AVALIAÇÃO DE QUALIDADE EM LICENCIATURAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: dois estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Mônica de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sarturi, Rosane Carneiro, Bonfante, Luis Alberto Pérez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11221
Resumo: Este trabalho apresenta como objetivoidentificar semelhanças e diferenças nos processos de avaliação e acreditação entre Brasil e Colômbia. O cerne do presente estudo está ancorado no seguinte questionamento: como ocorre o processo de avaliação de cursos de Licenciatura no Brasil e na Colômbia, considerando a acreditação de cursos na Colômbia e a regulação de cursos no Brasil? A metodologia considera um estudo descritivo comparativo dos processos de regulação e acreditação em cada país, utilizando dois casos ilustrativos de cursos de Licenciatura já avaliados. Foram utilizados dados quanti-qualitativos, através da consulta as bases de dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), bem como doConsejo Nacional de Acreditación(CNA), seguido de entrevista semiestruturada feita com os dirigentes de cada curso. Embora se identifiquem algumas semelhanças, compreender os processos de regulação e acreditação, estudados em cada caso, proporcionou refletir sobre lógicas comuns que marcam a avaliação de qualidade. Palavras-chave: Educação Superior. Avaliação. Regulação. Acreditação.QUALITY ASSESSMENT IN LICENCIATURAS IN BRAZIL AND COLOMBIA: two case studiesThis paper aims to identify similarities and differences in evaluation and accreditation processes between Brazil and Colombia. Question: How does the process of evaluation of undergraduate courses in Brazil and Colombia considering the accreditation of courses in Colombia and the regulation of courses in Brazil? The methodology considers a comparative descriptive study of the regulation and accreditation processes in each country, using two illustrative cases of undergraduate courses already evaluated. Quantitative-qualitative data were used, through the consultation of databases of the Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), and the e do Consejo Nacional de Acreditación (CNA), followed by semi-structured interviews with leaders of each course. Although some similarities are identified, understanding the regulatory and accreditation processes studied in each case has allowed us to reflect on common logics that mark the evaluation of quality.Keywords: High education. Evaluation. Regulation. AccreditationEVALUACIÓN DE CALIDAD EN LICENCIATURAS EN BRASIL Y EN COLOMBIA: dos estudios de casoResumenEste trabajo tiene como objetivo identificar semejanzas y diferencias en los procesos de evaluación y acreditación entre Brasil y Colombia. Se cuestiona: ¿Cómo ocurre el proceso de evaluación de carreras de Licenciatura en Brasil y en Colombia considerando la acreditación de cursos en Colombia y la regulación de cursos en Brasil? La metodología considera un estudio descriptivo comparativo de los procesos de regulación y acreditación en cada país, utilizando dos casos ilustrativos de cursos de Licenciatura ya evaluados. Se utilizó datos cuantitativos, a través de la consulta a bases de datos del Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), y del Consejo Nacional de Acreditación (CNA), seguido de una entrevista semiestructurada hecha con dirigentes de cada carrera. Aunque se identifican algunas semejanzas, comprender los procesos de regulación y acreditación estudiados en cada caso proporcionó reflexionar sobre lógicas comunes que marcan la evaluación de calidad.Palabras-clave: Educaciín Superior. Evaluación. Regulación. Acreditación.  
