A identidade visual como elemento chave de um plano de comunicação: estudo de caso: Interdecoração - Exponor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/65262 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
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A identidade visual como elemento chave de um plano de comunicação: estudo de caso: Interdecoração - ExponorComunicação estratégicaDesignIdentidade visualMarketingPlano de comunicaçãoRedes sociaisCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)O presente relatório resulta de um estágio curricular desenvolvido no maior recinto de feiras e congressos em Portugal, a Exponor. A construção deste relatório advém da minha experiência de estágio na equipa de marketing e comunicação da referida entidade no decorrer de seis meses, mas também procura abordar temas como a importância da identidade visual num plano de comunicação, não descurando a forte presença das redes sociais e do design no desenvolvimento do mesmo. O visual define o mundo contemporâneo. Reconhecem Campos e Lima que, atualmente, “vivemos numa sociedade em que a informação se caracteriza pelo tratamento predominantemente visual” (Campos & Lima, 2008, p. 2). Somos diariamente bombardeados com uma quantidade abundante de informação sonora, visual e olfativa. Essa informação é processada no cérebro de modo a atribuir um sentido a tudo o que nos rodeia, mas a visão é frequentemente considerada como o nosso principal sentido. Defende Anabela Gradim, que reconhece os olhos como o nosso principal sentido, afirmando que “60% dos recetores sensoriais do nosso organismo residem nos olhos, e é através da visão que avaliamos e compreendemos o mundo” (Gradim, 2007, p. 190). Na sociedade contemporânea o que sabemos e aprendemos é através das tecnologias de informação e comunicação, pela divulgação de imagens. Imagens para entreter, animar, informar, criar, vender, etc. Esta nova sociedade da informação, das novas tecnologias digitais e dos novos media abriu a porta para a globalização e para a prática do mercado livre, mas este fenómeno obrigou as marcas a adaptarem o seu paradigma a um novo mundo de oportunidades e possibilidades. Por conseguinte, o presente relatório, tendo como base a minha experiência de estágio, pretende abordar o impacto e importância que a comunicação visual conquistou tanto a nível organizacional como a nível humano.This report is the result of a curricular internship developed in the largest enclosure for fairs and congresses in Portugal, Exponor. The construction of this report comes from my internship experience developed in the marketing and communications team for six months, but also seeks to deepen the knowledge on topics such as the importance of visual identity in a communication plan, enhancing the strong presence of social media and design when developing a communication plan. The visual defines the contemporary world, and this recognition is made by Campos and Lima, who states that we are currently living in a society in which information is characterized by predominantly visual treatment (Campos & Lima, 2008). Daily we are bombarded with an abundant amount of sound, visual and olfactory. This information is processed by our brain which attributes meaning to everything around us, but we prefer visuals above all other senses, as defended by Anabela Gradim, who recognizes the eyes as our primary sense, stating that 60% of our body's sensory receptors reside in our eyes, and it is through vision that we evaluate and understand the world (Gradim, 2007). In contemporary society we learn through information and communication technologies and through the dissemination of images. Images to entertain, animate, inform, create, sell, etc. Companies embrace this as a mean of promoting their businesses, increasing interaction with consumers and reaching new audiences. This new information society, new digital technologies and new media have opened the door to globalization and free market practice, but this has forced brands to adapt their paradigm to a new world of opportunities and possibilities. Therefore, as visual communication is a prevalent theme and marks its domain within the core of our society, this report aims to address the impact and importance that this type of communication has achieved both at organizational and human levels.Cabecinhas, RosaUniversidade do MinhoCarvalho, Marta de Almeida Lage20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65262por202383849info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:37.600463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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