Formação profissional destinada a pessoas com deficiência visual: um estudo de caso exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/3239 |
Resumo: | A formação profissional e consequente desenvolvimento de competências adequadas à inserção no mundo laboral são preocupações crescentes na sociedade atual marcada por uma conjuntura económica recessiva. Esta preocupação torna-se mais preocupante quando falamos de formação e inserção profissional de pessoas com incapacidades e deficiências. A sociedade ainda não encara estas pessoas como competentes e capazes de desempenhar o seu papel de trabalhadores produtivos o que torna num obstáculo à sua completa integração. Esta investigação visa contribuir para um maior conhecimento sobre a formação e a inserção profissional destinada a pessoas com deficiência visual em Portugal, estudando uma instituição vocacionada para o efeito. Apresenta como objetivos primordiais: conhecer os modelos de formação profissional à pessoa com deficiência visual; compreender os processos de inserção profissional dos formandos. A metodologia qualitativa e o estudo de caso foram os métodos utilizados na investigação. A investigação realizada permitiu-nos entender o funcionamento da Instituição, bem como, o trabalho árduo que desenvolvem com as pessoas com deficiência visual a fim de lhes permitir uma melhor preparação profissional. A formação realizada visa uma maior aptidão dos formandos para que estes compitam no mercado de trabalho. A avaliação do trabalho realizado e a realizar é elaborado de forma continua numa perspetiva de continuo aperfeiçoamento, apesar dos constantes constrangimentos sociais, financeiros e institucionais. |
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Formação profissional destinada a pessoas com deficiência visual: um estudo de caso exploratórioFormação profissionalPessoas com deficiência visualA formação profissional e consequente desenvolvimento de competências adequadas à inserção no mundo laboral são preocupações crescentes na sociedade atual marcada por uma conjuntura económica recessiva. Esta preocupação torna-se mais preocupante quando falamos de formação e inserção profissional de pessoas com incapacidades e deficiências. A sociedade ainda não encara estas pessoas como competentes e capazes de desempenhar o seu papel de trabalhadores produtivos o que torna num obstáculo à sua completa integração. Esta investigação visa contribuir para um maior conhecimento sobre a formação e a inserção profissional destinada a pessoas com deficiência visual em Portugal, estudando uma instituição vocacionada para o efeito. Apresenta como objetivos primordiais: conhecer os modelos de formação profissional à pessoa com deficiência visual; compreender os processos de inserção profissional dos formandos. A metodologia qualitativa e o estudo de caso foram os métodos utilizados na investigação. A investigação realizada permitiu-nos entender o funcionamento da Instituição, bem como, o trabalho árduo que desenvolvem com as pessoas com deficiência visual a fim de lhes permitir uma melhor preparação profissional. A formação realizada visa uma maior aptidão dos formandos para que estes compitam no mercado de trabalho. A avaliação do trabalho realizado e a realizar é elaborado de forma continua numa perspetiva de continuo aperfeiçoamento, apesar dos constantes constrangimentos sociais, financeiros e institucionais.The professional formation and consequent development of competences appropriate to the insertion in the world laboral are growing preoccupations in the current society marked by an economical state of affairs recessiva. This preoccupation becomes more worrying when we talk about formation and professional insertion of persons with incompetence and deficiencies. The society still does not face these persons like competent and able to fulfill his paper of productive workers what it makes into an obstacle to his complete integration. This investigation aims to contribute to a bigger knowledge on the formation and the professional insertion been intended for persons with visual deficiency in Portugal, studying an institution direction for the effect. It presents like primordial objectives: to know the models of professional formation to the person with visual deficiency; to understand the processes of professional insertion of the students. The qualitative methodology and the case study were the methods used in the investigation. The fulfilled investigation allowed us to understand the functioning of the Institution, as well as, the strenuous work what they develop with the persons with visual deficiency in order to allow to them a better professional preparation. The fulfilled formation aims at a bigger aptitude of the students so that these compete in the labor market. The evaluation of the fulfilled work and carrying out is prepared in the form it continues in a perspective of office junior improvement, in spite of the constant social, financial and institutional problems.2014-07-24T09:12:37Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3239pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Élia Cristina Mateus dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:41Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:55.203798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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