Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16134 |
Resumo: | Este texto reporta-se ao desenho da Unidade Curricular (UC) Artes e Educação Física, integrada nos mestrados em Ensino do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico (variantes de Português, História e Geografia de Portugal/ Matemática e Ciências Naturais). São aqui apresentados e discutidos os pressupostos teórico- -metodológicos que permitiram estruturar e desenvolver um conjunto de práticas criativas, nas áreas das artes visuais, educação física, música e teatro, com estudantes de mestrado/ futuros docentes do ensino básico. |
id |
RCAP_b7683119bcd7d99566f52051e6fa263f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16134 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básicoVisual Arts, Music, Drama and Physical Education: languages and integration in teachers training for 1st and 2nd cycle of Basic EducationArtes e educação físicaProcesso criativoArts-based researchEducação artísticaArts and physical educationCreative processArtistic educationTeacher trainingEste texto reporta-se ao desenho da Unidade Curricular (UC) Artes e Educação Física, integrada nos mestrados em Ensino do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico (variantes de Português, História e Geografia de Portugal/ Matemática e Ciências Naturais). São aqui apresentados e discutidos os pressupostos teórico- -metodológicos que permitiram estruturar e desenvolver um conjunto de práticas criativas, nas áreas das artes visuais, educação física, música e teatro, com estudantes de mestrado/ futuros docentes do ensino básico.This text refers the design of the subject Arts and Physical Education, integrated on masters degree in Teaching for 1st and 2nd Cycle of Basic Education (variants of Portuguese, History and Geography of Portugal / Mathematics and Natural Sciences). We present and discuss theoretical and methodological assumptions that allowed us to structure and develop a set of creative practices in the areas of visual arts, physical education, music and drama with students/ future teachers of basic educationRCIPLPereira, Teresa MatosCorreia Rocha, Carla2023-05-25T09:10:07Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16134porPereira, T. M. & Rocha C. (2019) Artes Visuais, Música, Teatro e Educação Física: linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Matéria-Prima. Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário. Volume 7(1), p.93-108.2182-97562182-9829info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:43.677440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico Visual Arts, Music, Drama and Physical Education: languages and integration in teachers training for 1st and 2nd cycle of Basic Education |
title |
Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico Pereira, Teresa Matos Artes e educação física Processo criativo Arts-based research Educação artística Arts and physical education Creative process Artistic education Teacher training |
title_short |
Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_full |
Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico |
author |
Pereira, Teresa Matos |
author_facet |
Pereira, Teresa Matos Correia Rocha, Carla |
author_role |
author |
author2 |
Correia Rocha, Carla |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Teresa Matos Correia Rocha, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes e educação física Processo criativo Arts-based research Educação artística Arts and physical education Creative process Artistic education Teacher training |
topic |
Artes e educação física Processo criativo Arts-based research Educação artística Arts and physical education Creative process Artistic education Teacher training |
description |
Este texto reporta-se ao desenho da Unidade Curricular (UC) Artes e Educação Física, integrada nos mestrados em Ensino do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico (variantes de Português, História e Geografia de Portugal/ Matemática e Ciências Naturais). São aqui apresentados e discutidos os pressupostos teórico- -metodológicos que permitiram estruturar e desenvolver um conjunto de práticas criativas, nas áreas das artes visuais, educação física, música e teatro, com estudantes de mestrado/ futuros docentes do ensino básico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2023-05-25T09:10:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16134 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, T. M. & Rocha C. (2019) Artes Visuais, Música, Teatro e Educação Física: linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Matéria-Prima. Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário. Volume 7(1), p.93-108. 2182-9756 2182-9829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133509549293568 |