Expansão do mercado dos videojogos: como educar os séniores para uma cultura gamificada

Bibliographic Details
Main Author: Santos, Bruno Oliveira
Publication Date: 2016
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10284/5658
Summary: Do futuro do entretenimento a uma moda infantil temporária, e daí até se tornarem as principais ferramentas de entretenimento e até, em grande parte, de socialização: os videojogos, hoje, dizem-nos muito, enquanto sociedade fortemente digitalizada. Há no entanto uma faixa da sociedade – sobretudo a partir dos 55 anos de idade – que tem sido marginalizada deste fenómeno, seja por vontade própria, seja por negligência da indústria. Não obstante, numa sociedade cada vez mais envelhecida (a nível nacional e também global), torna-se pertinente a criação de um plano de expansão demográfica do mercado que englobe este grupo, grande e em crescimento, de potenciais consumidores. Esse é precisamente o objetivo deste estudo, que faz uso de variadas fontes bibliográficas e empíricas para a criação desse mesmo plano, visando estratégias de atração, inclusão, suporte e manutenção destes indivíduos no mercado dos videojogos.
id RCAP_b76b05640b0f590398704cbf9ed4a3b2
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/5658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expansão do mercado dos videojogos: como educar os séniores para uma cultura gamificadaVideojogoConsumidorGamificaçãoSilver gamerMarketingExpansão de mercadoAtividade lúdicaVideo gameConsumerGamificationSilver gamerMarket expansionLeisure activityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDo futuro do entretenimento a uma moda infantil temporária, e daí até se tornarem as principais ferramentas de entretenimento e até, em grande parte, de socialização: os videojogos, hoje, dizem-nos muito, enquanto sociedade fortemente digitalizada. Há no entanto uma faixa da sociedade – sobretudo a partir dos 55 anos de idade – que tem sido marginalizada deste fenómeno, seja por vontade própria, seja por negligência da indústria. Não obstante, numa sociedade cada vez mais envelhecida (a nível nacional e também global), torna-se pertinente a criação de um plano de expansão demográfica do mercado que englobe este grupo, grande e em crescimento, de potenciais consumidores. Esse é precisamente o objetivo deste estudo, que faz uso de variadas fontes bibliográficas e empíricas para a criação desse mesmo plano, visando estratégias de atração, inclusão, suporte e manutenção destes indivíduos no mercado dos videojogos.From the future of entertainment to a childish fad, and from there until becoming the main tool for entertainment and, to a great extent, for socialization: nowadays, video games play a major role in our strongly digitalized society. There has been, however, a part of it – mainly people older than 55 years – that has been put aside from this phenomenon, either by their own will, or by neglect from video game industry. Nonetheless, in an increasingly ageing global society, it becomes quite relevant to create a marketing plan for a demographic expansion for this market, supported by smart strategic initiatives, in order to prepare a process of aggregation for this already huge and fast growing target. That is precisely this study’s main goal. To do so, various bibliographic and empirical sources were used and organized into strategic plans of seduction, inclusion, support and maintenance of this target in the video game market.Estrada, RuiRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSantos, Bruno Oliveira2016-11-21T15:47:01Z2016-11-17T00:00:00Z2016-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:03Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:31.746763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expansão do mercado dos videojogos: como educar os séniores para uma cultura gamificada
title Expansão do mercado dos videojogos: como educar os séniores para uma cultura gamificada
spellingShingle Expansão do mercado dos videojogos: como educar os séniores para uma cultura gamificada
Santos, Bruno Oliveira
Videojogo
Consumidor
Gamificação
Silver gamer
Marketing
Expansão de mercado
Atividade lúdica
Video game
Consumer
Gamification
Silver gamer
Market expansion
Leisure activity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Expansão do mercado dos videojogos: como educar os séniores para uma cultura gamificada
title_full Expansão do mercado dos videojogos: como educar os séniores para uma cultura gamificada
title_fullStr Expansão do mercado dos videojogos: como educar os séniores para uma cultura gamificada
title_full_unstemmed Expansão do mercado dos videojogos: como educar os séniores para uma cultura gamificada
title_sort Expansão do mercado dos videojogos: como educar os séniores para uma cultura gamificada
author Santos, Bruno Oliveira
author_facet Santos, Bruno Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estrada, Rui
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bruno Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Videojogo
Consumidor
Gamificação
Silver gamer
Marketing
Expansão de mercado
Atividade lúdica
Video game
Consumer
Gamification
Silver gamer
Market expansion
Leisure activity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Videojogo
Consumidor
Gamificação
Silver gamer
Marketing
Expansão de mercado
Atividade lúdica
Video game
Consumer
Gamification
Silver gamer
Market expansion
Leisure activity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Do futuro do entretenimento a uma moda infantil temporária, e daí até se tornarem as principais ferramentas de entretenimento e até, em grande parte, de socialização: os videojogos, hoje, dizem-nos muito, enquanto sociedade fortemente digitalizada. Há no entanto uma faixa da sociedade – sobretudo a partir dos 55 anos de idade – que tem sido marginalizada deste fenómeno, seja por vontade própria, seja por negligência da indústria. Não obstante, numa sociedade cada vez mais envelhecida (a nível nacional e também global), torna-se pertinente a criação de um plano de expansão demográfica do mercado que englobe este grupo, grande e em crescimento, de potenciais consumidores. Esse é precisamente o objetivo deste estudo, que faz uso de variadas fontes bibliográficas e empíricas para a criação desse mesmo plano, visando estratégias de atração, inclusão, suporte e manutenção destes indivíduos no mercado dos videojogos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21T15:47:01Z
2016-11-17T00:00:00Z
2016-11-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/5658
url http://hdl.handle.net/10284/5658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130291355254784