Employer Branding: o caso HF Hotels

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, João Pedro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47429
Resumo: Employer Branding, conceito existente em todas as organizações, tem ganho notoriedade pela importância que pode ter no alcance de objetivos estratégicos organizacionais. Contudo, são imensas as entidades que ainda não possuem conhecimentos necessários para desenvolverem um Employer Branding que integre todas as dimensões inerentes ao conceito e que individualmente cumprem um papel fulcral para que este seja bem sucedido. O objetivo deste relatório é fazer uma descrição das tarefas desempenhadas durante o período de estágio, mas sobretudo das análises levadas a cabo no trabalho de investigação para se entender a razão para os HF Hotels apresentarem uma rotatividade indesejada. Para a realização do trabalho de investigação recorreu-se inicialmente a uma revisão de literatura relativa ao conceito Employer Branding e, posteriormente um trabalho empírico recorrendo às metodologias quantitativa e qualitativa aplicadas a partir da administração de um inquérito por questionário aos colaboradores da organização. Através da investigação concluiu-se que a rotatividade se deve à inexistência de desenvolvimento do Employer Branding da organização, o que tem afetado a forma como a jornada do colaborador é desenrolada na sua generalidade, que em conjunto com a conjuntura económica em que o país se apresenta tem levado a empresa a sofrer um turnover indesejado. Apesar de exigir uma gestão estratégica mais profunda e estruturada, é proposta a elaboração de um plano a longo prazo para o desenvolvimento de um Employer Branding que integre uma gestão de talentos bem estruturada em toda a sua abrangência e de um EVP que considere as necessidades dos colaboradores.
id RCAP_b740d6c08ec118b2063385839d292fdf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Employer Branding: o caso HF HotelsEmployer BrandingEmployee-Value-PropositionGestão de talentosRetenção de talentos5. Social sciencesEmployer Branding, conceito existente em todas as organizações, tem ganho notoriedade pela importância que pode ter no alcance de objetivos estratégicos organizacionais. Contudo, são imensas as entidades que ainda não possuem conhecimentos necessários para desenvolverem um Employer Branding que integre todas as dimensões inerentes ao conceito e que individualmente cumprem um papel fulcral para que este seja bem sucedido. O objetivo deste relatório é fazer uma descrição das tarefas desempenhadas durante o período de estágio, mas sobretudo das análises levadas a cabo no trabalho de investigação para se entender a razão para os HF Hotels apresentarem uma rotatividade indesejada. Para a realização do trabalho de investigação recorreu-se inicialmente a uma revisão de literatura relativa ao conceito Employer Branding e, posteriormente um trabalho empírico recorrendo às metodologias quantitativa e qualitativa aplicadas a partir da administração de um inquérito por questionário aos colaboradores da organização. Através da investigação concluiu-se que a rotatividade se deve à inexistência de desenvolvimento do Employer Branding da organização, o que tem afetado a forma como a jornada do colaborador é desenrolada na sua generalidade, que em conjunto com a conjuntura económica em que o país se apresenta tem levado a empresa a sofrer um turnover indesejado. Apesar de exigir uma gestão estratégica mais profunda e estruturada, é proposta a elaboração de um plano a longo prazo para o desenvolvimento de um Employer Branding que integre uma gestão de talentos bem estruturada em toda a sua abrangência e de um EVP que considere as necessidades dos colaboradores.Mocetão, Maria CristinaRepositório ComumCosta, João Pedro2023-10-122023-08-082033-01-01T00:00:00Z2023-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47429TID:203372026porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T14:00:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:57.102948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Employer Branding: o caso HF Hotels
title Employer Branding: o caso HF Hotels
spellingShingle Employer Branding: o caso HF Hotels
Costa, João Pedro
Employer Branding
Employee-Value-Proposition
Gestão de talentos
Retenção de talentos
5. Social sciences
title_short Employer Branding: o caso HF Hotels
title_full Employer Branding: o caso HF Hotels
title_fullStr Employer Branding: o caso HF Hotels
title_full_unstemmed Employer Branding: o caso HF Hotels
title_sort Employer Branding: o caso HF Hotels
author Costa, João Pedro
author_facet Costa, João Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mocetão, Maria Cristina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, João Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Employer Branding
Employee-Value-Proposition
Gestão de talentos
Retenção de talentos
5. Social sciences
topic Employer Branding
Employee-Value-Proposition
Gestão de talentos
Retenção de talentos
5. Social sciences
description Employer Branding, conceito existente em todas as organizações, tem ganho notoriedade pela importância que pode ter no alcance de objetivos estratégicos organizacionais. Contudo, são imensas as entidades que ainda não possuem conhecimentos necessários para desenvolverem um Employer Branding que integre todas as dimensões inerentes ao conceito e que individualmente cumprem um papel fulcral para que este seja bem sucedido. O objetivo deste relatório é fazer uma descrição das tarefas desempenhadas durante o período de estágio, mas sobretudo das análises levadas a cabo no trabalho de investigação para se entender a razão para os HF Hotels apresentarem uma rotatividade indesejada. Para a realização do trabalho de investigação recorreu-se inicialmente a uma revisão de literatura relativa ao conceito Employer Branding e, posteriormente um trabalho empírico recorrendo às metodologias quantitativa e qualitativa aplicadas a partir da administração de um inquérito por questionário aos colaboradores da organização. Através da investigação concluiu-se que a rotatividade se deve à inexistência de desenvolvimento do Employer Branding da organização, o que tem afetado a forma como a jornada do colaborador é desenrolada na sua generalidade, que em conjunto com a conjuntura económica em que o país se apresenta tem levado a empresa a sofrer um turnover indesejado. Apesar de exigir uma gestão estratégica mais profunda e estruturada, é proposta a elaboração de um plano a longo prazo para o desenvolvimento de um Employer Branding que integre uma gestão de talentos bem estruturada em toda a sua abrangência e de um EVP que considere as necessidades dos colaboradores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-12
2023-08-08
2023-10-12T00:00:00Z
2033-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47429
TID:203372026
url http://hdl.handle.net/10400.26/47429
identifier_str_mv TID:203372026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134140923117568