id UFMA-5_9e58fa2689484fc0b7f495cfe392ebb9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11221
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DE QUALIDADE EM LICENCIATURAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: dois estudos de casoEducação SuperiorAvaliaçãoRegulaçãoAcreditaçãoAvaliação de sistemasEste trabalho apresenta como objetivoidentificar semelhanças e diferenças nos processos de avaliação e acreditação entre Brasil e Colômbia. O cerne do presente estudo está ancorado no seguinte questionamento: como ocorre o processo de avaliação de cursos de Licenciatura no Brasil e na Colômbia, considerando a acreditação de cursos na Colômbia e a regulação de cursos no Brasil? A metodologia considera um estudo descritivo comparativo dos processos de regulação e acreditação em cada país, utilizando dois casos ilustrativos de cursos de Licenciatura já avaliados. Foram utilizados dados quanti-qualitativos, através da consulta as bases de dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), bem como doConsejo Nacional de Acreditación(CNA), seguido de entrevista semiestruturada feita com os dirigentes de cada curso. Embora se identifiquem algumas semelhanças, compreender os processos de regulação e acreditação, estudados em cada caso, proporcionou refletir sobre lógicas comuns que marcam a avaliação de qualidade. Palavras-chave: Educação Superior. Avaliação. Regulação. Acreditação.QUALITY ASSESSMENT IN LICENCIATURAS IN BRAZIL AND COLOMBIA: two case studiesThis paper aims to identify similarities and differences in evaluation and accreditation processes between Brazil and Colombia. Question: How does the process of evaluation of undergraduate courses in Brazil and Colombia considering the accreditation of courses in Colombia and the regulation of courses in Brazil? The methodology considers a comparative descriptive study of the regulation and accreditation processes in each country, using two illustrative cases of undergraduate courses already evaluated. Quantitative-qualitative data were used, through the consultation of databases of the Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), and the e do Consejo Nacional de Acreditación (CNA), followed by semi-structured interviews with leaders of each course. Although some similarities are identified, understanding the regulatory and accreditation processes studied in each case has allowed us to reflect on common logics that mark the evaluation of quality.Keywords: High education. Evaluation. Regulation. AccreditationEVALUACIÓN DE CALIDAD EN LICENCIATURAS EN BRASIL Y EN COLOMBIA: dos estudios de casoResumenEste trabajo tiene como objetivo identificar semejanzas y diferencias en los procesos de evaluación y acreditación entre Brasil y Colombia. Se cuestiona: ¿Cómo ocurre el proceso de evaluación de carreras de Licenciatura en Brasil y en Colombia considerando la acreditación de cursos en Colombia y la regulación de cursos en Brasil? La metodología considera un estudio descriptivo comparativo de los procesos de regulación y acreditación en cada país, utilizando dos casos ilustrativos de cursos de Licenciatura ya evaluados. Se utilizó datos cuantitativos, a través de la consulta a bases de datos del Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), y del Consejo Nacional de Acreditación (CNA), seguido de una entrevista semiestructurada hecha con dirigentes de cada carrera. Aunque se identifican algunas semejanzas, comprender los procesos de regulación y acreditación estudiados en cada caso proporcionó reflexionar sobre lógicas comunes que marcan la evaluación de calidad.Palabras-clave: Educaciín Superior. Evaluación. Regulación. Acreditación.  Universidade Federal do Maranhão2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1122110.18764/2178-2229.v28n2-2020-12Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 2, abr./jun. 20202178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11221/8380Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrevisan, Mônica de SouzaSarturi, Rosane CarneiroBonfante, Luis Alberto Pérez2021-04-28T20:54:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11221Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:03.929807Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE QUALIDADE EM LICENCIATURAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: dois estudos de caso
title AVALIAÇÃO DE QUALIDADE EM LICENCIATURAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: dois estudos de caso
spellingShingle AVALIAÇÃO DE QUALIDADE EM LICENCIATURAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: dois estudos de caso
Trevisan, Mônica de Souza
Educação Superior
Avaliação
Regulação
Acreditação
Avaliação de sistemas
title_short AVALIAÇÃO DE QUALIDADE EM LICENCIATURAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: dois estudos de caso
