Literatura distópica no universo dos ciborgues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, António Gaspar Lopes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/67502
Resumo: Dissertação de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas
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spelling Literatura distópica no universo dos ciborguesCiborguesCiênciaDistopiaTecnologiaCyborgsDystopiaScienceTechnologyHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas LusófonasA ciência e a engenharia funcionam muitas vezes como indutoras da literatura, sendo exemplo disso as narrativas distópicas nas quais os escritores se servem dos desenvolvimentos tecnocientíficos para criar um mundo ficcional que tem frequentemente o objetivo de chamar a atenção sobre o perigo desses progressos. É nesta dicotomia tecnociência-literatura que se desenvolve esta dissertação com o objetivo de colocar em evidência marcas distópicas. Para isso, as obras literárias estudadas, The Handmais’s Tale, The Testaments e Machines Like Me, foram abordadas sob o ponto de vista do esbatimento dos limiares entre géneros num ambiente “ciborguiano”, tendo como referência teórica principal o ensaio de Donna Haraway, “A Cyborgue Manifest: Science Technology, and Socialist- Feminism in the Late Twenty Century”. Nas narrativas de Margaret Atwood foi estabelecida uma sociedade distópica através de uma revolução fundamentalista em que a personagem principal, a Serva, foi criada para ser uma máquina de procriar, mas sem que fosse possível retirar-lhe efetivamente as suas características humanas, apesar da educação repressiva a que foi sujeita. No caso do ciborgue engendrado por Ian McEwan, Adam, a conceção de uma inteligência artificial em que se incorporaram as características do homo sapiens, não foi suficiente para criar um ciborgue viável que pudesse viver num mundo de homens. Em ambos os casos, tendo em conta a subjetividade das obras estudadas, a Serva e Adam encontram-se muito mais próximos do homem do que da máquina. Uma proximidade induzida pelo amor que aglutina a catástrofe presente nas narrativas. Assim, tendo em conta a análise efetuada, poder-se-á concluir que o mito do ciborgue não poderá ser usado como metáfora para o esbatimento dos limiares entre géneros, como proposto inicialmente por Donna Haraway. Isto está de acordo com os desenvolvimentos mais recentes em que a própria Donna Haraway considera que o mito do ciborgue já não é suficiente.Science and engineering often work as inducers for literature, such as for example the dystopian narratives in which writers use technoscientific developments to create a fictional world that frequently aims to draw attention to the danger of such progress. It is in this technoscience-literature dichotomy that this dissertation is developed with the aim of highlighting dystopian marks. For this purpose, the literary works studied, The Handmais's Tale, The Testaments and Machines Like Me, were approached from the point of view of blurring the differences between genres in a “cyborg” environment, having Donna Haraway's essay as the main theoretical reference, “A Cyborgue Manifest: Science Technology, and Socialist-Feminism in the Late Twenty Century”. In Margaret Atwood's narratives a dystopian society was established through a fundamentalist revolution in which the main character, the Handmaid, was created to be a procreate machine, but without being able to effectively remove her human characteristics, despite repressive education to which it was subjected. In the case of the cyborg engineered by Ian McEwan, Adam, the conception of an artificial intelligence that incorporated the characteristics of homo sapiens, was not enough to create a viable cyborg able to live in a world of men. In both cases, taking into account the subjectivity of the works studied, the Handmaid and Adam are much closer to man than to machine. A love-induced closeness that brings together the catastrophe present in the narratives. Thus, taking into account the analysis carried out, it can be concluded that the cyborg myth cannot be used as a metaphor for blurring the gap between genders, as initially proposed by Donna Haraway. This is in line with the latest developments in which Donna Haraway herself considers that the cyborg myth is no longer enough.Mendes, Maria do Carmo Pinheiro e Silva CardosoUniversidade do MinhoCunha, António Gaspar Lopes da20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67502por202525007info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:22.735037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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