A Sustentabilidade na conceção de edifícios de retalho - Desafios e propostas para a eficiência energética e ambiental em supermercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Ana Rita Mendes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/39039
Resumo: Dissertação de Mestrado em Energia para a Sustentabilidade apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
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spelling A Sustentabilidade na conceção de edifícios de retalho - Desafios e propostas para a eficiência energética e ambiental em supermercadosconstrução sustentávelcomportamento térmicoenvolvente dos edifíciossupermercadosretalhosustainable constructionthermal behaviourbuilding envelopesupermarketsretailDissertação de Mestrado em Energia para a Sustentabilidade apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraAs alterações climáticas representam atualmente um dos maiores desafios ambientais para qualquer empresa. As variações climáticas e os eventos extremos podem afetar a atividade comercial; no entanto, este setor contribui para essas alterações climáticas, uma vez que todas as operações inerentes à transação de produtos pressupõem o consumo de energia e combustíveis para transportes, para além de emissões de gases com efeito de estufa. O presente trabalho foi realizado no contexto de um estágio efetuado na Direção Conceção Loja da Sonae MC e tem como objetivo dar resposta ao desafio lançado, que se centrou na questão “Como potenciar o desenvolvimento do Supermercado Sustentável do Futuro?”. Com uma perspetiva abrangente, no âmbito das soluções arquitetónicas dos edifícios de supermercados, pretende-se explorar materiais e soluções construtivas sustentáveis, minimizando o impacto no ambiente e comunidade. Em resposta a este desafio, e depois de detetado um conjunto de pontos-chave ao longo da análise aos projetos desenvolvidos pela equipa de acolhimento, propõem-se formas de mitigação do impacto ambiental e de otimização da eficiência energética dos edifícios, abordando critérios arquitectónicos como a orientação dos edifícios, iluminação e ventilação naturais, materiais de construção e ainda a área exterior envolvente ao edifício. Dentro do conjunto de propostas, a análise das características do comportamento térmico da envolvente dos edifícios assume particular importância, por representar o maior impacto na redução dos consumos energéticos das lojas. Centrando-se na envolvente opaca em contacto com o exterior, pretendeu-se estabelecer um termo comparativo entre várias soluções de tipo e espessura de isolamento térmico, de forma a perceber qual a solução ótima para cada loja. Criou-se, pois, uma folha de cálculo denominada de U-SUPER, cujo propósito é o de se constituir como ferramenta de apoio aos projetos futuros da equipa, de forma intuitiva, no que concerne ao cálculo do coeficiente de transmissão térmica, perdas energéticas pela envolvente e custos anuais em energia para diversas soluções construtivas. A adoção das recomendações apresentadas propõe-se melhorar o desempenho ambiental dos edifícios de supermercados, contribuindo assim para a assunção da sustentabilidade ambiental como uma responsabilidade social da empresa.Climate change currently represents one of the greatest environmental challenges for any company. Climate variability and extreme events can affect commercial activity; however, this sector helps these climate changes, since all operations related to the sale of products require the consumption of energy and transport fuels, as well as emissions of greenhouse gases. This work was done in the context of an internship made in Store Concept in Sonae MC, the greatest Portuguese retail company. It aims to respond to the challenge focused on the question “How to boost the development of the Sustainable Supermarket of the Future?”. With a comprehensive perspective, in the context of architectural solutions of supermarket buildings, it is intended to explore materials and sustainable building solutions, minimizing the impact on the environment and community. In response to this challenge, and after detect a set of key points throughout the analysis to projects developed by the team, it is proposed several ways to mitigate the environmental impact and maximizing energy efficiency of buildings with an architectural approach, such as orientation of buildings, natural lighting and ventilation, building materials and landscape. Within the set of proposals, analysis of the thermal behaviour of the buildings envelope is particularly important, since it represents the greatest impact on reducing energy consumption in stores. Focusing on opaque envelope in contact with the outside, it was intended to establish a comparison between various solutions of type and thickness of thermal insulation, in order to find out the optimal solution for each store. It was created a worksheet called U-SUPER, whose purpose is to provide a tool to assist team’s future projects, intuitively, in regard to the calculation of the heat transfer coefficient, energy losses and annual energy costs for various constructive solutions. The adoption of the proposals presented intends to improve the environmental performance of supermarket buildings, thus contributing to the assumption of environmental sustainability as a corporate social responsibility.2014-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/39039http://hdl.handle.net/10316/39039TID:201665581porAmaral, Ana Rita Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:27:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/39039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:59:09.890912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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