métodos de recolha de dados, nomeadamente, a observação e a análise documental. A intervenção educativa baseia-se nas experiências desenvolvidas nos contextos de Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, verificando de que forma contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem, designadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas ações do observar/preparar, planear/planificar, agir/intervir e no avaliar. ABSTRACT The Pre - School Education and 1st Cycle of Basic Education assume a leading step towards the education of children and students. In this way, the relationship between these two levels of education is essential, since the activation of the generalist teacher brings different challenges to teachers. The generalist teacher will aim to interconnect a context with each other in order to create stability and quality education. This report thus gives account of our professional practice and educational perspectives that shape it was considered circumstantial using some pedagogical models, among which are the design methodology as a way to understand how important active learning in Pre –School education. In 1st Cycle of basic education the policy, not policy, and relational pedagogies play a key role in this context because it works as essential components in all educational practice. At the methodological level, we performed a case study of a qualitative nature, as a way to understand the processes and products of the study. For this study it was essential to use methods of data collection, namely, observation and document analysis. The educational intervention based on the experiences developed in the contexts of Pre - School Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education by checking how they contributed to the process of teaching and learning, in particular, sustained educational intention in the actions of observe / preparation, planning / plan, act/intervene and evaluate.2014-05-14T10:57:03Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1384TID:201459809porRodrigues, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.725811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O professor generalista e a prática refletida
title O professor generalista e a prática refletida
spellingShingle O professor generalista e a prática refletida
Rodrigues, Cláudia
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
title_short O professor generalista e a prática refletida
title_full O professor generalista e a prática refletida
title_fullStr O professor generalista e a prática refletida
title_full_unstemmed O professor generalista e a prática refletida
title_sort O professor generalista e a prática refletida
author Rodrigues, Cláudia
author_facet Rodrigues, Cláudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
description A Educação Pré-Escolar e o ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico assumem uma etapa preponderante no processo de educação das crianças e dos alunos. Desta forma, a articulação entre estes dois níveis de ensino torna-se indispensável, visto que a habilitação do professor generalista acarreta diferentes desafios ao mesmo. O professor generalista terá o objetivo de interligar um contexto com o outro, de forma a criar estabilidade e qualidade ao ensino. Este relatório dá assim conta da nossa prática profissionalizante e nas perspetivas educacionais que a enformam, foi considerado circunstancial a utilização de alguns modelos pedagógicos, dos quais se destacam a metodologia de projeto, como forma de entendermos o quão importante é a aprendizagem ativa na educação pré-escolar. No 1.º Ciclo do Ensino Básico, as pedagogias diretiva, não diretiva e relacional assumem um papel primordial neste contexto, pois funcionam como componentes essenciais em toda a prática educativa. Ao nível metodológico traduz-se numa investigação de cariz qualitativo, como forma de perceber os processos e os produtos do estudo realizado. Para este estudo foi essencial a utilização de métodos de recolha de dados, nomeadamente, a observação e a análise documental. A intervenção educativa baseia-se nas experiências desenvolvidas nos contextos de Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, verificando de que forma contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem, designadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas ações do observar/preparar, planear/planificar, agir/intervir e no avaliar. ABSTRACT The Pre - School Education and 1st Cycle of Basic Education assume a leading step towards the education of children and students. In this way, the relationship between these two levels of education is essential, since the activation of the generalist teacher brings different challenges to teachers. The generalist teacher will aim to interconnect a context with each other in order to create stability and quality education. This report thus gives account of our professional practice and educational perspectives that shape it was considered circumstantial using some pedagogical models, among which are the design methodology as a way to understand how important active learning in Pre –School education. In 1st Cycle of basic education the policy, not policy, and relational pedagogies play a key role in this context because it works as essential components in all educational practice. At the methodological level, we performed a case study of a qualitative nature, as a way to understand the processes and products of the study. For this study it was essential to use methods of data collection, namely, observation and document analysis. The educational intervention based on the experiences developed in the contexts of Pre - School Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education by checking how they contributed to the process of teaching and learning, in particular, sustained educational intention in the actions of observe / preparation, planning / plan, act/intervene and evaluate.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-14T10:57:03Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1384
TID:201459809
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1384
identifier_str_mv TID:201459809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621976178688