Empatia, regulação parental e violência em adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/6187 |
Resumo: | Qual a associação entre empatia, regulação parental e violência em adolescentes. Este estudo analisa a associação entre empatia, regulação parental e violência em adolescentes. Estudo transversal realizado com 722 adolescentes de Foz do Iguaçu. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. Estatística descritiva, teste do qui-quadrado e regressão logística binomial foram utilizados para análise dos dados. A ausência de regulação parental e envolvimento em brigas indicaram uma relação com redução da frequência de empatia pelas meninas. O aumento da dificuldade de empatia foi relacionado à agressão física na família e automutilação para meninos, e para meninas com ausência de regulação parental. Ser intimidado foi relacionado ao aumento da dificuldade de empatia para ambos os sexos. Houve associação entre empatia, regulação parental, agressão física na família e vítima de bullying. Confirma o impacto da regulação parental e da violência no desenvolvimento da empatia em adolescentes e destaca a importância para o desenvolvimento de programas de treinamento em empatia na educação e saúde pública na região de fronteira. |
id |
RCAP_b7aa5f303a419fcdf3e3c6657c3451be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6187 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Empatia, regulação parental e violência em adolescentesSaúde do adolescenteHabilidades sociaisBullyingQual a associação entre empatia, regulação parental e violência em adolescentes. Este estudo analisa a associação entre empatia, regulação parental e violência em adolescentes. Estudo transversal realizado com 722 adolescentes de Foz do Iguaçu. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. Estatística descritiva, teste do qui-quadrado e regressão logística binomial foram utilizados para análise dos dados. A ausência de regulação parental e envolvimento em brigas indicaram uma relação com redução da frequência de empatia pelas meninas. O aumento da dificuldade de empatia foi relacionado à agressão física na família e automutilação para meninos, e para meninas com ausência de regulação parental. Ser intimidado foi relacionado ao aumento da dificuldade de empatia para ambos os sexos. Houve associação entre empatia, regulação parental, agressão física na família e vítima de bullying. Confirma o impacto da regulação parental e da violência no desenvolvimento da empatia em adolescentes e destaca a importância para o desenvolvimento de programas de treinamento em empatia na educação e saúde pública na região de fronteira.Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde2024-02-16T15:57:19Z2022-11-01T00:00:00Z2022-112023-05-24T13:17:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/6187por2182-8407https://doi.org/10.15309/22psd230315Corrêa, RafaelRebessi, IsabelaGaspar, SusanaNeufeld, CarmemMatos, Margarida Gaspar deAlmeida, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:20:08Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:48.299540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empatia, regulação parental e violência em adolescentes |
title |
Empatia, regulação parental e violência em adolescentes |
spellingShingle |
Empatia, regulação parental e violência em adolescentes Corrêa, Rafael Saúde do adolescente Habilidades sociais Bullying |
title_short |
Empatia, regulação parental e violência em adolescentes |
title_full |
Empatia, regulação parental e violência em adolescentes |
title_fullStr |
Empatia, regulação parental e violência em adolescentes |
title_full_unstemmed |
Empatia, regulação parental e violência em adolescentes |
title_sort |
Empatia, regulação parental e violência em adolescentes |
author |
Corrêa, Rafael |
author_facet |
Corrêa, Rafael Rebessi, Isabela Gaspar, Susana Neufeld, Carmem Matos, Margarida Gaspar de Almeida, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Rebessi, Isabela Gaspar, Susana Neufeld, Carmem Matos, Margarida Gaspar de Almeida, Ana |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Rafael Rebessi, Isabela Gaspar, Susana Neufeld, Carmem Matos, Margarida Gaspar de Almeida, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde do adolescente Habilidades sociais Bullying |
topic |
Saúde do adolescente Habilidades sociais Bullying |
description |
Qual a associação entre empatia, regulação parental e violência em adolescentes. Este estudo analisa a associação entre empatia, regulação parental e violência em adolescentes. Estudo transversal realizado com 722 adolescentes de Foz do Iguaçu. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. Estatística descritiva, teste do qui-quadrado e regressão logística binomial foram utilizados para análise dos dados. A ausência de regulação parental e envolvimento em brigas indicaram uma relação com redução da frequência de empatia pelas meninas. O aumento da dificuldade de empatia foi relacionado à agressão física na família e automutilação para meninos, e para meninas com ausência de regulação parental. Ser intimidado foi relacionado ao aumento da dificuldade de empatia para ambos os sexos. Houve associação entre empatia, regulação parental, agressão física na família e vítima de bullying. Confirma o impacto da regulação parental e da violência no desenvolvimento da empatia em adolescentes e destaca a importância para o desenvolvimento de programas de treinamento em empatia na educação e saúde pública na região de fronteira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-01T00:00:00Z 2022-11 2023-05-24T13:17:49Z 2024-02-16T15:57:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/6187 |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/6187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-8407 https://doi.org/10.15309/22psd230315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137758644535296 |