Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trends in Psychology |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000100509 |
Resumo: | Resumo O bullying, considerado problema de saúde pública, afeta o relacionamento social, o desempenho escolar e a saúde de crianças e adolescentes. Esta revisão de literatura com metanálise objetivou verificar se intervenções em habilidades sociais reduzem a vitimização e/ou agressão por bullying. Foram consultadas as bases de dados: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS e Web of Science. Na metanálise, empregou-se o modelo de efeitos aleatórios e o método de DerSimonian-Laird. Selecionou-se os seis estudos que atenderam aos critérios de inclusão, cuja qualidade metodológica foi avaliada pela escala de Downs e Black. Os resultados indicaram efeitos das intervenções em habilidades sociais na redução de agressão e vitimização, porém em níveis não significativos. Intervenções em habilidades sociais podem ser mais eficazes se desenvolvidas em conjunto com outras que envolvam também a variedade de situações, contextos e sujeitos implicados no bullying, como equipe escolar e família. |
id |
SBP-2_f09119140d143a09b20e70d9aedc1168 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2358-18832018000100509 |
network_acronym_str |
SBP-2 |
network_name_str |
Trends in Psychology |
repository_id_str |
|
spelling |
Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com MetanáliseBullyinghabilidades sociaisintervençãometanáliseResumo O bullying, considerado problema de saúde pública, afeta o relacionamento social, o desempenho escolar e a saúde de crianças e adolescentes. Esta revisão de literatura com metanálise objetivou verificar se intervenções em habilidades sociais reduzem a vitimização e/ou agressão por bullying. Foram consultadas as bases de dados: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS e Web of Science. Na metanálise, empregou-se o modelo de efeitos aleatórios e o método de DerSimonian-Laird. Selecionou-se os seis estudos que atenderam aos critérios de inclusão, cuja qualidade metodológica foi avaliada pela escala de Downs e Black. Os resultados indicaram efeitos das intervenções em habilidades sociais na redução de agressão e vitimização, porém em níveis não significativos. Intervenções em habilidades sociais podem ser mais eficazes se desenvolvidas em conjunto com outras que envolvam também a variedade de situações, contextos e sujeitos implicados no bullying, como equipe escolar e família.Sociedade Brasileira de Psicologia2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000100509Trends in Psychology v.26 n.1 2018reponame:Trends in Psychologyinstname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)instacron:SBP10.9788/tp2018.1-20ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Jorge Luiz daOliveira,Wanderlei Abadio deZequinão,Marcela AlmeidaLizzi,Elisângela Aparecida da SilvaPereira,Beatriz OliveiraSilva,Marta Angélica Iossipor2018-03-27T00:00:00Zoai:scielo:S2358-18832018000100509Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-389XONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||comissaoeditorial@sbponline.org.br2358-18832358-1883opendoar:2018-03-27T00:00Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise |
title |
Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise |
spellingShingle |
Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise Silva,Jorge Luiz da Bullying habilidades sociais intervenção metanálise |
title_short |
Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise |
title_full |
Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise |
title_fullStr |
Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise |
title_full_unstemmed |
Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise |
title_sort |
Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise |
author |
Silva,Jorge Luiz da |
author_facet |
Silva,Jorge Luiz da Oliveira,Wanderlei Abadio de Zequinão,Marcela Almeida Lizzi,Elisângela Aparecida da Silva Pereira,Beatriz Oliveira Silva,Marta Angélica Iossi |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Wanderlei Abadio de Zequinão,Marcela Almeida Lizzi,Elisângela Aparecida da Silva Pereira,Beatriz Oliveira Silva,Marta Angélica Iossi |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Jorge Luiz da Oliveira,Wanderlei Abadio de Zequinão,Marcela Almeida Lizzi,Elisângela Aparecida da Silva Pereira,Beatriz Oliveira Silva,Marta Angélica Iossi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying habilidades sociais intervenção metanálise |
topic |
Bullying habilidades sociais intervenção metanálise |
description |
Resumo O bullying, considerado problema de saúde pública, afeta o relacionamento social, o desempenho escolar e a saúde de crianças e adolescentes. Esta revisão de literatura com metanálise objetivou verificar se intervenções em habilidades sociais reduzem a vitimização e/ou agressão por bullying. Foram consultadas as bases de dados: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS e Web of Science. Na metanálise, empregou-se o modelo de efeitos aleatórios e o método de DerSimonian-Laird. Selecionou-se os seis estudos que atenderam aos critérios de inclusão, cuja qualidade metodológica foi avaliada pela escala de Downs e Black. Os resultados indicaram efeitos das intervenções em habilidades sociais na redução de agressão e vitimização, porém em níveis não significativos. Intervenções em habilidades sociais podem ser mais eficazes se desenvolvidas em conjunto com outras que envolvam também a variedade de situações, contextos e sujeitos implicados no bullying, como equipe escolar e família. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000100509 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000100509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.9788/tp2018.1-20pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trends in Psychology v.26 n.1 2018 reponame:Trends in Psychology instname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) instacron:SBP |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) |
instacron_str |
SBP |
institution |
SBP |
reponame_str |
Trends in Psychology |
collection |
Trends in Psychology |
repository.name.fl_str_mv |
Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||comissaoeditorial@sbponline.org.br |
_version_ |
1754734763991629824 |