A relação da reputação com a satisfação de clientes, jornalistas e colaboradores : o caso do Grupo Altis Hotels

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintas, Elsa Cristina Marques Galvão
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10183
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_b73202a49015d27bb38f236f765b36e2
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação da reputação com a satisfação de clientes, jornalistas e colaboradores : o caso do Grupo Altis HotelsReputaçãoIdentidadeImagemSatisfaçãoCarácter CorporativoReputationIdentityImageSatisfactionCorporate CharacterMestrado em MarketingA atitude dos públicos internos e externos para com uma empresa é influenciada pela forma como percepcionam a sua reputação. Especialmente no sector de serviços, onde a experiência dos públicos externos é criada pela interacção com os colaboradores, as perspectivas dos diferentes públicos são vistas como interdependentes. Por outro lado, a percepção de líderes de opinião como os jornalistas, cuja função é reportar sobre as empresas, influencia as atitudes dos outros públicos para com a empresa. A definição, medição e gestão da reputação têm sido temas de investigação e estudos vários. Este estudo mede a reputação de uma cadeia hoteleira portuguesa, o Grupo Altis Hotels, e a sua relação com a satisfação de clientes, jornalistas e colaboradores. Para tal, utiliza-se a Escala de Carácter Corporativo de Davies et al. (2003) que utiliza a metáfora da personificação para aferir as associações que públicos externos e internos fazem com a empresa e as suas ligações à satisfação. Foi realizado um inquérito a clientes, jornalistas e colaboradores do Grupo Altis Hotels com um total de 220 clientes, 21 jornalistas e 50 colaboradores respondentes. Os resultados mostram uma relação positiva entre a reputação do Grupo Altis e satisfação de clientes, jornalistas e colaboradores.The attitude of internal and external stakeholders towards a company is influenced by the way they perceive its reputation. Especially in the services sector, where the experience of the external stakeholders is created by the interaction with employees, the perspectives of different stakeholders are seen as interdependent. On the other hand, the perception of opinion leaders like journalists whose job is to report on companies influences the attitudes of the other stakeholders toward the company. The definition, measurement and management of reputation have been the theme of various studies and research. This study measures the reputation of a Portuguese hotel chain, Altis Hotels Group, and its relationship with the satisfaction of clients, employees and journalists. To this end, we use the Corporate Character Scale of Davies et al. (2003) that uses the metaphor of personification to assess the associations that internal and external audiences make with the company and its links to satisfaction. We conducted a survey involving clients, journalists and employees of the Altis Hotels Group with a total of 220 clients, 21 journalists and 50 employees respondents. The results show a positive relationship between the Altis Hotels Group's reputation and satisfaction of clients, journalists and employees.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaQuintas, Elsa Cristina Marques Galvão2015-11-18T15:50:10Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10183porQuintas, Elsa Cristina Marques Galvão (2011). "A relação da reputação com a satisfação de clientes, jornalistas e colaboradores : o caso do Grupo Altis Hotels". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:40.029856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação da reputação com a satisfação de clientes, jornalistas e colaboradores : o caso do Grupo Altis Hotels
title A relação da reputação com a satisfação de clientes, jornalistas e colaboradores : o caso do Grupo Altis Hotels
spellingShingle A relação da reputação com a satisfação de clientes, jornalistas e colaboradores : o caso do Grupo Altis Hotels
Quintas, Elsa Cristina Marques Galvão
Reputação
Identidade
Imagem
Satisfação
Carácter Corporativo
Reputation
Identity
Image
Satisfaction
Corporate Character
title_short A relação da reputação com a satisfação de clientes, jornalistas e colaboradores : o caso do Grupo Altis Hotels
title_full A relação da reputação com a satisfação de clientes, jornalistas e colaboradores : o caso do Grupo Altis Hotels
title_fullStr A relação da reputação com a satisfação de clientes, jornalistas e colaboradores : o caso do Grupo Altis Hotels
title_full_unstemmed A relação da reputação com a satisfação de clientes, jornalistas e colaboradores : o caso do Grupo Altis Hotels
title_sort A relação da reputação com a satisfação de clientes, jornalistas e colaboradores : o caso do Grupo Altis Hotels
author Quintas, Elsa Cristina Marques Galvão
author_facet Quintas, Elsa Cristina Marques Galvão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Patrícia Nunes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintas, Elsa Cristina Marques Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv Reputação
Identidade
Imagem
Satisfação
Carácter Corporativo
Reputation
Identity
Image
Satisfaction
Corporate Character
topic Reputação
Identidade
Imagem
Satisfação
Carácter Corporativo
Reputation
Identity
Image
Satisfaction
Corporate Character
description Mestrado em Marketing
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2015-11-18T15:50:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10183
url http://hdl.handle.net/10400.5/10183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Quintas, Elsa Cristina Marques Galvão (2011). "A relação da reputação com a satisfação de clientes, jornalistas e colaboradores : o caso do Grupo Altis Hotels". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131048852848640