title_full AVALIAÇÃO DE QUALIDADE EM LICENCIATURAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: dois estudos de caso
title_fullStr AVALIAÇÃO DE QUALIDADE EM LICENCIATURAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: dois estudos de caso
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE QUALIDADE EM LICENCIATURAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: dois estudos de caso
title_sort AVALIAÇÃO DE QUALIDADE EM LICENCIATURAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: dois estudos de caso
author Trevisan, Mônica de Souza
author_facet Trevisan, Mônica de Souza
Sarturi, Rosane Carneiro
Bonfante, Luis Alberto Pérez
author_role author
author2 Sarturi, Rosane Carneiro
Bonfante, Luis Alberto Pérez
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Mônica de Souza
Sarturi, Rosane Carneiro
Bonfante, Luis Alberto Pérez
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Avaliação
Regulação
Acreditação
Avaliação de sistemas
topic Educação Superior
Avaliação
Regulação
Acreditação
Avaliação de sistemas
description Este trabalho apresenta como objetivoidentificar semelhanças e diferenças nos processos de avaliação e acreditação entre Brasil e Colômbia. O cerne do presente estudo está ancorado no seguinte questionamento: como ocorre o processo de avaliação de cursos de Licenciatura no Brasil e na Colômbia, considerando a acreditação de cursos na Colômbia e a regulação de cursos no Brasil? A metodologia considera um estudo descritivo comparativo dos processos de regulação e acreditação em cada país, utilizando dois casos ilustrativos de cursos de Licenciatura já avaliados. Foram utilizados dados quanti-qualitativos, através da consulta as bases de dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), bem como doConsejo Nacional de Acreditación(CNA), seguido de entrevista semiestruturada feita com os dirigentes de cada curso. Embora se identifiquem algumas semelhanças, compreender os processos de regulação e acreditação, estudados em cada caso, proporcionou refletir sobre lógicas comuns que marcam a avaliação de qualidade. Palavras-chave: Educação Superior. Avaliação. Regulação. Acreditação.QUALITY ASSESSMENT IN LICENCIATURAS IN BRAZIL AND COLOMBIA: two case studiesThis paper aims to identify similarities and differences in evaluation and accreditation processes between Brazil and Colombia. Question: How does the process of evaluation of undergraduate courses in Brazil and Colombia considering the accreditation of courses in Colombia and the regulation of courses in Brazil? The methodology considers a comparative descriptive study of the regulation and accreditation processes in each country, using two illustrative cases of undergraduate courses already evaluated. Quantitative-qualitative data were used, through the consultation of databases of the Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), and the e do Consejo Nacional de Acreditación (CNA), followed by semi-structured interviews with leaders of each course. Although some similarities are identified, understanding the regulatory and accreditation processes studied in each case has allowed us to reflect on common logics that mark the evaluation of quality.Keywords: High education. Evaluation. Regulation. AccreditationEVALUACIÓN DE CALIDAD EN LICENCIATURAS EN BRASIL Y EN COLOMBIA: dos estudios de casoResumenEste trabajo tiene como objetivo identificar semejanzas y diferencias en los procesos de evaluación y acreditación entre Brasil y Colombia. Se cuestiona: ¿Cómo ocurre el proceso de evaluación de carreras de Licenciatura en Brasil y en Colombia considerando la acreditación de cursos en Colombia y la regulación de cursos en Brasil? La metodología considera un estudio descriptivo comparativo de los procesos de regulación y acreditación en cada país, utilizando dos casos ilustrativos de cursos de Licenciatura ya evaluados. Se utilizó datos cuantitativos, a través de la consulta a bases de datos del Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), y del Consejo Nacional de Acreditación (CNA), seguido de una entrevista semiestructurada hecha con dirigentes de cada carrera. Aunque se identifican algunas semejanzas, comprender los procesos de regulación y acreditación estudiados en cada caso proporcionó reflexionar sobre lógicas comunes que marcan la evaluación de calidad.Palabras-clave: Educaciín Superior. Evaluación. Regulación. Acreditación.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11221
10.18764/2178-2229.v28n2-2020-12
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11221
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n2-2020-12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11221/8380
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 2, abr./jun. 2020
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879826165760