Formação profissional destinada a pessoas com deficiência visual: um estudo de caso exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Élia Cristina Mateus da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3239
Resumo: A formação profissional e consequente desenvolvimento de competências adequadas à inserção no mundo laboral são preocupações crescentes na sociedade atual marcada por uma conjuntura económica recessiva. Esta preocupação torna-se mais preocupante quando falamos de formação e inserção profissional de pessoas com incapacidades e deficiências. A sociedade ainda não encara estas pessoas como competentes e capazes de desempenhar o seu papel de trabalhadores produtivos o que torna num obstáculo à sua completa integração. Esta investigação visa contribuir para um maior conhecimento sobre a formação e a inserção profissional destinada a pessoas com deficiência visual em Portugal, estudando uma instituição vocacionada para o efeito. Apresenta como objetivos primordiais: conhecer os modelos de formação profissional à pessoa com deficiência visual; compreender os processos de inserção profissional dos formandos. A metodologia qualitativa e o estudo de caso foram os métodos utilizados na investigação. A investigação realizada permitiu-nos entender o funcionamento da Instituição, bem como, o trabalho árduo que desenvolvem com as pessoas com deficiência visual a fim de lhes permitir uma melhor preparação profissional. A formação realizada visa uma maior aptidão dos formandos para que estes compitam no mercado de trabalho. A avaliação do trabalho realizado e a realizar é elaborado de forma continua numa perspetiva de continuo aperfeiçoamento, apesar dos constantes constrangimentos sociais, financeiros e institucionais.
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