O employer branding na atração e retenção de profissionais não jornalistas na imprensa Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Rita Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30844
Resumo: Numa era do conhecimento, marcada pela mudança e pela evolução tecnológica, as pessoas e o conhecimento que possuem, são o recurso mais importante para muitas organizações (Hardy et al., 2020; Santos et al., 2019). Para estas organizações, apostar na atração e retenção de talento, por meio de estratégias como o Employer Branding, torna-se cada vez mais importante (Hardy et al., 2020). As empresas da Imprensa, são o exemplo perfeito destas organizações. Ao atuarem num ambiente volátil, tão dependente da tecnologia, apenas os recursos humanos com as melhores capacidades podem fazê-las obter o desejado sucesso e vantagem competitiva (Zotto, 2005). No entanto, estando a Imprensa conotada a um setor profissional – os jornalistas – enfrenta desafios na atração e retenção de profissionais não jornalistas. Daqui surge a necessidade de se perceber como é que determinadas empresas conotadas a um setor profissional muito específico (jornalistas) como é o caso da Imprensa, conseguem atrair e reter profissionais que não estejam ligados a esse setor. O presente estudo tem como objetivo, dar resposta a este problema, ao efetuar grupos focais com atuais e potenciais profissionais não jornalistas, para auditar a imagem da Imprensa enquanto entidade empregadora e identificar as necessidades das duas amostras em relação a este setor enquanto empregador. Os resultados indicam que os potenciais profissionais não jornalistas necessitam de conhecer a imagem da Imprensa enquanto entidade empregadora e que os atuais carecem da melhoria de alguns aspetos da Employee Value Proposition, o que comprova a necessidade de trabalhar o Employer Branding para atrair e reter profissionais não jornalistas.
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