Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Jorge Luiz da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira,Wanderlei Abadio de, Zequinão,Marcela Almeida, Lizzi,Elisângela Aparecida da Silva, Pereira,Beatriz Oliveira, Silva,Marta Angélica Iossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trends in Psychology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000100509
Resumo: Resumo O bullying, considerado problema de saúde pública, afeta o relacionamento social, o desempenho escolar e a saúde de crianças e adolescentes. Esta revisão de literatura com metanálise objetivou verificar se intervenções em habilidades sociais reduzem a vitimização e/ou agressão por bullying. Foram consultadas as bases de dados: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS e Web of Science. Na metanálise, empregou-se o modelo de efeitos aleatórios e o método de DerSimonian-Laird. Selecionou-se os seis estudos que atenderam aos critérios de inclusão, cuja qualidade metodológica foi avaliada pela escala de Downs e Black. Os resultados indicaram efeitos das intervenções em habilidades sociais na redução de agressão e vitimização, porém em níveis não significativos. Intervenções em habilidades sociais podem ser mais eficazes se desenvolvidas em conjunto com outras que envolvam também a variedade de situações, contextos e sujeitos implicados no bullying, como equipe escolar e família.
id SBP-2_f09119140d143a09b20e70d9aedc1168
oai_identifier_str oai:scielo:S2358-18832018000100509
network_acronym_str SBP-2
network_name_str Trends in Psychology
repository_id_str
spelling Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com MetanáliseBullyinghabilidades sociaisintervençãometanáliseResumo O bullying, considerado problema de saúde pública, afeta o relacionamento social, o desempenho escolar e a saúde de crianças e adolescentes. Esta revisão de literatura com metanálise objetivou verificar se intervenções em habilidades sociais reduzem a vitimização e/ou agressão por bullying. Foram consultadas as bases de dados: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS e Web of Science. Na metanálise, empregou-se o modelo de efeitos aleatórios e o método de DerSimonian-Laird. Selecionou-se os seis estudos que atenderam aos critérios de inclusão, cuja qualidade metodológica foi avaliada pela escala de Downs e Black. Os resultados indicaram efeitos das intervenções em habilidades sociais na redução de agressão e vitimização, porém em níveis não significativos. Intervenções em habilidades sociais podem ser mais eficazes se desenvolvidas em conjunto com outras que envolvam também a variedade de situações, contextos e sujeitos implicados no bullying, como equipe escolar e família.Sociedade Brasileira de Psicologia2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000100509Trends in Psychology v.26 n.1 2018reponame:Trends in Psychologyinstname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)instacron:SBP10.9788/tp2018.1-20ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Jorge Luiz daOliveira,Wanderlei Abadio deZequinão,Marcela AlmeidaLizzi,Elisângela Aparecida da SilvaPereira,Beatriz OliveiraSilva,Marta Angélica Iossipor2018-03-27T00:00:00Zoai:scielo:S2358-18832018000100509Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-389XONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||comissaoeditorial@sbponline.org.br2358-18832358-1883opendoar:2018-03-27T00:00Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise
title Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise
spellingShingle Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise
Silva,Jorge Luiz da
Bullying
habilidades sociais
intervenção
metanálise
title_short Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise
title_full Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise
title_fullStr Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise
title_full_unstemmed Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise
title_sort Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise
author Silva,Jorge Luiz da
author_facet Silva,Jorge Luiz da
Oliveira,Wanderlei Abadio de
Zequinão,Marcela Almeida
Lizzi,Elisângela Aparecida da Silva
Pereira,Beatriz Oliveira
Silva,Marta Angélica Iossi
author_role author
author2 Oliveira,Wanderlei Abadio de
Zequinão,Marcela Almeida
Lizzi,Elisângela Aparecida da Silva
Pereira,Beatriz Oliveira
Silva,Marta Angélica Iossi
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Jorge Luiz da
Oliveira,Wanderlei Abadio de
Zequinão,Marcela Almeida
Lizzi,Elisângela Aparecida da Silva
Pereira,Beatriz Oliveira
Silva,Marta Angélica Iossi
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
habilidades sociais
intervenção
metanálise
topic Bullying
habilidades sociais
intervenção
metanálise
description Resumo O bullying, considerado problema de saúde pública, afeta o relacionamento social, o desempenho escolar e a saúde de crianças e adolescentes. Esta revisão de literatura com metanálise objetivou verificar se intervenções em habilidades sociais reduzem a vitimização e/ou agressão por bullying. Foram consultadas as bases de dados: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS e Web of Science. Na metanálise, empregou-se o modelo de efeitos aleatórios e o método de DerSimonian-Laird. Selecionou-se os seis estudos que atenderam aos critérios de inclusão, cuja qualidade metodológica foi avaliada pela escala de Downs e Black. Os resultados indicaram efeitos das intervenções em habilidades sociais na redução de agressão e vitimização, porém em níveis não significativos. Intervenções em habilidades sociais podem ser mais eficazes se desenvolvidas em conjunto com outras que envolvam também a variedade de situações, contextos e sujeitos implicados no bullying, como equipe escolar e família.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000100509
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000100509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.9788/tp2018.1-20pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Trends in Psychology v.26 n.1 2018
reponame:Trends in Psychology
instname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)
instacron:SBP
instname_str Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)
instacron_str SBP
institution SBP
reponame_str Trends in Psychology
collection Trends in Psychology
repository.name.fl_str_mv Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||comissaoeditorial@sbponline.org.br
_version_ 1754734763991629824