Estádios de desenvolvimento da apreciação estética na performance musical: um estudo com alunos de flauta transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolasco, Joana Patrícia Pires
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32599
Resumo: O presente documento, redigido no contexto do mestrado em Ensino da Música, encontra-se dividido em três partes. A primeira corresponde ao Enquadramento teórico do projeto de Investigação desenvolvido no âmbito do Projeto Educativo. Este projeto pretendeu perceber se existem estádios de desenvolvimento da apreciação estética no caso particular dos performers musicais. A segunda parte trata da realização do inquérito referente ao projeto de investigação, onde se juntou um grupo de alunos de flauta transversal, elaborou-se um questionário acerca dos seus gostos e motivações na apreciação musical. Analisaram-se os resultados e expuseram-se as conclusões obtidas. A terceira parte corresponde ao relatório da componente de Prática de Ensino Supervisionada, realizado na Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, durante o ano letivo de 2019/2020.
id RCAP_b78416ac3201f381dd859948aef43602
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32599
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estádios de desenvolvimento da apreciação estética na performance musical: um estudo com alunos de flauta transversalEstádiosDesenvolvimento da apreciação estéticaEnsino especializado da músicaPráticas educativasFlauta transversalO presente documento, redigido no contexto do mestrado em Ensino da Música, encontra-se dividido em três partes. A primeira corresponde ao Enquadramento teórico do projeto de Investigação desenvolvido no âmbito do Projeto Educativo. Este projeto pretendeu perceber se existem estádios de desenvolvimento da apreciação estética no caso particular dos performers musicais. A segunda parte trata da realização do inquérito referente ao projeto de investigação, onde se juntou um grupo de alunos de flauta transversal, elaborou-se um questionário acerca dos seus gostos e motivações na apreciação musical. Analisaram-se os resultados e expuseram-se as conclusões obtidas. A terceira parte corresponde ao relatório da componente de Prática de Ensino Supervisionada, realizado na Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, durante o ano letivo de 2019/2020.This document, written in the context of the master’s in music teaching, is divided into three parts. The first corresponds to the theoretical framework of the research project developed within the Educational Project. This project aimed to understand if there are stages of development of aesthetic appreciation in the particular case of musical performers. The second part deals with the survey related to the research project, where a group of transverse flute students were brought together, and a questionnaire was prepared about their tastes and motivations in music appreciation. The results were analyzed, and the conclusions obtained were exposed. The third part corresponds to the report of the Supervised Teaching Practice component, carried out in the Artistic School of the Conservatory of Music of Aveiro Calouste Gulbenkian, during the school year 2019/2020.2021-11-16T11:07:42Z2021-07-16T00:00:00Z2021-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32599porNolasco, Joana Patrícia Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:44Zoai:ria.ua.pt:10773/32599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:11.091506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estádios de desenvolvimento da apreciação estética na performance musical: um estudo com alunos de flauta transversal
title Estádios de desenvolvimento da apreciação estética na performance musical: um estudo com alunos de flauta transversal
spellingShingle Estádios de desenvolvimento da apreciação estética na performance musical: um estudo com alunos de flauta transversal
Nolasco, Joana Patrícia Pires
Estádios
Desenvolvimento da apreciação estética
Ensino especializado da música
Práticas educativas
Flauta transversal
title_short Estádios de desenvolvimento da apreciação estética na performance musical: um estudo com alunos de flauta transversal
title_full Estádios de desenvolvimento da apreciação estética na performance musical: um estudo com alunos de flauta transversal
title_fullStr Estádios de desenvolvimento da apreciação estética na performance musical: um estudo com alunos de flauta transversal
title_full_unstemmed Estádios de desenvolvimento da apreciação estética na performance musical: um estudo com alunos de flauta transversal
title_sort Estádios de desenvolvimento da apreciação estética na performance musical: um estudo com alunos de flauta transversal
author Nolasco, Joana Patrícia Pires
author_facet Nolasco, Joana Patrícia Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nolasco, Joana Patrícia Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Estádios
Desenvolvimento da apreciação estética
Ensino especializado da música
Práticas educativas
Flauta transversal
topic Estádios
Desenvolvimento da apreciação estética
Ensino especializado da música
Práticas educativas
Flauta transversal
description O presente documento, redigido no contexto do mestrado em Ensino da Música, encontra-se dividido em três partes. A primeira corresponde ao Enquadramento teórico do projeto de Investigação desenvolvido no âmbito do Projeto Educativo. Este projeto pretendeu perceber se existem estádios de desenvolvimento da apreciação estética no caso particular dos performers musicais. A segunda parte trata da realização do inquérito referente ao projeto de investigação, onde se juntou um grupo de alunos de flauta transversal, elaborou-se um questionário acerca dos seus gostos e motivações na apreciação musical. Analisaram-se os resultados e expuseram-se as conclusões obtidas. A terceira parte corresponde ao relatório da componente de Prática de Ensino Supervisionada, realizado na Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, durante o ano letivo de 2019/2020.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-16T11:07:42Z
2021-07-16T00:00:00Z
2021-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32599
url http://hdl.handle.net/10773/32599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137697320665088