Contributos para o Sistema Interno de Garantia da Qualidade da FCT NOVA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/21787 |
Resumo: | Atualmente, à luz do disposto na Lei n.º 38/2007, de 16 de Agosto, a avaliação da qualidade do Ensino Superior tornou-se obrigatória. Face a este circunstancialismo, e com a criação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, instituída pelo Estado através do Decreto-Lei nº 369/2007, tornou-se obrigatório os ciclos de estudos das Instituições de Ensino Superior serem submetidos para acreditação, por esta Agência. Além desta acreditação dos ciclos de estudo é também necessário certificar os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade. Desde 2012 decorre um período experimental de certificação destes sistemas, levado a cabo pela Agência, com a participação voluntária de Instituições de Ensino Superior. Ainda decorre o período de participação voluntária para a certificação dos sistemas, no entanto, quando terminar este período será obrigatório as Instituições de Ensino certificarem os seus Sistemas Internos de Garantia da Qualidade. O objetivo deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento do Sistema Interno de Garantia da Qualidade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Neste estudo são apresentados diferentes Sistemas Internos de Garantia da Qualidade, implementados em Instituições de Ensino Superior portuguesas, e que se encontram certificados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino. É também apresentada uma revisão acerca da Gestão pela Qualidade Total, que engloba diversas técnicas e ferramentas, como o benchmarking e a gestão por processo e fluxogramas, usualmente utilizados em Sistemas Internos de Garantia da Qualidade. O contributo deste estudo, é apresentar uma proposta de indicadores de desempenho para a Escola, que permitam monitorizar e avaliar o desempenho em todos os domínios do Sistema Interno de Garantia da Qualidade. É ainda apresentada a metodologia utilizada para a elaboração do Manual de Procedimentos da Escola, visto ter sido identificada a necessidade de reformular e uniformizar os procedimentos dos vários serviços de apoio. |
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Contributos para o Sistema Interno de Garantia da Qualidade da FCT NOVASistema Interno de Garantia da QualidadeAgência de Avaliação e Acreditação do Ensino SuperiorIndicadores de DesempenhoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaAtualmente, à luz do disposto na Lei n.º 38/2007, de 16 de Agosto, a avaliação da qualidade do Ensino Superior tornou-se obrigatória. Face a este circunstancialismo, e com a criação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, instituída pelo Estado através do Decreto-Lei nº 369/2007, tornou-se obrigatório os ciclos de estudos das Instituições de Ensino Superior serem submetidos para acreditação, por esta Agência. Além desta acreditação dos ciclos de estudo é também necessário certificar os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade. Desde 2012 decorre um período experimental de certificação destes sistemas, levado a cabo pela Agência, com a participação voluntária de Instituições de Ensino Superior. Ainda decorre o período de participação voluntária para a certificação dos sistemas, no entanto, quando terminar este período será obrigatório as Instituições de Ensino certificarem os seus Sistemas Internos de Garantia da Qualidade. O objetivo deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento do Sistema Interno de Garantia da Qualidade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Neste estudo são apresentados diferentes Sistemas Internos de Garantia da Qualidade, implementados em Instituições de Ensino Superior portuguesas, e que se encontram certificados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino. É também apresentada uma revisão acerca da Gestão pela Qualidade Total, que engloba diversas técnicas e ferramentas, como o benchmarking e a gestão por processo e fluxogramas, usualmente utilizados em Sistemas Internos de Garantia da Qualidade. O contributo deste estudo, é apresentar uma proposta de indicadores de desempenho para a Escola, que permitam monitorizar e avaliar o desempenho em todos os domínios do Sistema Interno de Garantia da Qualidade. É ainda apresentada a metodologia utilizada para a elaboração do Manual de Procedimentos da Escola, visto ter sido identificada a necessidade de reformular e uniformizar os procedimentos dos vários serviços de apoio.Nunes, IsabelRUNNicolau, Rita Filipe da Fonseca2017-06-29T10:08:45Z2016-032017-062016-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/21787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:08:46Zoai:run.unl.pt:10362/21787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:57.782191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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