Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Cristina M. Madeira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Raposo, Patricia Neves, Silva, Eduardo Xavier da, Almeida, Ana Carolina Freitas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14027
Resumo: Uma experiência de trabalho pedagógico é utilizada para descrição da construção de acessibilidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA para pessoas com deficiência visual. Três aspectos são priorizados: descrição textual das imagens e tabelas; organização das informações; configuração específica do editor de textos do MOODLE para utilização de softwares leitores de tela. Concluímos indicando que o valor da experiência educacional, tanto em seu aspecto inclusivo quanto no uso de tecnologias na educação, está nos desafios que nos permitiram fazer avançar nossa compreensão sobre a relação sujeito/ensino-aprendizagem/conhecimento em novas formas de vivências educacionais.
id UNB_77a209eab1d202f77228e7bc3ed95bd7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14027
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no MoodleAcessibilidadePessoas com deficiência visualEstudantes com deficiênciaEducação inclusivaUma experiência de trabalho pedagógico é utilizada para descrição da construção de acessibilidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA para pessoas com deficiência visual. Três aspectos são priorizados: descrição textual das imagens e tabelas; organização das informações; configuração específica do editor de textos do MOODLE para utilização de softwares leitores de tela. Concluímos indicando que o valor da experiência educacional, tanto em seu aspecto inclusivo quanto no uso de tecnologias na educação, está nos desafios que nos permitiram fazer avançar nossa compreensão sobre a relação sujeito/ensino-aprendizagem/conhecimento em novas formas de vivências educacionais.An educational work experience is used to describe how a Virtual Learning Environment, the Moodle, was made accessible for the visually impaired. Three aspects are emphasized: textual description of images and tables; organization of the information, and the specific configuration of Moodle’s text editor for the use of screen reading software. We conclude by pointing out that the main value of the educational process, in both its aspects of inclusion and technology use, is in the challenges that allowed us to advance in our understanding of the relationship among subjects/teaching and learning/knowledge in new types of educational experiences.Una experiencia de trabajo pedagógico es utilizada para describir la construcción de la accesibilidad en un Ambiente Virtual de Aprendizaje – AVA para una maestra con discapacidad visual. Tres aspectos son abordados: a) la descripción textual de las imágenes y tablas; b) la organización de las informaciones; c) la configuración específica del editor de textos del MOODLE para la utilización del software leedor de pantallas. Se concluye indicando que el valor de la experiencia educacional, tanto en su aspecto inclusivo como en el uso de las nuevas tecnologías en la educación, está en los desafíos que nos han traído y que nos permiten avanzar nuestra comprensión sobre la relación sujeto/enseñanza-aprendizaje/conocimiento, en nuevas formas de vivencias educacionales.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília2013-08-23T20:13:21Z2013-08-23T20:13:21Z2011-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOELHO, Cristina Madeira et al. Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 33, p. 327-348, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5697>. Acesso em: 23 ago. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14027Linhas Críticas - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/index. Acesso em: 23 ago. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Cristina M. MadeiraRaposo, Patricia NevesSilva, Eduardo Xavier daAlmeida, Ana Carolina Freitas deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:28:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/14027Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:28:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle
title Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle
spellingShingle Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle
Coelho, Cristina M. Madeira
Acessibilidade
Pessoas com deficiência visual
Estudantes com deficiência
Educação inclusiva
title_short Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle
title_full Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle
title_fullStr Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle
title_full_unstemmed Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle
title_sort Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle
author Coelho, Cristina M. Madeira
author_facet Coelho, Cristina M. Madeira
Raposo, Patricia Neves
Silva, Eduardo Xavier da
Almeida, Ana Carolina Freitas de
author_role author
author2 Raposo, Patricia Neves
Silva, Eduardo Xavier da
Almeida, Ana Carolina Freitas de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Cristina M. Madeira
Raposo, Patricia Neves
Silva, Eduardo Xavier da
Almeida, Ana Carolina Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Pessoas com deficiência visual
Estudantes com deficiência
Educação inclusiva
topic Acessibilidade
Pessoas com deficiência visual
Estudantes com deficiência
Educação inclusiva
description Uma experiência de trabalho pedagógico é utilizada para descrição da construção de acessibilidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA para pessoas com deficiência visual. Três aspectos são priorizados: descrição textual das imagens e tabelas; organização das informações; configuração específica do editor de textos do MOODLE para utilização de softwares leitores de tela. Concluímos indicando que o valor da experiência educacional, tanto em seu aspecto inclusivo quanto no uso de tecnologias na educação, está nos desafios que nos permitiram fazer avançar nossa compreensão sobre a relação sujeito/ensino-aprendizagem/conhecimento em novas formas de vivências educacionais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05
2013-08-23T20:13:21Z
2013-08-23T20:13:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COELHO, Cristina Madeira et al. Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 33, p. 327-348, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5697>. Acesso em: 23 ago. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14027
identifier_str_mv COELHO, Cristina Madeira et al. Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 33, p. 327-348, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5697>. Acesso em: 23 ago. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580731505672192